Roteirista / Guionista

roteirista guionista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O guionista, ou roteirista cinematográfico, é o profissional que cria um guião / roteiro cinematográfico, o qual pode ser usado em filmes, telenovelas, séries, animação (roteirista de animação), vídeos, entre outros.

Este artista, também considerado um escritor, é especialista no desenvolvimento de roteiros, os quais têm uma estrutura própria.

Se adoras escrever, és criativo e gostas de produções cinematográficas, então esta carreira pode ser muito interessante para ti. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de roteirista.

Vais descobrir o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho entre outras informações úteis.

Vens connosco?

O que faz um Roteirista / Guionista?

O roteirista, ou guionista, é o profissional que cria o roteiro / guião cinematográfico. Este pode ser criado do zero, ou a partir de um texto ou obra literária já existente, os quais são adaptados para a produção.

No roteiro, ou guião, apresentamos as cenas que irão compor o filme, ou outra produção, pela ordem em que elas deverão surgir para o grande público. Em cada uma das cenas, devemos descrever todas as ações, assim como os diálogos. É aqui, também, que estão outros aspetos visuais e sonoros do filme.

Sendo assim, podemos dizer que o roteiro é o documento principal de qualquer produção. É a partir dele que todos os outros profissionais vão trabalhar.

Como os roteiros / guiões são tão importantes, o guionista (roteirista) tem de ser altamente qualificado. Além da sua enorme criatividade, também tem de ter rigor técnico para produzir um bom roteiro.

O conhecimento da linguagem usada em cinema (assim como na arte em geral) é essencial para o desenvolvimento deste trabalho.

Diferença entre roteiro, guião e argumento

Muitas vezes, usamos os termos roteiro, guião e argumento como sinónimos. De facto, roteiro e guião significam exatamente a mesma coisa. No entanto, o termo guião é mais usado em Portugal, enquanto roteiro é mais usado no Brasil.

Já o termo argumento é usado, erradamente, como um sinónimo. Na verdade, este termo diz respeito ao documento que precede o guião. No argumento, vamos descrever o filme, sem divisões por cenas ou diálogos. Não tem tantos detalhes como o guião, pois serve como base orientadora.

Apesar de haver esta distinção, atualmente os termos são usados como sinónimos e, mesmo dentro do meio, parece não haver conflito no seu uso.

Queres descobrir outras profissões que gostes? Então experimenta o nosso Simulador!

Quais as suas funções

A função do roteirista, ou guionista, é escrever o guião / roteiro de uma produção cinematográfica.  O processo de desenvolvimento de um guião é bastante complexo e envolve diferentes etapas.

Primeiro temos de definir a logline, ou seja, descrevemos os principais elementos da história (protagonista, objetivo e obstáculo). Esta deve ser muito resumida e atrativa.

Depois desenvolvemos a storyline. Esta é mais completa que a logline, pois inclui a conclusão da história. Logo de seguida, desenvolvemos a sinopse, ou seja, um documento resumido (com cerca de 2 a 3 páginas) com o início, meio e fim da história.

Aquando do desenvolvimento da sinopse, devemos fazer o pitch, ou elevator pitch. Trata-se de uma versão da sinopse, mas falada. O objetivo é que esta possa ser ouvida por outros, principalmente por potenciais interessados e investidores / patrocinadores.

Segue-se, então, o desenvolvimento do argumento. Usaremos o termo argumento com o seu significado original. Portanto, falamos aqui de uma sinopse mais longa, com um número de páginas que varia entre 5 e 30. O argumento deve ser desenvolvido quase como um conto, sem diálogos ou divisão de cenas.

Caso queiramos incluir, nesta fase, alguns diálogos, ou se quisermos desenvolver um pouco mais, a este documento chamamos de scriptment.

Antes de passarmos ao desenvolvimento do guião propriamente dito, temos ainda de criar uma outline (também chamada de grelha ou escaleta). Este documento vai resumir todos os eventos / ações que estão no enredo da história.

Desenvolvimento do(s) Roteiro(s)

Concluída a outline, passamos para o desenvolvimento do roteiro literário. Este é um guião que inclui poucas indicações técnicas, além de não estarem numeradas as cenas. O objetivo deste guião é descrever o filme de forma atrativa.

Segue-se, então, o guião completo e o roteiro de rodagem, também chamado de shooting script.

Este último já é uma versão final, pois o realizador (diretor), assim como outros elementos da equipa, já deram o seu parecer sobre ele e as adaptações necessárias foram incluídas. Este é um roteiro com muitos pormenores e já contém várias indicações técnicas, como, por exemplo, ângulos de câmara e detalhes de produções.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os roteiristas, ou guionistas, não é tão bom quanto aquele que gostaríamos. De facto, quando falamos de roteiros para o cinema, são poucas as oportunidades de trabalho e a concorrência é muito forte.

A maior parte das vagas de trabalho encontram-se na televisão, teatro, agências publicitárias (para o roteiro de anúncios), estúdios de animação, e, atualmente na internet. Sem dúvida, a internet ocupa hoje um espaço central na vida das pessoas. Por isso, os vídeos em canais digitais, como o YouTube, têm tido grande crescimento.

Uma das possibilidades para os roteiristas é, precisamente, realizar roteiros para esses vídeos. Embora sejam vídeos curtos, existem pessoas que levam muito a sério o seu trabalho online e preferem ter uma pessoa especializada a desenvolver o roteiro / guião do vídeo.

Ainda não tens certeza se esta é a profissão certa para ti? Então descobre outras carreiras com os nossos Testes!

Como entrar na carreira de Roteirista / Guionista?

Para seguires a profissão de roteirista, ou guionista, o ideal é teres um curso que te ensine a desenvolver as tuas habilidades de escrita, assim como as ferramentas para o desenvolvimento de um guião, ou roteiro.

Podes, por exemplo, tirar um curso de Literatura, ou optar por um curso técnico na área da escrita ou na escrita e desenvolvimento de roteiros (curso preferencial, pois dá-te informações muito interessantes para o dia a dia de trabalho).

Não podemos deixar de dizer que deves continuar a estudar muito ao longo da tua carreira. Ler muito, estudar outros roteiros, e frequentar cursos/formações/workshops na área é essencial se quiseres estar sempre no topo da carreira.

Onde estudar para Roteirista / Guionista?

Apesar de não ser obrigatório ter uma formação, um curso em escrita de roteiros é fundamental se te quiseres destacar no mercado de trabalho.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar muito. Dá uma olhadela!

Portugal:

Brasil:

Internacionais (online):

Queres tornar-te um roteirista, ou guionista, de sucesso? Então não deixes de lado a tua formação. Acredita em ti, no teu potencial, e estuda bastante, pois fará toda a diferença na tua carreira. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top