Professor de Educação Visual (EVT)

professor de educação visual

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Educação Visual, também conhecido como Professor de EVT (Educação Visual e Tecnológica), ou Professor de Artes, ensina diferentes artes a alunos de várias idades, desde o 2º ciclo do ensino básico ao 3º ciclo do ensino básico.

São poucos os alunos que não gostam desta disciplina, até porque olham para ela como um momento de “lazer” e distração das outras matérias.

Sem dúvida, as aulas de Educação Visual e Tecnológica permite que os alunos possam estar mais “livres”. Afinal de contas, falamos de artes! As artes precisam deste sentimento de liberdade para que aconteçam, e é isso que os alunos sentem quando entram numa sala de aulas de EVT.

Se gostas de ensinar e tens talento para as artes, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas.

Neste artigo vais descobrir o que faz um Professor de Educação Visual, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como todo o percurso que terás de fazer para entrar nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Professor de Educação Visual (EVT)?

Em Portugal, o Professor de Educação Visual dá aulas de Educação Visual e Tecnológica a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico. O que é ensinado nas aulas vai depender sempre do nível de ensino.

No 5º e 6º anos, 2º ciclo do ensino básico, o Professor de EVT ensina, por exemplo:

  • Materiais riscadores, como, por exemplo, lápis de cor, guaches, lápis de grafite, marcadores, aguarela, pastel de óleo, entre outros
  • Suportes, como, por exemplo, papel vegetal, cavalinho, entre outros
  • Dominar materiais básicos de desenho, como, por exemplo, régua, esquadro e compasso
  • Geometria (ponto, linha e plano)
  • Texturas
  • Representações como instrumento de registo
  • Códigos e suportes usados pela comunicação
  • Características e qualidade da cor
  • Simbologia, assim como o significado da cor
  • Interações de objetos e espaços
  • Representação de elementos físicos no espaço
  • Representação bidimensional
  • Papel e influência do património

Já no 3º ciclo do ensino básico, o Professor de Educação Visual aborda temas como, por exemplo:

  • Formas geométricas
  • Papel do desenho expressivo na representação das formas
  • Tecnologias digitais como instrumento de representação
  • Superfície e Sólido
  • Elementos de construção de poliedros
  • Planificações geométricas de sólidos
  • Design e sua metodologia
  • Fenómeno luz-cor
  • Expressão e composição da forma
  • Representação bidimensional, assim como tridimensional
  • Arquitetura e sua metodologia
  • Representação em perspetiva cónica
  • Arte contemporânea
  • Trajetórias históricas e manifestações culturais
  • Engenharia e metodologia

O que faz um Professor de Artes no Brasil?

O ensino das Artes no Brasil dá-se do 6º ao 9º ano. O Professor de Artes, assim como em Portugal, apresenta esta realidade aos mais jovens, dando-lhes as ferramentas para poderem criar e desenvolver vários tipos de artes.

No entanto, ao contrário de Portugal, o Professor de Artes não se limita ao desenho e artes manuais. Nestas aulas podemos aprender música, teatro, dança e artes visuais. Embora a formação dos Professores acabe sempre por “pender” mais para um ou outro elemento das Artes, o ideal é que estes 4 elementos sejam trabalhados como um todo, em simbiose.

Quais as suas funções

O Professor de Educação Visual tem como principal função dar a conhecer o mundo das artes aos alunos. Além de dar aulas, ele tem todo um trabalho anterior de preparação (que muitas vezes ocupa várias horas por semana). Este trabalho inclui a preparação das aulas em si, mas também a preparação de materiais didáticos para dar aos alunos.

Além disso, o Professor de Educação Visual prepara os trabalhos para serem avaliados, faz a avaliação de cada um deles, assim como avalia o desempenho de cada um dos alunos no final de cada período escolar.

Também faz parte do seu trabalho fazer reuniões com os pais dos alunos sobre o desenvolvimento dos mesmos, assim como com outros professores.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Educação Visual pode trabalhar em escolas do ensino público (2º e 3º ciclos), assim como em escolas do ensino particular. Em Portugal, o ensino público é bem mais concorrido, até porque oferecem salários melhores e progressão contínua na carreira.

Embora o ensino privado tenha salários mais baixos, conseguimos ficar efetivos com mais rapidez, o que é uma vantagem para aqueles que querem maior estabilidade.

Já no Brasil, o ensino privado é aquele que os Professores mais procuram. Os salários são mais altos do que no ensino da rede pública, assim como oferecem melhores condições de trabalho.

Além destas opções, os Professores de Educação Visual podem dar aulas em centros de estudo e explicações, embora as vagas para o ensino desta disciplina não sejam muitas. Aulas particulares também são uma opção, principalmente para jovens que querem seguir Artes.

Como entrar na carreira de Professor de Educação Visual (EVT)?

Para seguires a profissão de Professor de Educação Visual, ou Professor de EVT, tens várias opções. A escolha mais acertada é tirares um mestrado em ensino da Educação Visual e Tecnológica, pois passas à frente de muitos outros candidatos nos concursos públicos.

Além desse curso, podes também candidatar-te com os cursos de:

Todos estes cursos estão em 1º escalão nos concursos públicos, mas aconselho-te a veres as faculdades, pois algumas instituições não te permitem candidatar para o ensino.

Por isso, o nosso conselho é que fales com a direção da faculdade, ou com o diretor de departamento do teu curso para perceberes se, no futuro, podes dar aulas, ou não.

No Brasil, quem quer seguir a área da educação precisa de uma licenciatura em Artes. A licenciatura prepara os profissionais para serem bons Professores. Por isso, o bacharelado não é uma opção para quem quer seguir a via ensino.

Onde estudar para Professor de Educação Visual (EVT)?

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é ser Professor de Educação Visual? Então não desistas e segue o teu caminho. Investe na tua formação, pois vai valer a pena. Sucesso!

Partilhar Post

2 comentários em “Professor de Educação Visual (EVT)”

    1. Guia das Profissões

      Olá Inês.

      Obrigado pelo feedback. É sempre muito bom conhecer as dúvidas dos nossos leitores.

      Respondendo à pergunta… Algumas instituições, em Portugal, exigem uma graduação e até um mestrado na área do Ensino para contratarem professores. E se quiseres entrar em concursos públicos, terás mais hipóteses, perante os concorrentes, se tiveres um curso superior e um mestrado em ensino na área das Artes Visuais ou de áreas semelhantes, como Arte e Design, Arquitetura, Artes Plásticas, Design gráfico, Pintura e Escultura.

      Mas nos últimos anos, com a falta de professores em várias áreas, têm sido contratadas pessoas com cursos profissionais para dar aulas no Ensino Secundário. Todavia, isso só acontece excecionalmente, em certas áreas onde há poucos candidatos nos concursos públicos.

      Assim, o ideal é que procures mais informação, por exemplo, junto da instituição onde tiraste o curso profissional, para avaliares melhor quais são as tuas possibilidades.

      Esperamos ter-te ajudado e desejamos-te muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top