Lavador de Carros

Lavador de Carros

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O lavador de carros, ou lavador de veículos, é o profissional que lava e limpa viaturas, tanto a parte exterior, como a parte interior dos veículos.

Esta é uma profissão perfeita para pessoas muito ativas e que gostam de trabalhar ao ar livre. Assim, se estás a pensar num ofício que te afaste de uma rotina e do ambiente de escritório, este pode ser uma excelente escolha.

Neste artigo, vamos mostrar-te um pouco mais sobre o dia a dia de trabalho do lavador de automóveis. Vais descobrir, por exemplo, o que ele faz, as funções que tem no seu quotidiano, as possíveis saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis.

Vens connosco à descoberta desta profissão?

O que faz um Lavador de Carros?

O lavador de carros, também conhecido como lavador de veículos, é o profissional responsável por limpar e lavar viaturas (por fora e por dentro dos veículos). Se estiver a trabalhar num posto de lavagem com máquina de lavar automática, ele tem de preparar o veículo e programar a máquina.

Este profissional tem de ser alguém responsável e com dedicação no seu trabalho, pois não fazendo a limpeza de forma correta, pode danificar as viaturas.

Como o trabalho é feito, na maior parte dos espaços, durante os sete dias da semana, é importante que o lavador de automóveis tenha flexibilidade e disponibilidade para trabalhar aos fins de semana.

Sendo este um trabalho muito exigente em termos físicos, é essencial que o lavador de carros tenha uma boa preparação física e goste de trabalhos ativos.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

O lavador de carros tem como principal função lavar veículos. A limpeza da parte interna das viaturas é feita sempre manualmente, com uso de vassoura, espanadores, panos, escovas, aspiradores, entre outros utensílios de limpeza. Já a lavagem da parte externa pode ser feita manualmente ou numa máquina apropriada para o efeito.

Quando a lavagem é feita numa máquina, o lavador de veículos tem de preparar primeiro o carro (geralmente aplica um protetor nas jantes do veículo com uma vassoura ou com pulverizador). Depois programa a máquina e posiciona o veículo no local correto.

Se a lavagem é feita toda manualmente, ele usa vassouras próprias para o efeito, panos, esponjas e detergentes específicos.

A limpeza interna da viatura é feita com produtos próprios para limpar os veículos, pois muitos produtos de limpeza comuns acabam por deixar as superfícies gordurosas. Usam-se panos, escovas, camurças, espanadores, aspiradores, máquinas de alta pressão, entre outros utensílios para limpar todas as partes internas dos veículos.

Conhece também a profissão de Eletricista de Automóveis

Saídas no Mercado de Trabalho

O lavador de carros, ou lavador de veículos, pode trabalhar em postos de combustível que ofereçam esse serviço, em postos de lavagem de automóveis e em oficinas de mecânica. As ofertas de emprego não são muitas, é certo, mas a concorrência não é forte.

Não existem muitos jovens que procurem seguir esta carreira, o que torna mais fácil conseguires ocupar uma posição numa empresa, mesmo sem experiência profissional.

Embora a maior parte dos lavadores de carros trabalhem por conta de outrem, ou seja, trabalhem para uma empresa com contrato de trabalho e um salário fixo, é possível oferecer estes serviços como profissional autónomo.

Se estás a pensar em trabalhar por conta própria, então é importante que saibas que terás mais encargos fiscais e mais gastos com produtos, marketing, publicidade e contabilidade.

Quanto ganha um Lavador de Carros em Portugal?

Em Portugal, o lavador de carros começa a sua carreira a ganhar o ordenado mínimo (para um trabalho a tempo inteiro: 8 horas por dia). No entanto, é possível obter maiores rendimentos com o passar dos anos, podendo ultrapassar os mil euros mensais.

Como entrar na carreira de Lavador de Carros?

Não é preciso teres um curso para te tornares lavador de carros. A maior parte das empresas não exige, sequer, experiência. A formação é dada no próprio local de trabalho e o mais importante é que estejas disposto a aprender, sejas responsável e tenhas gosto no que fazes.

Contudo, se a tua ideia é atuares como profissional autónomo, deves procurar, primeiro, aprender este ofício. Por isso, é fundamental começares a trabalhar numa empresa para aprenderes o máximo possível.

Além disso, deves adquirir conhecimentos sobre gestão de negócios e marketing. Não estamos a dizer que precisas fazer uma licenciatura (embora a possas fazer, se esse for um objetivo na tua vida), mas podes procurar cursos técnicos que te ofereçam boas ferramentas para iniciares um negócio próprio.

Onde estudar para Lavador de Carros?

Como dissemos, para seres lavador de carros não precisas ter um curso. Mas se a tua ideia é começares um negócio próprio, deves ter alguns conhecimentos, pelo menos básicos, sobre gestão e marketing, até porque essas tarefas vão ser da tua responsabilidade.

Sendo assim, deixamos aqui algumas instituições que oferecem cursos que te podem ajudar nesse sentido.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como lavador de carros? Então não desistas e vai à procura de uma oportunidade ainda hoje. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te todo o sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top