Treinador de Futebol (Técnico de Futebol)

treinador de futebol

O Treinador de Futebol, ou Técnico de Futebol, é o profissional que treina e forma a equipa(e) de futebol. O seu principal objetivo é preparar os jogadores para obterem bons resultados e o máximo de rendimento. Ele é um verdadeiro especialista no que diz respeito a táticas e técnicas de jogo, assim como no desenvolvimento físico e psicológico dos jogadores.

Outros nomes para esta profissão: Técnico de Futebol

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Educação Física, Física
  • Idiomas: Inglês, Português

O Futebol é o desporto rei, tanto em Portugal, como no Brasil. Sem dúvida, não há ninguém que não goste de assistir a uma bela partida de futebol, e isso faz com que este seja um dos maiores negócios do mundo!

Ser treinador é, atualmente, o sonho de muitos jovens que, não querendo seguir a carreira de jogador, preferem fazer parte da liderança e do comando da equipa. Além disso, seguir esta carreira pode ser uma opção para aqueles jogadores de futebol em fim de carreira. A bem da verdade, a maioria dos técnicos foram, em dado momento, jogadores profissionais.

Quer saber mais sobre esta carreira? Então continue a ler este artigo e descubra como é o dia a dia de um treinador de futebol, quais as suas funções, como pode entrar nesta carreira, e quais são as saídas no mercado de trabalho. Confira!

O que faz um Treinador de Futebol?

O Técnico de Futebol é responsável por formar e treinar a equipa, preparando cada um dos jogadores para que estes tenham o melhor desempenho possível. Para tal, é essencial que o profissional consiga reconhecer as características específicas de cada um dos jogadores, para “arrancar” o melhor que cada um tem a oferecer.

Um bom treinador conhece a sua equipa e sabe como tirar o melhor partido dela. Ele apoia todos da mesma forma, auxiliando em tudo o que esteja ao seu alcance, mas também cobra quando algum deles se mostra mais “desleixado”.

Então, ele é o principal responsável pelos resultados obtidos pela equipa. Quando ganham, fica com a glória, mas quando perdem, é ele responsável.

Quais as suas funções

A principal função do treinador de futebol é liderar e treinar a equipa. Por isso, ele é um modelo de liderança para todos os atletas, mas também tem de ser um modelo de comportamento.

Além disso, ele tem de elaborar esquemas, técnicas e estratégias de jogo, escolher substituições de jogadores, entre outras ações que implicam o conhecimento profundo do desporto (esporte). Vejamos as principais funções deste profissional.

  • Elaborar táticas de jogo – Elabora o esquema tático a ser usado em cada um dos jogos, assim como variações durante o jogo. Escolhe posições dos jogadores, adequa estratégias, entre outras.
  • Aplicar táticas nos treinos – Orienta os treinos de forma a aplicar as táticas e técnicas a serem desenvolvidas nos jogos.
  • Treino físico – O treinador de futebol é responsável por determinar o melhor treino físico para cada jogador, de forma a manter e melhor a sua forma física.
  • Trabalha o relacionamento entre todos – O treinador, como um verdadeiro líder, é capaz de trabalhar o relacionamento entre todos os jogadores e equipa técnica, tanto dentro, como fora do balneário. É ele que tem de evitar conflitos e, caso aconteçam, resolvê-los.
  • Convoca os jogadores – É o técnico de futebol que escolhe os atletas que vão participar dos jogos, torneios e estágios.
  • Negoceia novos contratos e dispensas com a direção do clube – Tendo em conta que é o treinador que vai trabalhar com os jogadores, ele é responsável por negociar com a direção quais os jogadores que quer contratar, os que quer manter, e aqueles que vão dispensar.
  • Comunicação Social (Mídia) – O treinador é o porta-voz da equipa e, por isso, é ele quem faz as principais declarações para a comunicação social.

Saídas no Mercado de Trabalho

Aqui não há muito segredo. As saídas no mercado de trabalho são exclusivas para clubes de futebol. Poderá atuar em clubes amadores, pequenos, ou grandes, mas vai depender bastante do seu crescimento profissional.

É normal que comece num clube pequeno e vá crescendo profissionalmente de acordo com os resultados que vai mostrando.

É possível, também, atuar como formador de outros treinadores de futebol, caso queira.

Como entrar na carreira de Treinador de Futebol

Para ser treinador de futebol de um clube amador, não é necessário ter grande formação. No entanto, se queremos construir uma carreira, é importante adquirir os conhecimentos técnicos da profissão.

Como tal, deverá tirar o curso superior de Desporto (Educação Física). Caso tenha sido um jogador de futebol profissional, o curso universitário não é necessário, até porque já tem muito conhecimento que é adquirido durante o curso. No entanto, é bom ter uma formação específica para técnico de futebol.

Além dos estudos, para ser um bom treinador (técnico), o profissional deve reunir uma série de características importantes, como por exemplo:

  • Criatividade
  • Autenticidade
  • Senso de Humor
  • Positividade
  • Liderança
  • Capacidade para delegar tarefas e responsabilidades
  • Comunicativo
  • Empatia

É importante que o profissional seja capaz de implementar as suas ideias e manter os jogadores motivados para alcançar os seus objetivos.

Como sabemos, no mundo do futebol, assim como qualquer outro desporto, e em qualquer profissão, na verdade, perder é uma realidade. Não podemos ser sempre vencedores. A derrota faz parte da vida, e é importante que o técnico de futebol saiba como manter os jogadores motivados, mesmo depois das perdas.

Além disso, ele tem de transmitir valores morais, culturais e sociais a todos os atletas e equipa técnica, de forma a formar uma verdadeira família, unida pelas mesmas convicções.

É importante, ainda, que este profissional saiba como advertir os jogadores, mas sem nunca menosprezá-los ou ridicularizá-los.

Infelizmente, os líderes acabam por usar o seu poder para inferiorizar os outros. Acreditam que o respeito se consegue dessa forma, pois eles colocam-se num patamar superior, e acham que assim os outros vão admirá-lo.

No entanto, esse tipo de atitude não consegue bons resultados, antes pelo contrário. Deixa a equipa desmotivada e os resultados dificilmente aparecerão.

Onde estudar para Treinador de Futebol:

Portugal:

Brasil:

Quer ser treinador de futebol? Então não deixe de investir numa boa formação e entre com o pé direito nesta carreira! Ao sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima