Professor de História da Cultura e das Artes

professor de História da Cultura e das Artes

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Filosofia História História da Cultura e das Artes Literatura Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de História da Cultura e das Artes dá aulas aos alunos do ensino secundário do curso de Artes Visuais. Esta é uma disciplina bienal e opcional, mas são muitos os alunos deste curso que escolhem estudar História da Cultura e das Artes.

Sem dúvida, conhecer a História da cultura e as artes é essencial para quem está a estudar Artes. Como queremos compreender os movimentos artísticos se não conhecemos o seu contexto histórico?

A História é, com toda a certeza, a melhor ferramenta que temos para entendermos o mundo como um todo, mas também as suas partes.

O Professor de História da Cultura e das Artes dá a conhecer aos alunos esta parte da História, e podemos dizer, desde já, que é uma parte da História riquíssima.

Se gostas de História e de Artes, e se sentes que nasceste para ensinar os mais novos, então estás no sítio certo! Aqui vais descobrir tudo sobre esta profissão para poderes entrar nesta carreira com o pé direito.

Vamos à descoberta?

O que faz um Professor de História da Cultura e das Artes?

O Professor de História da Cultura e das Artes ensina esta parte da História aos alunos do secundário que optaram por seguir o curso de Artes Visuais. Este Professor também dá aulas aos alunos de cursos artísticos especializados de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

O objetivo deste Professor é dar a conhecer esta parte da História aos alunos para que estes saibam reconhecer a evolução da cultura e das Artes até à atualidade. Mas tem ainda outros objetivos, como, por exemplo, fazer com que os alunos:

  • Valorizem e preservem o património cultural e artístico
  • Desenvolvam um sentido de apreciação estética
  • Usem os conhecimentos para pensar criticamente a realidade, assim como a arte
  • Investiguem e pesquisem informações por si mesmos

É importante que os Professores de História da Cultura e das Artes sejam capazes de estimular os alunos a estudarem de forma autónoma e responsável, até porque esse será o caminho de todos os que seguem para a faculdade, mas também esse é o futuro de todos os profissionais no mercado de trabalho.

Então, mais do que ensinar os movimentos artísticos, o Professor ensina o aluno a viver, estudar e trabalhar de forma independente.

Quais as suas funções

O Professor de História da Cultura e das Artes, além de dar aulas, tem uma série de outras tarefas para que os resultados da turma, e dos alunos em particular, sejam bons. Então, os Professores, de todas as disciplinas, também têm de:

  • Preparar as aulas de acordo com o plano curricular da disciplina
  • Estruturar as aulas de acordo com os conhecimentos da turma
  • Desenvolver atividades para os alunos em sala de aula
  • Fazer e corrigir os testes de avaliação
  • Reunir com pais dos alunos para acompanhar o desenvolvimento de cada um
  • Participar de reuniões com outros professores para discutir o desempenho dos alunos e da turma
  • Organizar visitas de estudo pertinentes para a disciplina

O que se aprende nas Aulas de História da Cultura e das Artes?

Os Professores de História da Cultura e das Artes ensinam a cultura e artes de várias épocas, olhando para os diferentes movimentos artísticos no seu contexto histórico. Ora vejamos as diferentes culturas e suas implicações.

  • Ágora (arquitetura, escultura, cerâmica e pintura grega)
  • Senado (arquitetura, escultura, pintura e mosaico romanos)
  • Mosteiro (arquitetura e escultura romântica, pintura, mosaico e iluminura, Europa sob o signo de Alá)
  • Catedral (arquitetura e escultura gótica, gótico cortesão, Itália e Flandres)
  • Palácio (pintura, escultura e arquitetura renascentista, Maneirismos, Europa entre o Renascimento e Maneirismo
  • Palco (arquitetura, escultura e pintura barroca, o caso particular francês, expansão da Europa para o mundo)
  • Salão (estética do Iluminismo, intimidade galante, expansão da Europa para o mundo, o regresso à ordem)
  • Gare (Romantismo, Realismo e Impressionismo, pintura romântica, arte nos anos 1900)
  • Cinema (grandes ruturas)
  • Espaço Virtual (arte como processo)

Nos cursos específicos, olhamos para a dança, música, teatro e artes visuais de forma específica em cada uma destas culturas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de História da Cultura e das Artes dá aulas em escolas públicas e privadas do ensino secundário. A maior parte das colocações é no ensino público, pois as escolas privadas não oferecem com frequência estes cursos. Então, a maior parte das vagas de trabalho ocorrem mesmo no ensino público.

É possível também trabalhar em centros de estudo e explicações que tenham alunos destas áreas. Aulas particulares também são uma opção, pois sempre existem alunos com mais dificuldades que precisam de uma ajuda extra.

Como entrar na carreira de Professor de História da Cultura e das Artes?

Em Portugal, para seguires a profissão de Professor de História da Cultura e das Artes, deverás tirar o mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual, ou o mestrado em Ensino de História.

O mestrado em ensino de História do 3º ciclo e secundário permite-te dar aulas de História, História A e B, assim como História da Cultura e das Artes. No caso de optares por um mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual, aconselhamos-te a fazeres também o mestrado em ensino.

Onde estudar para ser Professor de História da Cultura e das Artes?

Portugal:

Adoravas ser Professor de História da Cultura e das Artes? Então não desistas dos teus sonhos e investe muito na tua formação. O caminho pode ser longo e difícil, mas vai valer a pena todos os segundos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top