Pet-Táxi

Pet-Táxi

O Pet-Táxi, ou Táxi-Dog, é uma profissão nova que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Sem dúvida, o setor dos animais de estimação tem vindo a crescer de dia para dia, e todas as profissões ligadas a eles também! Se gostas de animais, e se estás à procura de uma profissão que te dê futuro, então contia aqui connosco!

Outros nomes para esta profissão: Táxi-Dog

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

O serviço de táxi para animais é uma das tendências do mercado atual e, se tu queres entrar no mercado de trabalho pela porta grande, esta pode ser a tua oportunidade! Como se trata de um negócio novo, as pessoas que entram agora na profissão não encontram muita concorrência, então é muito fácil conseguires uma vaga!

Além disso, esta é uma boa oportunidade de trabalhares com animais de perto, fazendo o seu transporte quando os donos não têm possibilidades de os levar.

Tendo em conta que os táxis comuns não permitem a entrada de animais, a única solução é mesmo chamar o pet-táxi para levá-los onde precisam. Como podes imaginar, este pode, sim, ser um negócio muito lucrativo, e de grande sucesso!

Se estás interessado em saber mais sobre esta profissão, então continua a ler este artigo. Vamos mostrar-te tudo o que precisas saber! Vem connosco!

O que faz um Pet-Táxi?

O Pet-Táxi faz o transporte de animais. Ou seja, faz o serviço de um táxi comum, mas os passageiros são animais. Esta profissão surgiu precisamente pela falta de opções no mercado. Todos os táxis comuns proíbem a entrada de animais.

Como tal, quando as pessoas precisam levar o seu pet a uma clínica, a um centro de estética, ou a qualquer outro lugar, ficam limitadas.

Esta é uma necessidade tão sentida que muitas clínicas veterinárias e pet shops já oferecem estes serviços, para facilitar a vida dos clientes que não têm um carro, ou que gostam de ir ao lado do seu animal durante a viagem e não têm como fazê-lo se forem de carro sozinhos.

A verdade é que o transporte de animais não é tão simples quanto o transporte de humanos. Levar um cão, um gato, ou qualquer outro animal, exige cuidados especial. Além disso, é preciso haver um investimento em materiais que sejam adequados (nós sabemos bem os estragos que as unhas dos nossos animaizinhos podem fazer!).

Sendo assim, o pet-táxi é o profissional que está habilitado a transportar os animais em segurança e com conforto. Além de ter o veículo adaptado para isso, ele sabe lidar com os animais para mantê-los calmos e seguros durante a viagem.

Quais as suas funções

A função do Pet-Táxi, ou Táxi-Dog, como é chamado no Brasil, é a de transportar animais de um lugar ao outro em segurança e com o máximo de conforto. Garantir o bem-estar do animal é essencial para um serviço bem feito!

Se quiseres seguir esta profissão, tens de ser bom motorista, mas também tens de gostar de animais, e saber lidar com eles. Muitos animais ficam stressados quando viajam. Então, se não souberes como acalmá-lo, vai ser difícil fazer uma viagem tranquila e com qualidade.

Além disso, tens de estar preparado para todo o tipo de situação. Por exemplo, alguns animais ficam nervosos durante a viagem, e podem urinar no carro, outros enjoam, e outros tentam saltar da janela o tempo todo.

Saber lidar com naturalidade e assertividade em todas as situações é fundamental!

Tens de ser uma pessoa paciente. Não podes simplesmente começar a gritar quando o animal começar a ladrar, ou saltar!

É possível que tenhas de parar o carro para dar um passeio a pé com animal se ele ficar muito agitado.

Além do gosto por animais, também tens de ser bom condutor. Saber técnicas de condução defensivas é importante, para evitar aquelas paragens bruscas que podem aleijar e assustar o animal.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como já dissemos, o Pet-Táxi é uma profissão recente. Sendo assim, não existem muitas pessoas que conheçam a profissão! Isto quer dizer que a concorrência é zero, ou muito perto disso.

Embora ainda não existam muitas vagas de trabalho, a verdade é que também não existem pessoas a concorrerem a esses empregos.

Então, não vai ser difícil conseguir trabalho na área, se é isso mesmo que queres fazer.

Algumas clínicas veterinárias e pet shops (lojas de animais) já oferecem este serviço aos seus clientes, até porque é uma forma de cativá-los e mantê-los fiéis. Afinal de contas, quanto mais serviços eles oferecem, mais satisfeitos são os clientes.

Além disso, podes também oferecer serviços como freelancer. Podes anunciar na Internet, por exemplo, em sites dedicados a serviços a animais.

Como entrar na carreira de Pet-Táxi

Não precisas de nenhum curso para seres Pet-Táxi. A única coisa que precisas ter é carta de condução. No entanto, consegues uns pontos a mais se tiveres algum curso de cuidados a animais.

Se quiseres seguir uma carreira por conta própria, tens de ter um veículo adaptado ao transporte de animais. Não é qualquer carro que é bom para levar animais. É importante que tenha:

  • Boa climatização
  • Fechos elétricos de portas e janelas
  • Suporte para grade de segurança
  • Bastante espaço

No fim de cada viagem, o carro precisa ser desinfetado. Afinal, nunca sabemos se o animal que estamos a transportar tem doenças infectocontagiosas. Como tal, para garantir a segurança de todos, é importante que se desinfete o carro a cada viagem feita.

Onde estudar Cuidados de Animais

Portugal:

Brasil:

Queres ser Pet-Táxi? Então começa já hoje a preparar a tua carreira! Ao sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima