Plataformista (Roughneck)

plataformista (roughneck)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Física Geologia Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Plataformista, também chamado de Roughneck, é um profissional que atua em plataformas de extração de petróleo e gás natural e trabalha na equipa de sonda. Esta profissão é o primeiro patamar na carreira da sondagem (perfuração).

Como os Plataformistas são a base da carreira de sondagem, eles estão encarregues de executar as tarefas mais pesadas e, verdade seja dita, são aqueles que se expõe a riscos maiores. No entanto, este é apenas o primeiro passo para chegar a outros patamares, como Torrista, Assistente de Sondador, Sondador, ou Encarregado de Sonda.

Apesar de muitos olharem para esta profissão como o primeiro passo para alcançar algo melhor, alguns plataformistas gostam tanto do que fazem no seu dia a dia que se recusam a evoluir na carreira.

Para conheceres um pouco mais da rotina de um Plataformista, nós temos aqui um artigo bem completo no qual podes conhecer melhor esta profissão desafiante.

Vens connosco?

O que faz um Plataformista (Roughneck)?

O Plataformista, em inglês chamado de Roughneck, faz parte da equipa do Sondador e trabalha com este último, com o Assistente de Sondador, com o Torrista, assim como com outros Plataformistas.

O trabalho envolve muito esforço físico, força, habilidade e também muita resistência física. Além de teres de operar ferramentas muito pesadas e complexas, vais ter de fazer trabalhos em altura, o que acarreta também alguns riscos.

De entre as diferentes tarefas deste profissional, destacamos o ajuste e conexão dos equipamentos para descida no poço, auxílio na manobra e inspeção da coluna, ajudar o Torrista na manutenção da bomba, entre outras.

Todas estas tarefas envolvem um certo grau de risco, além de ser preciso uma grande resistência física. Todas as atividades são supervisionadas pelo Sondador e o Plataformista tem de seguir sempre as suas orientações.

Quais as suas funções

O Plataformista faz parte da equipa do Sondador e, como tal, segue sempre as suas orientações. De entre as várias funções que lhe são atribuídas, podemos destacar aqui:

  • Manobrar as colunas de perfuração e completação
  • Montar e desmontar equipamentos
  • Manusear cunhas, chaves flutuantes, colares de segurança, entre outras ferramentas da plataforma
  • Fazer a manutenção dos sistemas de injeção e circulação de fluidos
  • Assegurar que os sistemas de injeção e circulação de fluidos está de acordo com os padrões de segurança e padrões técnicos
  • Garantir que os equipamentos e sistemas de injeção e circulação de fluidos estão de acordo com as normas de qualidade e de saúde
  • Inspecionar a coluna durante a descida e subida
  • Fazer a manutenção da bomba, junto com o Torrista

Como a questão ambiental é, sem dúvida, uma preocupação muito grande nos dias de hoje, os Plataformistas têm também de garantir que os equipamentos e sistemas seguem as normas de preservação ambiental.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal não existem locais de extração de petróleo e gás natural. Sendo assim, as oportunidades de trabalho como Plataformista, ou qualquer outra profissão relacionada à indústria de extração de petróleo e gás natural, não existem.

No entanto, existem sempre opções no estrangeiro, como o Canadá, Noruega, países do Médio Oriente e Brasil, que é um dos maiores produtores e extratores de petróleo do mundo.

Sendo assim, se a tua ideia é trabalhar numa plataforma, deves procurar boas oportunidades no estrangeiro e perceber sempre quais são os requisitos que eles pedem. Lembra-te que trabalhar noutro país envolve uma certa burocracia e, para evitares problemas futuros, informa-te bem antes de “ires à aventura”.

Como entrar na carreira de Plataformista (Roughneck)?

Podes entrar na carreira de Plataformista diretamente, depois de fazer um curso específico para a função. No entanto, o mais comum é que comeces a trabalhar como Homem de Área e só depois sigas para a carreira de Plataformista. Independentemente do caminho que sigas, a maior parte das empresas exige o 12º ano completo (equivalente ao ensino médio no Brasil).

No Brasil, o curso de plataformista é uma excelente porta de entrada para quem quer seguir esta profissão. Nessa formação, irás aprender sobre os diferentes tipos de plataforma, a classificação dos poços de petróleo, os sistemas de perfuração e completação (assim como os equipamentos associados a estes sistemas), e sobre as operações de prospeção.

Vais aprender também sobre normas e regras de segurança, principalmente no que diz respeito aos incêndios (o petróleo e gás natural são combustíveis e, por isso, o risco de incêndio é alto).

Onde estudar para Plataformista (Roughneck)?

Em Portugal não existem muitas formações específicas para quem quer ser Plataformista. No entanto, encontras alguns cursos ligados à carreira de Sondador, os quais te podem abrir muitas portas no mercado de trabalho das plataformas de extração de petróleo e gás natural.

No Brasil, a oferta de formações específicas na área é grande, até porque se trata de um dos maiores produtores e extratores de petróleo em todo o mundo.

Para te ajudarmos, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar bastante.

Portugal:

  • Oil & Gas production overview – High Skills
  • Petróleo e Gás – SGS

Brasil:

Se queres seguir a profissão de Plataformista (Roughneck), então procura um curso que te agrade e que vá ao encontro das tuas expectativas. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propuseres. Sucesso!

Partilhar Post

2 comentários em “Plataformista (Roughneck)”

  1. Marcelo Martins ribeiro

    sou ex- da marinha RM2, moro em recife e estou querendo fazer o curso de platafomista, torrista e sondador.
    qual o lugar mais próximo que tem esse curso tempo e valor?.

    1. Guia das Profissões

      Olá Marcelo.

      Obrigado pelo teu testemunho. Mas, na verdade, não temos essa informação. A melhor forma de saber é pesquisando em motores de busca na Internet ou procurando associações profissionais desta área na sua zona de residência.

      Desejamos-te muito sucesso (nessa busca e no teu futuro profissional)!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top