Professor de Biologia e Geologia

Professor de Biologia e Geologia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Física Geologia Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Biologia e Geologia em Portugal dá aulas aos alunos do 10 e 11º anos do curso de Ciências e Tecnologias. No Brasil, estas matérias são dadas pelo Professor de Biologia no ensino médio.

A disciplina de Biologia e Geologia é uma das que os alunos mais gostam, até porque ela nos dá respostas a muitas dúvidas sobre a nossa existência e sobre o mundo natural.

Sem dúvida, esta matéria é muito interessante e todos nós, em algum momento, temos curiosidade para saber mais sobre o nosso corpo, sobre os animais, as plantas e o meio ambiente em geral.

Se gostas de Biologia e Geologia e se achas que a tua vocação é ensinar os mais novos, então a profissão de Professor de Biologia e Geologia é a escolha certa. Sem dúvida, uma profissão que merece o nosso respeito. Todos os Professores merecem um apluso de pé por formarem pessoas incríveis. Com toda a certeza, sem eles, a nossa sociedade não seria a mesma.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um Professor de Biologia e Geologia, assim como as funções que tem no seu quotidiano, as saídas no mercado de trabalho, e o percurso que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Queres saber mais sobre esta profissão?

Então segue connosco!

O que faz um Professor de Biologia e Geologia?

O Professor de Biologia e Geologia dá aulas a alunos de Ciências e Tecnologias do 10º e 11º anos em Portugal (ensino médio no Brasil). Este professor ensina estas ciências aos alunos, tendo em conta os conhecimentos do ensino básico (fundamental, no Brasil).

Em Portugal, os Professores de Biologia e Geologia abordam vários temas, entre os quais podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Geologia, Geólogos e métodos de pesquisa
  • Terra e seus subsistemas
  • Rochas
  • Sistema solar
  • Vulcanologia e Sismologia
  • Estrutura interna de geoesfera
  • Bioesfera
  • Célula
  • Obtenção de matéria por seres heterotróficos e autotróficos
  • Transporte nas plantas e nos animais
  • Trocas gasosas de seres multicelulares
  • Regulação nervosa e hormonal em animais
  • Hormonas vegetais
  • ADN
  • Reprodução assexuada e sexuada
  • Ciclos de vida

No Brasil, estas matérias são dadas nas aulas de Biologia, nas quais se dá a conhecer aos alunos vários temas, como, por exemplo, anatomia, DNA, botânica, ecologia, entre outros.

Quais as suas funções

A principal função do Professor de Biologia e Geologia é ensinar estas ciências aos alunos. Esta é uma tarefa que não é fácil, até porque muitos destes alunos precisam destes conhecimentos para seguirem os seus estudos na faculdade.

Para terem bons resultados, os Professores de Biologia e Geologia têm de fazer uma série de outras tarefas no seu dia a dia, as quais estão longe das salas de aula e dos olhares mais desatentos.

É preciso organizar e preparar as aulas, de acordo com os conhecimentos básicos dos alunos da turma. A verdade é que nem todas as turmas estão no mesmo patamar. Por isso, os Professores devem avaliar os conhecimentos dos seus alunos logo no início do ano letivo.

Desta forma conseguimos entender o que devemos abordar nas aulas, e o ritmo com que vamos dar a matéria.

Obviamente que o programa do ano letivo tem de ser concluído, mas podemos usar estratégias de ensino para trabalhar em bases de conhecimentos que deveriam estar adquiridos, ao mesmo tempo que vamos introduzindo a matéria nova.

Além disso, o Professor também tem de preparar materiais didáticos e testes de avaliação (provas). Tem ainda de fazer a avaliação dos alunos no final de cada período letivo e, em alguns casos, preparar visitas de estudo que sejam interessantes para a disciplina.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, o Professor de Biologia e Geologia pode trabalhar em escolas do ensino secundário, tanto do ensino público, como do privado.

No Brasil, o Professor de Biologia pode dar aulas aos alunos do ensino fundamental e médio, mas também pode atuar em cursos pré-vestibulares e técnicos.

Em Portugal, assim como no Brasil, os Professores de Biologia e Geologia também podem dar aulas particulares, principalmente para alunos que precisam fazer exames nacionais e queiram ter bons resultados.

Como entrar na carreira de Professor de Biologia e Geologia?

Para seguires a carreira de Professor de Biologia e Geologia em Portugal, tens de concluir o mestrado em ensino de Biologia e Geologia. Para poderes dar aulas, tanto no ensino público, como no privado, é obrigatório que sigas os estudos na via ensino.

Durante o mestrado, vais aprender a lidar com os alunos dentro da sala de aula, assim como vais adquirir conhecimentos sobre didática e educação, os quais são essenciais para conseguires bons resultados nesta carreira.

No Brasil, os Professores de Biologia têm de concluir a licenciatura em Ciências Biológicas. Esta licenciatura permite dar aulas de várias matérias, como, por exemplo

Onde estudar para Professor de Biologia e Geologia?

Portugal:

Brasil:

Como pudemos ver ao longo deste artigo, os Professores de Biologia e Geologia têm um papel importante na vida de muitos alunos. Sem dúvida, eles podem fazer a diferença na vida de cada um deles. Além de ensinarem, eles são uma referência nas suas vidas. Por isso é que nós valorizamos muito o seu trabalho.

Depois de leres este artigo, decidiste seguir a profissão de Professor de Biologia e Geologia? Então, o próximo passo é estudares bastante para conseguires entrar na faculdade e fazeres o teu mestrado. Pode ser uma caminho difícil, mas acredita que vai valer a pena. Vale sempre a pena seguir um sonho. Por isso, acredita em ti. Vais chegar longe!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top