Professor de História

Professor de História

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Antropologia Ciência Política Direito Economia Geografia História História da Cultura e das Artes Literatura Psicologia Sociologia

Idiomas:

Francês, Inglês, Latim, Português

O Professor de História dá a conhecer aos mais novos factos históricos do país e do mundo. Uma profissão fascinante, não só porque estamos a falar de conhecer História da Humanidade, como falamos também de passar esse conhecimento para as novas gerações.

Ser Professor é o sonho de muitos, até porque foram vários os Professores que nos marcaram a infância e adolescência. Tornaram-se quase que como ídolos para nós, uma referência a ser seguida. Não é de admirar que muitos de nós sonhe, um dia, vir a ser um Professor também.

Quem não gostaria de ser uma referência para uma criança? Um exemplo a ser seguido… E que exemplo!

Os Professores são os pilares de uma sociedade. Sem eles, não havia evolução, conhecimento, profissionais bem sucedidos.

Se o teu sonho é ser Professor de História em Portugal ou no Brasil, então estás no lugar certo! Neste artigo vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão e carreira.

Vais descobrir o que faz um Professor de História, quais as funções que tem no seu trabalho, quais as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como qual o curso para ser Professor de História.

Vens connosco?

O que faz um Professor de História?

O Professor de História ensina aos seus alunos factos históricos do país e do mundo. As matérias ensinadas vão depender sempre do nível de ensino em que está a trabalhar, havendo ainda uma necessidade de se moldar a linguagem de acordo com as idades dos alunos.

A História é ensinada atualmente desde cedo. Quando as crianças entram na escola, depois de saberem ler, escrever, contar e fazer operações numéricas, começam já a desbravar o mundo da História do seu país.

À medida que vamos avançando na idade, vamos tendo consciência da importância de sabermos como os nossos antepassados viviam, como evoluiu a sociedade, e quais os acontecimentos marcantes no mundo.

Tudo o que vivemos hoje é fruto do nosso passado. Conhecermos e entendermos o nosso passado permite-nos entender o presente e prever o nosso futuro.

Ao sabermos a História, percebemos facilmente que os acontecimentos e movimentos são cíclicos. Por isso, se fizermos uma boa análise histórica e social, conseguimos prever o que estará por vir.

Ora, o Professor de História é a pessoa que vai dar essas ferramentas sociais aos mais novos. É o Professor que dá a oportunidade aos alunos de conhecerem o passado para que, mais tarde, possam eles mesmos fazer uma análise do presente para conseguirem prever o seu futuro.

Não! Não se trata de astrologia, numerologia ou adivinhação! É de História que falamos! Essa poderosa ferramenta que nos abre horizontes! A História não é passado! É um passado presente que se transforma em futuro!

E é essa beleza que devemos transmitir aos mais novos. Se conseguirmos mostrar-lhes o poder do conhecimento histórico, então vamos ter alunos incentivados e melhor preparados para a vida.

Talvez te interesse conhecer também a profissão de Historiador

Quais as suas funções

A função do Professor de História é ensinar a História aos seus alunos e, em alguns casos, também a Geografia (em níveis de ensino mais baixos, onde se ensina a História e Geografia numa mesma disciplina).

O conhecimento vai desde os factos históricos mais básicos de um país, como datas de momentos importantes, até factos históricos detalhados do país e do mundo.

A função do Professor não é fazer com que os alunos conheçam todas as datas de cor e salteado. As datas exatas pouco importam. Elas servem mais como uma forma de manter vivos os acontecimentos no dia a dia de uma sociedade, como o 25 de Abril em Portugal (fim da ditadura de Salazar), por exemplo.

A função do Professor de História passa mais por fazer com que os seus alunos olhem para os sucessivos acontecimentos e entendam as causas e efeitos das ações e movimentos do Homem.

Então, mais importante do que saber em que data teve o fim da ditadura em Portugal, é sabermos o que levou o país a cair nas mãos de um ditador, como foi a vida em ditadura, e o que se sucedeu no pós-25 de Abril (até aos dias de hoje).

São estes processos que importam saber para que os mais novos tenham capacidade para entender esta relação causa/efeito. Não só iremos formar pessoas mais preparadas, como estaremos ainda a preparar uma sociedade capaz de fazer as melhores escolhas para o país e o para o mundo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de História pode trabalhar tanto no ensino público como no ensino privado. Além disso, é possível também dar aulas online e em centros de estudos e explicações (podendo ser freelancer ou contratado a tempo parcial ou integral).

As aulas particulares são também uma hipótese. Muitos professores dão aulas particulares como um complemento do seu salário (nos tempos livres), mas também existem outros que se dedicam somente a esta forma de ensino.

Em Portugal, o ensino público é o mais concorrido. Como os salários são mais elevados e existe progressão na carreira, a maior parte dos Professores procura uma vaga nos concursos públicos.

O mesmo não acontece no Brasil. Como o ensino público brasileiro passa por diversos desafios, como salários baixos e condições de trabalho precárias (em alguns casos lidando até com violência dentro da escola), a maior parte das pessoas procura uma vaga de trabalho no ensino particular.

Como entrar na carreira de Professor de História?

Se queres ser Professor de História, a melhor opção que tens é tirar o curso de História com vertente em ensino.

Existem outros cursos que te permitem dar aulas de História nos níveis de ensino mais baixos, como Sociologia e Geografia, por exemplo.

No entanto, se a tua ideia é dar aulas de História a todos os níveis de ensino (ou teres essa possibilidade), a única opção é formares-te em História.

Vê agora onde podes encontrar o curso para ser Professor de História.

Onde estudar para Professor de História?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de História? Estás decidido a investir nesta carreira? Então não deixes de investir na tua formação e escolhe um bom curso para ser Professor de História. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top