Pintor à Pistola de Superfícies

pintor à pistola de superfícies

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O pintor à pistola de superfícies é um profissional da construção civil, da indústria automóvel e aeronáutica, que pinta superfícies metálicas. Este é um profissional diferente do pintor de construções, pois dedica-se à pintura à pistola das superfícies metálicas, e não à pintura de paredes ou tetos, por exemplo.

Embora não seja um dos serviços mais procurados dentro da construção civil, é uma atividade necessária e essencial para esta. Todos os edifícios e construções que tenham superfícies metálicas precisam de um profissional que trate da sua pintura. No que diz respeito à indústria automóvel, este é um profissional muito procurado.  

A verdade é que todos os profissionais são importantes, não havendo uns melhores do que outros. Todos, sem exceção, desempenham um papel essencial na sociedade.

Portanto, se estás interessado em seguir a profissão de pintor à pistola de superfícies, não penses que és menos valioso que os outros profissionais.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira. Vais descobrir o que faz um pintor à pistola, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como o percurso que precisas fazer para seguir a profissão.

Vens connosco?

O que faz um Pintor à Pistola de Superfícies?

O pintor à pistola de superfícies, também conhecido como pintor de metais à pistola, é o profissional responsável pela pintura de superfícies metálicas. Ele não só tem de pintar, como preparar a superfície, os produtos, equipamentos, e realizar os acabamentos.

O dia a dia deste profissional inclui, portanto, corrigir pequenas imperfeições das superfícies, avaliar o estado das superfícies, identificar cores de tintas, preparar tintas e equipamentos de trabalho, colocar tinta no equipamento (pistola), medir espessura da camada de tinta, entre outras.

É importante que este pintor utilize todos os equipamentos de proteção individual. O trabalho com tintas, embora não seja dos mais perigosos, também acarreta riscos.

Por isso, se quiseres seguir esta profissão, deves proteger-te com os equipamentos adequados e seguir todas as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho.

Ainda estás na dúvida se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O pintor à pistola de superfícies tem muitas funções no seu dia a dia de trabalho. A principal função é pintar superfícies metálicas à pistola, mas, para que isso aconteça, é preciso fazer outras tarefas.

Ora vejamos!

  • Avaliar a superfície que vai ser pintada
  • Preparar a tinta
  • Preparar a superfície que vai ser pintada
  • Aplicar massa e betume
  • Regularizar as superfícies a serem pintadas
  • Colocar borrachas vedantes e massas para as estruturas metálicas ficarem protegidas
  • Calcular a quantidade de tinta e outros materiais para concluir a pintura
  • Lavar as superfícies a serem pintadas, assim como picá-las, raspá-las e escová-las (são usados equipamentos como raspadeiras, picadeiras, agulhetas, dispositivos de decapagem e escovas de arame)
  • Fazer misturas de ingredientes para a pintura nas doses corretas
  • Isolar superfícies com papel, por exemplo
  • Aplicar camadas de primário, assim como de subcapa, betume, vernizes e esmaltes
  • Fazer pequenas reparações nos equipamentos de pintura
  • Manter o ambiente de trabalho organizado

Agora que já sabes como é o dia a dia de trabalho deste pintor, está na hora de veres como está o mercado de trabalho! Vamos?

Saídas no Mercado de Trabalho

O pintor à pistola de superfícies pode trabalhar em diversas indústrias, como a automóvel e aeronáutica. Estas são, sem dúvida, aquelas que têm mais ofertas de trabalho. No entanto, também poderás encontrar trabalho na construção civil, por exemplo, para realizares pinturas de superfícies metálicas, como portões, por exemplo.

Embora não seja uma profissão muito conhecida, existem várias oportunidades de trabalho e pode, sim, ser uma excelente escolha, tanto em Portugal, como no Brasil.

Os salários não são altos, mas quando somos realmente bons no que fazemos, a remuneração vai adequar-se ao nosso talento.

Além de poderes trabalhar para empresas de construção, indústrias automóveis e aeronáuticas, também podes trabalhar como autónomo. Muitas pessoas procuram este serviço e, como tal, podes sempre procurar uma carreira independente, prestando os teus serviços às pessoas.

Descobre também a profissão de Estofador de automóveis / Capoteiro

Como entrar na carreira de Pintor à Pistola de Superfícies?

Se queres seguir a profissão de pintor à pistola de superfícies, então deves procurar aprender o ofício. Pode parecer simples pintar à pistola, mas a verdade é que esta tarefa implica conhecimentos de tintas e de superfícies metálicas.

Em Portugal, assim como no Brasil, a maior parte dos profissionais aprende esta arte com a prática. Normalmente, começam a trabalhar como aprendizes e só depois sobem de posto para pintores à pistola de superfícies metálicas.

As empresas dão uma formação inicial, mas é com os mais velhos que aprendemos as técnicas apropriadas, assim como aqueles pequenos truques que nunca nos ensinam na escola e que (diga-se a verdade) fazem toda a diferença.

Se quiseres aprender um pouco sobre a técnica da pintura à pistola, existem algumas formações e cursos que vão surgindo. No entanto, deves estar atento pois a maior parte deles são formações rápidas.

Vamos deixar-te agora alguns cursos e formações que podem interessar. Uma formação é sempre bem-vinda, até porque ao longo da carreira vão surgindo equipamentos novos, assim como técnicas diferentes. Por isso, não só é importante teres uma formação inicial, como é essencial estares a par das novidades ao longo da tua carreira.

Por isso, aconselhamos-te a que nunca pares de aprender. Está sempre a par de cursos diferentes na tua área, pois podem ser de grande valia. No entanto, lembra-te que é na prática que vais aprender, de facto, como é o trabalho e todos os truques para teres sucesso nesta profissão. Por isso,

Onde estudar para Pintor à Pistola de Superfícies?

Portugal:

  • SPMateriais (este é um exemplo de formação que já decorreu, mas está atento pois surgem sempre novas)
  • CEPRA

Brasil:

Gostavas de ser pintor à pistola de superfícies metálicas? Então não desistas do que realmente queres. Lembra-te que o futuro está nas tuas mãos e só depende de ti seguires uma profissão que gostas. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te o maior sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top