Taekwondista / Taekwondo

Taekwondista / Taekwondo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Taekwondo é uma arte marcial com origem na Coreia que se baseia na defesa pessoal. Assim, o Taekwondista usa as mãos e os pés como “armas”. Mas este desporto de combate também tem uma componente filosófica.

A designação desta arte de combate mistura pé ou “Tae” com Kwon que significa “mão” e Do que é “espírito” ou “caminho”.

Portanto, é vista também como um caminho para a perfeição. Assim, tem uma vertente de desenvolvimento pessoal, promovendo a ideia de ultrapassar obstáculos através dos ensinamentos desta arte marcial.

Em termos práticos, assenta em movimentos rápidos das pernas, mas também trabalha com as mãos e braços.

Mas continua a ler para ficares a saber tudo sobre o Taekwondo…

O que faz um Profissional de Taekwondo

O Taekwondo nasceu na Coreia como uma forma de unificar as artes marciais do país. Portanto, mistura técnicas do Karaté, do Kung-Fu e de outros desportos de combate.

As técnicas do Taekwondista assentam na destreza e na rapidez. Por isso, usa sobretudo as pernas que conseguem ser mais rápidas do que os braços nos gestos executados.

É uma arte marcial que pode ser muito vistosa, com pontapés em salto. Mas os treinos visam também desenvolver as qualidades morais do praticante.

Aliás, nas origens do Taekwondo, foi criado uma espécie de manual de princípios da modalidade, a “Teoria do Poder”, que ensina a importância do equilíbrio e da energia. Mas também reforça a disciplina e o autocontrole como fatores importantes.

Além disso, sublinha o pensamento racional e até as Leis da Física como dados a considerar pelo Taekwondista.

Taekwondo vs Karaté

O Karaté assenta sobretudo em movimentos de mãos enquanto as pernas são usadas como alternativa de apoio. Assim, os pés ficam quase sempre no chão.

Já no caso do Taekwondo, há mais pontapés enquanto as mãos são usadas como apoio. Esta modalidade coreana recorre a saltos espetaculares.

Quais as suas funções

O Taekwondo, como já referimos acima, é uma arte marcial que não se foca apenas nos aspetos físicos do combate. Trata-se de uma disciplina que é uma “forma de vida”, pois pretende ensinar a melhorar os vários aspetos da nossa personalidade e da nossa atitude perante os outros através do treinamento do corpo e da mente.

Portanto, é um desporto global que aponta à unidade do corpo, da mente e da vida. Deste modo, o Taekwondista precisa de conseguir sincronização perfeita entre a mente e os movimentos.

A sua máxima filosófica é controlar todas as lutas, reprimindo a confrontação e contribuindo para a paz mundial.

Contudo, o Taekwondo também considera a importância da unidade da pose num âmbito mais técnico. Assim, reforça-se o lado dinâmico da modalidade que assenta em muitas habilidades de pés e pernas, por exemplo, com saltos e pontapés vistosos.

Graduações de Taekwondo

Há seis escalões de graduações no Taekwondo que são definidas por cores e que reportam para um significado como a seguir te vamos contar:

Branco – 10º e 9º Kups

É a cor da pureza e da inocência e, portanto, representa o aprendiz da modalidade que terá de abraçar a disciplina, o respeito e a humildade como princípios.

Amarelo – 8º e 7º Kups

Esta cor reporta para a terra e para as suas riquezas, pois o Taekwondista está numa fase em que está a crescer e a desenvolver a sua técnica.

Verde – 6º e 5º Kups

Trata-se da cor das plantas e simboliza o crescimento do praticante de Taekwondo. Nesta fase, já há um aperfeiçoamento que é essencial para o Atleta se afirmar na modalidade.

Azul – 4º e 3º Kups

É a cor do céu que reporta para a liberdade. No âmbito do Taekwondo representa a fase de maturidade do Taekwondista, onde já consegue aplicar as técnicas do Taekwondo com criatividade.

Vermelho – 2º e 1º Kups

Esta graduação representa um estado de alerta do praticante, reportando para o sol que representa a vida na nossa galáxia. É uma fase em que o Taekwondista tem a consciência desperta para as suas capacidades técnicas e para o que precisa de melhorar.

Preto – 1º a 10º Dans

A última e mais alta graduação do Taekwondo é representada pela cor preta que reporta para sabedoria e conhecimento. É o reconhecimento da maturidade plena do Taekwondista e do seu autoconhecimento..

Quanto ganha um Taekwondista

O mundo do Taekwondo é bastante competitivo, mas a modalidade não tem a projeção de outros desportos. Portanto, os valores salariais não são muito assinaláveis.

De resto, apenas uma pequena elite de praticantes consegue viver da modalidade como profissão, tal como acontece em outras artes marciais como o Judo, por exemplo.

Contudo, em alguns países, há torneios bastante aliciantes. Nesses casos em que a modalidade tem mais tradição, pode haver Atletas Profissionais a destacarem-se.

Desse modo, podem conseguir contratos de patrocínio ou de publicidade.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mundo do Taekwondo de competição é um pouco complicado, pois há uma divisão entre as duas entidades internacionais que regulam a modalidade.

Assim, há duas grandes variantes deste desporto, ou seja, o que é orientado pela International Taekwondo Federation (ITF) e o que é regulado pela World Taekwondo Federation (WTF).

A WTF foi fundada depois de o governo da Coreia do Sul 0ter deixado a ITF em 1973, tendo como objetivo criar um estilo unificado de Taekwondo. É o estilo orientado pelos critérios da WTF que faz parte dos Jogos Olímpicos desde 2000. Assim, também é conhecido como o Taekwondo Olímpico.

Portanto, a ITF é a mais velha das organizações, remontando a 1955. Mas tem uma origem norte-coreana, pelo que tem perdido as influências modernas. Atualmente, as regras da ITF ainda se aplicam em alguns torneios, mas são já uma minoria.

Mas, para lá destas questões políticas, para triunfar neste universo já de si complexo, é preciso treinar muito e conseguir excelentes resultados.

De qualquer modo, quem quiser trabalhar na área do Taekwondo pode também ser Professor, Treinador ou Instrutor. Até podes abrir o teu ginásio para preparares os próximos campeões da modalidade!

Como entrar no Taekwondo profissional

Se pensas que há uma fórmula certa para fazer sucesso no universo do Taekwondo, esquece já isso! Não há uma forma certa de o conseguir, a não ser com muito empenho e treino.

Mas podemos deixar-te um miniguia de alguns passos essenciais que deves tomar. Ora segue-nos:

  • 1º – Inscreve-te num ginásio ou num clube para aprender Taekwondo
  • 2º – Determina qual é a tua categoria de peso
  • 3º – Aperfeiçoa técnicas avançadas de ataque
  • 4º – Treina com regularidade
  • 5º – Utiliza o equipamento adequado (nos combates é preciso usar protetores de tronco, de cabeça, de virilha, de antebraço, de canela e de mão, bem como luvas e um bocal)
  • 6º – Procura um bom Treinador de Taekwondo
  • 7º – Prepara-te mentalmente (se for preciso, procura um Coach ou um Psicólogo)
  • 8º – Aposta numa alimentação adequada com apoio de um Nutricionista
  • 9º – Dorme as horas de sono suficientes
  • 10º – Participa em torneios.

E lembra-te de que devagar se vai longe!

Onde estudar Taekwondo

Há uma série de ginásios e de clubes que ensinam as técnicas básicas do Taekwondo. Contudo, nem todos estes locais treinam praticantes para a competição.

Assim, se o teu foco é seres Atleta Profissional, o ideal será procurares as Federações da modalidade. Estas incentivam, muitas vezes, a formação de jovens Taekwondistas para promover este desporto.

Portanto, fica com alguns links que te podem levar a encontrar a melhor formação para o teu caso…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes mais sobre o Taekwondo e o universo dos seus praticantes, podes escolher se é este o caminho que queres trilhar. Sentes-te preparado para vencer o teu primeiro combate? Começa já a treinar. Nós torcemos pelo teu sucesso!

Mas se ainda tens dúvidas e não sabes bem o que queres da vida, procura aconselhamento no Simulador de Profissões que te vai apresentar alternativas ajustadas aos teus interesses e ao que te faz feliz.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top