Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS)

Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Economia Física Geometria Descritiva Matemática Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, também conhecido como Professor de MACS, dá aulas de Matemática aos alunos do secundário do curso de Línguas e Humanidades. Esta Matemática é mais simples, focando em matérias que tenham interesse para quem segue as Ciências Sociais, como, por exemplo, estatística.

Este Professor tem um grande desafio pela frente, até porque muitos alunos que estão no curso de Línguas e Humanidades nunca gostaram de Matemática e não conseguiram bons resultados nesta disciplina no ensino básico.

Por isso, mais do que ensinar a matéria, é importante que o Professor seja capaz de estimular os alunos a estudar esta disciplina e que entendam a sua importância no dia a dia, assim como no seu futuro profissional.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, assim como as funções que ele tem no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, e o que tens de fazer para seguir esta carreira.

Curioso para saber mais sobre a profissão?

Então continua connosco!

O que faz um Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais?

O Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) dá aulas de Matemática aos alunos do secundário que seguiram o curso de Línguas e Humanidades. Esta disciplina opcional é bienal, portanto destina-se aos alunos do 10º e 11º anos.

O objetivo destas aulas é trazer situações reais para que os alunos sejam capazes de resolver os problemas com uso da Matemática.

Por isso, mais do que fazer com que os alunos saibam técnicas matemáticas, o Professor tem de fazer com que os alunos consigam perceber a importância prática do que é aprendido nas aulas.

Sendo assim, as aulas de MACS focam em temas que possam realmente ser interessantes para o futuro destes alunos, como, por exemplo:

  • Estatística e Probabilidades
  • Modelação Matemática (modelos matemáticos)
  • Modelos de grafos
  • Modelos de crescimento populacional

O Professor de MACS deve abordar estes temas de forma prática, de preferência com projetos da disciplina, mas também que estejam integrados em projetos interdisciplinares.

Quais as suas funções

A principal função do Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais é fazer com que os alunos olhem para a matemática como uma disciplina útil para o dia a dia e para o futuro profissional.

Como são alunos que “fugiram” da Matemática, esta pode ser uma tarefa complicada. No entanto, usando técnicas de ensino que tragam situações práticas para a sala de aula, os Professores são capazes de estimular os alunos a aprender esta disciplina.

Sendo assim, é importante que os Professores de MACS prepararem bem as aulas e criem projetos interessantes para os alunos desenvolverem ao longo do ano.

A melhor forma de preparar as aulas é conhecendo os alunos. Cada turma tem as suas particularidades. Por isso, se queremos ter bons resultados, devemos avaliar os conhecimentos dos alunos antes de passarmos “à ação”.

Têm também de preparar materiais didáticos para as aulas, assim como as provas de avaliação e trabalhos que sirvam para avaliar os conhecimentos dos alunos. No final de cada período letivo, o Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais também tem de avaliar todos os alunos.

Eles também participam de reuniões com os outros Professores para avaliar o desempenho da turma.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) pode trabalhar em escolas do ensino secundário, tanto do ensino público como do ensino privado. Como esta disciplina muitas vezes se torna o “calcanhar de Aquiles” dos alunos de Línguas e Humanidades, existem muitos centros de estudo e de explicações à procura dos serviços destes profissionais.

As aulas particulares também são uma hipótese para o Professor de MACS. Além de haver procura por estes serviços, consegues fazer esta atividade nos teus tempos livres.

Como entrar na carreira de Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais?

Para seguires a carreira de Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais no ensino secundário, tens de concluir o mestrado em ensino de Matemática. Este mestrado permite-te dar aulas de MACS, mas também de Matemática A e B aos alunos do secundário dos cursos de Artes Visuais, Ciências e Tecnologias e Ciências Socioeconómicas.

No caso de quereres progredir na carreira, podes fazer o doutoramento em Matemática para dar aulas na universidade. Este não é um caminho muito fácil, até porque só os melhores se conseguem evidenciar ao ponto de serem contratados pelas universidades.

Mas se esse é o caminho que escolheste, então investe bastante no teu doutoramento para que te tornes uma referência na área de especialização. Isso vai abrir-te todas as portas.

Onde estudar para Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais?

Portugal:

Como vimos ao longo deste artigo, o Professor de MACS desempenha um papel importante nos alunos que seguem Línguas e Humanidades. Como esta disciplina é detestada pela maioria dos jovens que estão neste curso, os Professores têm um grande desafio pela frente.

Se sentes que a tua vocação é ensinar e se queres ser Professor de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, então não desistas e vai em frente. Estuda, investe na tua formação, porque vai valer a pena todo o esforço. Nós, da equipa do Guia das Profissões, desejamos que tenhas um futuro brilhante!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top