Professor de Jiu-Jitsu (Instrutor de Jiu-Jitsu)

professor de jiu-jitsu

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Jiu-Jitsu, também chamado de instrutor de Jiu-Jitsu, Sensei e, em alguns casos, Mestre (quando alcança a faixa preta e laranja), é o profissional que dá aulas desta arte marcial a crianças, adolescentes e adultos.

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que se tornou muito popular nos últimos anos e os professores são fundamentais para a sua transmissão. São eles os grandes responsáveis por ensinar esta arte marcial, não só em termos técnicos, mas toda a filosofia que a envolve.

Se és um amante de desporto e és, ou queres ser, praticante de Jiu-Jitsu, esta pode ser uma excelente opção de carreira.

Continua connosco e descobre o que faz um Professor de Jiu-Jitsu, quais as tarefas que tem no seu dia a dia de trabalho, as possibilidades no mercado de trabalho, assim como informações úteis para entrares nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de Jiu-Jitsu (Instrutor de Jiu-Jitsu)?

O Professor de Jiu-Jitsu é alguém que ensina outros a praticar esta arte marcial. Ele oferece instruções detalhadas sobre técnicas básicas e avançadas para todos os níveis de Jiu-Jitsu, bem como orientação sobre as melhores maneiras de treinar e competir.

Os professores não apenas ensinam as pessoas a executarem movimentos específicos, mas também ensinam estratégias gerais e valores morais importantes associados à prática de Jiu-Jitsu.

Além de excelente desportista, tens de ter uma forte habilidade didática. Não adianta seres muito bom nesta arte marcial se não conseguires passar esses conhecimentos para as outras pessoas.

Outra característica importante para este trabalho é a resistência física. Vais estar constantemente a fazer demonstrações dos exercícios, o que vai fazer com que gastes muita energia.

Por fim, deves ser uma pessoa sociável e com facilidade em criar laços com os outros. Lembra-te que serás a referência para os teus alunos e é crucial que eles se sintam inspirados por ti.

Quais as suas funções

O Professor de Jiu-Jitsu, também chamado de instrutor de Jiu-Jitsu, Sensei ou Mestre, tem como principal função ensinar esta arte marcial aos seus alunos. Além de transmitir técnicas de luta, é fundamental que este profissional garanta o bem-estar e a saúde dos alunos, respeitando os limites de cada um e com uma atitude responsável e defensiva durante os treinos.

Para que as aulas corram da melhor forma, é fundamental que o professor monte um plano de treinos, o qual é adaptado ao nível da turma, sempre deixando cronogramas estipulados, assim como registos que acompanhem o desenvolvimento dos atletas.

Tendo em conta que a integridade e saúde dos alunos é um fator primordial, os Professores de Jiu-Jitsu devem fazer uma manutenção adequada dos tatamis, assim como de todos os itens utilizados nos treinos.

Lembramos que o instrutor de Jiu-Jitsu é tido pelos alunos como um tutor. Portanto, é esperado que este profissional tenha uma postura empática e preocupada. A par disso, é crucial ter um grande controlo emocional, mantendo a disciplina diante da turma.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que tem vindo a crescer muito nos últimos anos, principalmente o Jiu-Jitsu brasileiro, motivo pelo qual uma carreira como Professor desta arte marcial te abre muitas portas profissionais.

Podes trabalhar em academias de artes marciais, ou em escolas específicas para o ensino de Jiu-Jitsu, mas também encontras trabalho em ginásios, centros comunitários, universidades, ou até em escolas que ofereçam essa arte marcial como opção.

Outra possibilidade é abrires o teu próprio negócio, formando a tua própria escola de Jiu-Jitsu. Como esta arte marcial tem tido uma procura imensa, esta é uma realidade cada vez mais comum, apesar de ser necessário um investimento inicial ainda considerável.

Se optares por seguir uma carreira independente como Professor de Jiu-Jitsu, aproveita as vantagens das redes sociais e da Internet para divulgar o teu trabalho.

Como entrar na carreira de Professor de Jiu-Jitsu (Instrutor de Jiu-Jitsu)?

Para te tornares Professor de Jiu-Jitsu qualificado tens de ter conhecimento profundo da própria arte marcial. Assim, tens de ser um conhecedor das regras deste desporto, assim como ter consciência clara das diferenças que existem entre os diferentes estilos de luta.

Nesse sentido, tens primeiro de ser um atleta de Jiu-Jitsu bem qualificado e com bastantes anos de treino. O ideal é que pertenças a uma academia que esteja filiada a uma Confederação de Jiu-Jitsu, pois assim vai ser mais fácil começares a tua carreira como Professor.

Além disso, se começares numa academia filiada a uma Confederação, é mais fácil depois, se quiseres ter um negócio próprio, aceder ao teu histórico como atleta e facilitando com que os futuros alunos participem de vários campeonatos.

Embora não seja exigida, ter uma formação superior em educação física pode trazer-te melhores oportunidades, pois terás conhecimento da biomecânica do corpo humano, assim como conhecimentos vastos para adaptar as atividades a cada aluno e, assim, ajudá-lo na sua evolução física no tatami.

Saber inglês também é importante para esta carreira, pois vai trazer-te um reconhecimento maior e vai permitir-te trabalhar em vários pontos do mundo e com atletas de várias nacionalidades.

Em Portugal, para poderes ser professor de artes marciais, independentemente da arte marcial, tens de ter o Título Profissional de Treinador/a de Desporto. Este é um documento oficial emitido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude que te autoriza a treinar no país, e tem uma validade de 3 anos.

Onde estudar para Professor de Jiu-Jitsu?

Como vimos, uma formação superior não é exigida para te tornares Professor de Jiu-Jitsu, embora o curso universitário na área da Educação Física seja reconhecido e te traga mais-valias no longo prazo.

No entanto, precisas de ter a credenciação para atuares como instrutor. Nesse sentido, o aconselhado é que faças um curso para treinador de jiu-jitsu. Deixamos-te aqui algumas opções.

Portugal:

Brasil:

  • Graduação em Educação Física e Esporte – USP; UNICAMP

Se o teu sonho é tornares-te um Professor de Jiu-Jitsu, então não deixes de procurar sempre boas formações na área para evoluíres na tua carreira. Esforça-te bastante, estuda com os melhores e vai em frente. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo a que te propões. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *