Motorista Particular

motorista particular

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Línguas Materiais e Tecnologias Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O motorista particular, também chamado de motorista pessoal, motorista VIP, motorista doméstico ou motorista privado, é um empregado doméstico que faz o transporte das várias pessoas do agregado familiar para o qual trabalha, assim como faz o transporte de objetos da família (ou para a família).

Para quem gosta de conduzir, esta pode ser uma profissão muito gratificante. Além de poderes passar o dia todo ao “volante”, vais criar um vínculo forte com os diversos elementos do agregado familiar, o que torna o ambiente de trabalho mais intimista, quase como se fosses mais um membro da família (especialmente se trabalhares durante muitos anos com as mesmas pessoas).

Apesar de não ser uma profissão muito falada (até porque não é qualquer família que contrata um motorista particular), a verdade é que tem havido uma procura maior por estes profissionais.

Portanto, se esta é uma profissão que te agrada, fica connosco e descobre o que faz um motorista pessoal, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como outras dicas para entrares nesta carreira com toda a força.

Vamos?

O que faz um Motorista Particular?

O motorista particular, ou motorista pessoal, transporta os vários elementos de um agregado familiar no automóvel da família. Além disso, ele também é responsável por limpar e fazer a manutenção da viatura (ou das várias viaturas, caso a família tenha mais do que uma).

Em alguns casos, o motorista pode fazer o transporte de pessoas externas à família (como visitantes, familiares ou amigos). Pode, ainda, ter de fazer o transporte de objetos, por exemplo, levar ou trazer encomendas.

Por manter uma relação diária com a família, o motorista pessoal tem de ser uma pessoa de confiança, responsável e competente. É muito importante que este profissional seja sempre muito pontual e conheça um mínimo de regras de etiqueta (principalmente quando trabalha para políticos ou pessoas da “alta sociedade”).

Motorista TVDE / Motorista Uber

Conhece também a Profissão de Motorista Uber / TVDE

Quais as suas funções

Um motorista particular, ou motorista pessoal, tem como principal função garantir o transporte de todas as pessoas de um agregado familiar, facilitando, assim, o dia a dia da família.

Entre as diferentes tarefas no seu quotidiano, podemos destacar:

  • Transportar os adultos para o trabalho, eventos, compras, entre outros
  • Levar e trazer as crianças à escola e outras atividades
  • Levar e trazer a família do aeroporto (é possível acompanhá-la também durante as férias ou encontros de trabalho, fazendo o transporte dos elementos da família)
  • Transportar idosos para o médico, passeios, ou outras atividades
  • Realizar a limpeza e manutenção dos diferentes veículos da família
  • Levar os veículos à inspeção e ao mecânico
  • Assegurar que os veículos seguem todas as normas de higiene, segurança e proteção do meio ambiente

Saídas no Mercado de Trabalho

Como motorista particular, ou motorista privado, podes encontrar trabalho em empresas dedicadas à oferta desses serviços, ou então podes ser contratado diretamente por uma família.

É mais fácil conseguires uma colocação através de uma empresa, pois as pessoas que contratam este tipo de serviços pedem sempre algumas referências e são muito exigentes com os seus funcionários. Nesse sentido, é mais comum que elas procurem uma empresa especializada do que procurar elas mesmas um motorista doméstico.

Como entrar na carreira de Motorista Particular?

Para seguires a profissão de motorista particular tens de ter carta de condução da categoria B. Em alguns casos, podem ser exigidas também outras categorias, como a D ou BE, por exemplo, embora seja raro haver essa exigência.

Ao contrário do que possas estar a pensar, para seres motorista privado tens de ser muito mais do que um simples condutor.

É fundamental que tenhas sempre uma condução defensiva, garantindo a segurança de todos os elementos do agregado familiar. É importante, também, que conheças bem as ruas da cidade em que vais trabalhar. Assim, ter boa memória mostra-se indispensável.

Tens também de ser muito atento e, nos dias de hoje, é imprescindível que saibas usar com destreza equipamentos e softwares de navegação.

Como o trabalho de motorista pessoal é, na maioria das vezes, prestado para famílias importantes, tens de saber regras de etiqueta, ser discreto e ter uma postura impecável.

A aparência também conta muito para este trabalho. Tens de ter uma boa higiene diária, cabelos sempre curtos e penteados, unhas cortadas, dentes bem cuidados e, no caso dos homens, barba sempre aparada).

Terás, ainda, de ter muita atenção às atitudes e formas de agir. Não deves fumar ou mastigar uma chiclete durante o trabalho, pois passam uma imagem negativa. Deves falar de forma discreta, mas num tom que seja audível e percetível. A expressão facial deve demonstrar seriedade, mas nunca antipatia.

Ter conhecimentos de outros idiomas é também importante. Falar inglês fluente é uma das exigências que se tem feito na contratação de motoristas particulares.

Onde estudar para Motorista Particular?

Como vimos, não existe uma formação específica exigida para quem quer ser motorista particular. No entanto, algumas formações podem ser-te muito úteis. Por exemplo, um curso de inglês ou um curso de protocolo e etiqueta podem dar-te alguns pontos extras na hora da entrevista (além de te darem conhecimentos importantes para o bom desempenho das tuas funções).

Existem também já cursos e formações para quem quer ser motorista VIP. Esta é uma excelente opção para quem quer dedicar-se a esta profissão, até porque as empresas de formação nesta área podem depois indicar-te para alguns trabalhos.

Deixamos-te aqui alguns cursos interessantes nesse sentido.

Portugal:

Brasil:

  • Curso profissionalizante de motorista particular – CPT
  • Curso de treinamento de motorista particular – UOV

Se o teu sonho é tornares-te motorista particular, então não deixes de fazer uma formação que te envolva diretamente nesta profissão. O conhecimento específico de uma área profissional é cada vez mais valorizado e é um diferencial para a tua carreira. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te todo o sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *