Sapador Florestal (Brigadista de Prevenção)

Sapador Florestal (Brigadista de Prevenção)

O sapador florestal (Brigadista de Prevenção Florestal – Brasil) faz a gestão e a defesa das florestas. É uma profissão nobre, que tem riscos, mas é mais importante do que nunca! O meio ambiente e a natureza estão em foco e os sapadores florestais desempenham um papel essencial nesse sentido.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Geografia, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

A preservação da natureza e do meio ambiente é uma das grandes preocupações nos dias de hoje. Temos assistido a alterações climáticas que estão a causar danos no planeta e, consequentemente estão a pôr em causa a nossa sobrevivência na Terra.

É por isso que se têm reunido esforços em todas as áreas para preservarmos a natureza, restaurando-a sempre que possível, e lutando pela sustentabilidade dos recursos naturais.

Os sapadores florestais entram neste cenário como um trabalhador com formação que permite que ele faça uma boa gestão florestal, mas também a defesa das florestas.

Se estás à procura de uma profissão ligada à natureza e que tenha como intuito maior a preservação do planeta, esta pode, sem dúvida, ser a carreira que tanto procuras!

Queres saber mais sobre ela? Então continua connosco porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre ser sapador florestal.

O que faz um Sapador Florestal (Brigadista de Prevenção)?

O sapador florestal tem como objetivo fazer uma boa gestão florestal, e proteger as florestas, para que se mantenham saudáveis e preservadas.

Esta é uma profissão regulamentada e, por isso, tem os seus direitos e deveres. O sapador tem um papel muito importante na silvicultura preventiva e na atuação precoce contra incêndios. Ele também trabalha em rescaldos de incêndios e na vigilância do local logo após os incêndios, para agirem caso surjam reacendimentos.

Este trabalhador é essencial na prevenção de incêndios, fazendo a vigilância dos espaços rurais e agindo logo que os fogos começam. Assim, conseguem evitar incêndios de grandes dimensões que destroem hectares e hectares de floresta.

Eles também atuam na reflorestação e no restauro florestal, recuperando áreas que foram destruídas pelo fogo.

O sapador florestal também atua na proteção de algumas espécies arbóreas, como a azinheira e o sobreiro, que demoram muito tempo a crescer e são essenciais para manter a segurança florestal, pois ardem lentamente, ao contrário do eucalipto e do pinheiro.

Como podemos ver, este trabalhador é de grande importância para a vida florestal. Não só protege a flora, como a fauna. Os incêndios são responsáveis por matar milhares de animais selvagens todos os anos. Por isso, ao atuar de forma preventiva contra os fogos florestais, ele também salva a vida destes animais.

Queres saber mais sobre esta nobre profissão? Ora vem connosco e descobre quais as funções que terás se fores sapador florestal.

Quais as suas funções

O sapador florestal tem como objetivo proteger e gerir as florestas. Das suas ações depende uma ação precoce contra incêndios, mas também atua na sua prevenção.

Para conseguirem alcançar esse objetivo, eles têm várias funções, como, por exemplo:

  • Acompanhar a realização de fogos controlados
  • Fazer ações de silvicultura
  • Fazer a gestão de combustíveis
  • Prestar apoio em queimadas e queimas
  • Fazer ações de controlo de agentes bióticos
  • Fazer a manutenção de infraestruturas ligadas à gestão ambiental
  • Vigiar as áreas que lhe foram atribuídas
  • Sensibilizar as pessoas sobre comportamentos de segurança em espaços rurais
  • Intervir inicialmente em incêndios florestais
  • Fazer rescaldos e vigiar o local depois do incêndio
  • Proteger as pessoas e os seus bens

Saídas no Mercado de Trabalho

O número de incêndios tem vindo a aumentar muito nas últimas décadas. Além de acontecerem em maior número, também a sua dimensão é maior.

A preocupação é mundial. O mundo está a precisar de ações de recuperação e preservação da natureza, especialmente no que diz respeito às florestas.

Por isso, nos últimos anos, tem havido um maior número de contratações para bombeiros e sapadores florestais, embora ainda que tímidas.

Como entrar na carreira de Sapador Florestal (Brigadista de Prevenção)

Para seres sapador florestal em Portugal precisas estar qualificado para essa função. Para seres considerado qualificado, precisas fazer os módulos de formação fundamental do Referencial de Formação de Sapador Florestal.

As qualificações de cada um dos candidatos é reconhecida pela Autoridade Florestal Nacional, sem a qual não podes exercer como sapador florestal.

Tendo em conta que os reacendimentos em incêndios se devem a uma falta de controlo do fogo por parte dos bombeiros, e visto que muitos reacendimentos levam a incêndios de grandes dimensões, foi necessário alterar-se a formação exigida a bombeiros e sapadores florestais, incluindo técnicas de rescaldo, para uma melhor avaliação.

Desde 2018 que o referencial de formação para o Sapador Florestal sofreu uma grande alteração, altura também que se incluíram módulos obrigatórios sobre técnica de rescaldo.

Atualmente, durante a formação, vais aprender a:

  • Identificar quais os fatores primários que induzem a combustão e, assim, evitar reacendimentos
  • Usar técnicas de deteção de pontos quentes
  • Usar corretamente ferramentas

No Brasil, para atuar como Brigadista de Prevenção, precisa ter formação em Brigada de Incêndio Florestal.

Onde estudar para Sapador Florestal (Brigadista de Prevenção)

Portugal:

Brasil:

Ser sapador florestal é, sem dúvida, muito mais do que ter uma profissão. É ter uma missão de vida que vai ajudar toda a humanidade. Por isso é tida como uma das profissões mais nobres! Além de protegerem o nosso bem mais precioso (a natureza), os sapadores colocam a sua própria vida em risco em prol dos outros.

Se queres ser sapador florestal, desde já a equipa do Guia das Profissões te agradece e respeita! Sem dúvida, temos orgulho de quem segue uma profissão como estas!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima