Polidor de Pedra

polidor de pedra

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O polidor de pedra é a pessoa que faz o polimento de peças de pedra, como granito, mármore, quartzo, entre outras pedras naturais. Este é um trabalho que envolve uma série de tarefas e, por muito que não pareça, é um trabalho de grande responsabilidade.

Todos os trabalhos que envolvem trabalhar com máquinas requerem um grau de responsabilidade acrescido, até porque é a nossa saúde e bem-estar que estão em jogo.

Como tal, o polidor de pedra, ao trabalhar com máquinas de diferentes tipos, deve estar ciente dos riscos que poderá correr para que se assegure que não coloca em causa o seu bem-estar físico.

Além disso, o trabalho de polir pedra também deve ser feito com muita cautela, pois um erro pode estragar o material e causar um grande prejuízo para a empresa. Sendo assim, se quiseres seguir esta carreira, tens de ser uma pessoa responsável e cuidadosa.

Neste artigo vamos mostrar-te um pouco mais sobre a profissão de polidor de pedra. Vais descobrir aqui o que faz no seu dia a dia, quais as funções que tem no seu trabalho, as saídas no mercado, assim como o percurso que tens de completar para entrar nesta carreira.

Estás curioso para saber um pouco mais?

Então segue connosco!

O que faz um Polidor de Pedra?

O polidor de pedra é a pessoa responsável por dar polimento às peças de pedra. Além de fazer o polimento, também retifica o polimento das peças sempre que necessário. É preciso, também, lixar, betumar e dar brilho às peças.

O polidor também tem de polir as arestas com uso de rebarbadora ou/e lixadeira. É possível também usar abrasivos nas partes que ficaram mal polidas e nas arestas.

Como trabalha com máquinas, o polidor de pedra também é responsável por fazer a substituição dos acessórios das máquinas, assim como substituir o material cortante e abrasivo.

Para fazer este trabalho, é importante que sejas uma pessoa com iniciativa própria e que gostes de trabalhar em equipa.

Também é essencial que conheças as tuas limitações pessoais, até para que possas pedir ajuda aos teus colegas de trabalho sempre que necessário. Lembra-te que não podemos ser perfeitos em tudo e pedir ajuda não é nenhuma vergonha.

Como a tecnologia está cada vez mais avançada, também é importante que te vás mantendo atualizado no trabalho. Formações extras são sempre bem-vindas e deves procurar por elas ao longo da tua carreira.

Conhece também a profissão de Calceteiro

Quais as suas funções

O polidor de pedra tem como função polir peças de pedra. Esta função inclui muitas tarefas, entre as quais podemos mencionar aqui, por exemplo:

  • Lixar pedras
  • Betumar as pedras
  • Puxar brilho às pedras
  • Retificar o polimento das peças de pedra
  • Polir arestas com lixadeira ou rebarbadora
  • Betumar imperfeições
  • Aplicar abrasivo quando necessário em áreas mal polidas e arestas
  • Raspar massa em excesso

Para fazer este trabalho, é preciso seguir todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, até porque se usam ferramentas que podem causar danos à integridade física dos polidores.

Saídas no Mercado de Trabalho

O polidor de pedra encontra um mercado de trabalho satisfatório. Embora as vagas de trabalho não sejam infindáveis, existem poucas pessoas que queiram trabalhar na área, o que faz com que o desemprego seja muito baixo.

Podes encontrar trabalho em empresas que trabalhem com pedra natural, como o granito e o mármore. Além de empresas de construção civil, podes encontrar trabalho como polidor em empresas de construção de móveis e reconstrução, por exemplo.

Como entrar na carreira de Polidor de Pedra?

Se queres seguir a profissão de polidor de pedra, então tens de aprender esta arte. Este é um ofício que normalmente é ensinado de pais para filhos (até porque é uma profissão que se conhece no seio familiar, na maioria das vezes).

No entanto, é possível aprenderes a polir pedras no dia a dia de trabalho. Quando entras numa empresa, eles oferecem-te uma formação inicial.

É claro que as empresas preferem contratar pessoas que já conheçam o ofício e, como tal, é importante procurares uma formação profissional que te dê competências para executares esta tarefa.

O curso profissional de inovação e tecnologia em pedra natural é uma das opções. Vamos ver algumas outras aqui em baixo.

Onde estudar para Polidor de Pedra?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como polidor de pedras? Então está na hora de procurares uma formação e procurar trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso na tua carreira.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top