Instrutor de Surf

instrutor de surf

Resumo da profissão

Modalidades:

Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O instrutor de surf, ou professor de surf, é o profissional que ensina esta modalidade desportiva a crianças, jovens e adultos que queiram aprender a surfar.

Este instrutor tem sido cada vez mais procurado, pois a modalidade desportiva está e alta e são cada vez mais pessoas a procurarem aulas para aprenderem surf.

Para as pessoas apaixonadas por desporto, principalmente desportos aquáticos, e para aqueles que adoram ensinar, esta pode ser uma excelente carreira a seguir.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo. Neste artigo, vais descobrir tudo o que precisas saber para entrares na carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Instrutor de Surf?

O instrutor de surf dá aulas de surf. Pode dar aulas individuais ou em grupo a crianças, adolescente e adultos. Este profissional não se dedica ao treino de atletas profissionais, como o treinador de surf. Regra geral, ele ensina as técnicas do surf e ajuda os alunos a aperfeiçoarem-nas.

Como podemos ter turmas com alunos iniciantes e com alunos mais experientes, é importante que as aulas sejam versáteis e se adaptem a todos os níveis.

Como instrutor, não só terás de ensinar as técnicas do surf, como também deves reservar algum tempo para partilhar experiências e o gosto pelas atividades desportivas ao ar livre e na natureza (até porque esse fator normalmente é comum a todos os participantes).

Para te destacares como instrutor de surf é importante que conheças bem a praia onde te vais estabelecer e que surfes bem na água dessa região. O mar não é igual em todos os lugares e devemos conhecer bem as características das águas da praia onde vamos dar aulas para conseguirmos ensinar corretamente os alunos.

A escolha do local onde vamos ensinar é, portanto, um passo muito importante (principalmente no início da carreira). Quando conhecemos bem a praia, conseguimos adaptar as ondas e as características do local aos diferentes níveis de dificuldade.

Quais as suas funções

O instrutor de surf, também chamado de professor de surf, tem como função principal ensinar os alunos a surfar. Tratando-se de um desporto sujeito a riscos, é importante que os instrutores de surf estejam preparados para agir em caso de perigo.

Atualmente, com os diferentes sites dedicados ao surf, conseguimos saber, em tempo real, como está (e estará) o clima, vento, as condições do mar, e até conseguimos saber a temperatura da água.

Estas informações são excelentes para programarmos as nossas aulas, devendo consultá-las antes mesmo de sair de casa.

O planeamento das aulas deve ser feito com antecedência e segundo o nível de experiência dos alunos.  Se os nossos alunos não têm experiência e estão a iniciar no mundo do surf, então devemos dedicar algum tempo a ensinar medida de segurança e outras informações básicas.

Conhece também a profissão de Surfista

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os instrutores de surf, tanto em Portugal como no Brasil, tem evoluído muito nos últimos anos. Existem cada vez mais pessoas a quererem aprender esta modalidade, e a tendência é que essa procura aumente nos próximos anos.

Sendo assim, não terás muita dificuldade em te afirmar como professor numa praia e angariares alunos.

Além disso, não existem assim tantas pessoas a quererem seguir uma carreira como instrutor, o que facilita na hora de te afirmares no mercado.

Como instrutor de surf, vais atuar como profissional autónomo, ou seja, vais ser o teu próprio patrão, sendo da tua responsabilidade conseguir alunos, definir turmas e estabelecer o que é ensinado em cada uma das aulas.

Embora exista a possibilidade de seres contratado por uma escola de surf e/ou desportos aquáticos, a maior parte dos instrutores acaba por se tornar um profissional freelancer.

Por isso, se a tua ideia está firmada em te tornares professor desta modalidade desportiva, deves saber que, enquanto autónomo, terás muito mais encargos fiscais, assim como terás sempre algum tipo de insegurança no trabalho (até porque num mês podes ter 50 alunos e noutro mês podes ter apenas 10).

Antes de optares por uma carreira freelancer, não deixes de ponderar bem os prós e os contras de trabalhar por conta própria.

Como entrar na carreira de Instrutor de Surf?

Se queres ser bem-sucedido como instrutor de surf, então deverás ter uma formação como treinador de surf. Embora sejam profissões distintas, a formação é comum.

É certo que a formação não é obrigatória. Mas se queremos entrar no mercado de trabalho com toda a força, e se queremos ser realmente bons no que fazemos, os conhecimentos adquiridos nesta formação mostram-se indispensáveis.

Este curso envolve uma componente geral (comum a várias modalidades desportivas), uma componente específica (dedicada à modalidade desportiva que estamos a aprender) e um estágio profissional.

Antes de ires, vê também o que faz um Shaper

Onde estudar para Instrutor de Surf?

Como dissemos, ter um curso de treinador de surf é fundamental se queremos ser bem-sucedidos como instrutores de surf. Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de trabalhar como instrutor de surf, então deves investir na tua formação e no teu próprio desenvolvimento profissional ao longo da tua carreira. Dedica-te, esforça-te bastante, pois todos os sacrifícios serão recompensados. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top