Técnico Operador de Caracteres

técnico operador de caracteres

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Informática Literatura Multimédia

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico operador de caracteres é um dos muitos profissionais do audiovisual. Ele é responsável por operar os caracteres em filmes, programas de televisão gravados, chamadas e vinhetas, sempre seguindo o roteiro da produção.

No cinema e na televisão, são muitos os profissionais que estão envolvidos. Embora só vejamos alguns no pequeno e no grande ecrã, existem muitos mais atrás das câmaras e que são essenciais para que o projeto seja concluído com sucesso.

Se adoras o mundo da televisão e da 7ª arte, mas se não tens vontade nenhuma de aparecer para o grande público, então esta pode ser uma profissão interessante para ti.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira de técnico operador de caracteres. Vais descobrir, por exemplo, o que ele faz, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis.

Vens connosco?

O que faz um Técnico Operador de Caracteres?

O técnico operador de caracteres é o profissional que opera os caracteres em diferentes produções audiovisuais, como programas de televisão, vinhetas, filmes, entre outras, de acordo com o roteiro de produção.

Este técnico em Mídias audiovisuais trabalha com um gerador de caracteres, também chamado de GC.

Este equipamento é usado para inserirmos os créditos, por exemplo, nos filmes e programas. Basicamente, este equipamento permite incluir letras e números sobrepostos às imagens.

Para entenderes melhor o que faz este profissional, vamos ver um exemplo prático. Quando vemos, por exemplo, o telejornal, aparecem algumas frases no rodapé. Este é o trabalho do técnico operador de caracteres.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

Quais as suas funções

A principal função do técnico operador de caracteres é inserir os caracteres nas produções visuais com uso do gerador de caracteres, ou seja, é ele que insere letras e números nas imagens de programas de televisão, vinhetas, filmes e chamadas.

Sendo assim, ele é o responsável por adicionar as legendas (de filmes, ou não) nos diferentes programas, as quais estão registadas no roteiro de produção.

Além da inserção dos caracteres, este profissional também tem de fazer a revisão dos caracteres e artes, inserir identificadores e configurar artes. Portanto, conhecimentos de edição mostram-se importantes para realizar todas estas tarefas.

Conhece outras profissões que se encaixam na tua personalidade ao fazer os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico operador de caracteres trabalha em audiovisuais, principalmente em cinema e televisão.

A maior parte das vagas de trabalho são na televisão, até porque existem bem mais conteúdos a serem produzidos (gravados e ao vivo) e que precisam do trabalho de inserção de caracteres.

Embora existam mais vagas, ainda assim, não são muitas. Um único profissional é capaz de inserir os caracteres em vários programas num único dia. Portanto, não são necessários assim tantos técnicos.

Antes de ires, não deixes de conhecer a profissão de Montador (Editor)

Como entrar na carreira de Técnico Operador de Caracteres?

Não é preciso ter uma formação específica para seres técnico operador de caracteres. No entanto, geralmente pedem o ensino secundário completo (ensino médio, no Brasil).

Um curso na área da televisão, ou um curso de radialista, pode ser vantajoso para entrares na carreira. Além de conseguires uma oportunidade de trabalho com mais facilidade, vais abrir outras portas no mercado de trabalho, permitindo-te crescer profissionalmente.

Um curso de hardware e de edição também se mostram mais-valias para este cargo. Por isso, podes também ponderar ter estas formações. Também é valorizado o conhecimento de inglês básico e técnico.

Como a maior parte dos anúncios de emprego para este cargo exigem experiência anterior na área, talvez seja bom tentares um estágio ou ingressares como assistente técnico.

Se quiseres ser bem-sucedido nesta profissão, tens de gostar de trabalhar em equipa e ter grande facilidade em lidar com pessoas. Além disso, deves ser alguém focado, com atenção ao detalhe e proativo.

Talvez te interesse conhecer a profissão de Letrista de Animação

Onde estudar para Técnico Operador de Caracteres?

Como vimos, não existe um curso para formar o técnico operador de caracteres. No entanto, valorizam-se formações em televisão, radialista e edição, por exemplo. Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns exemplos de cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de trabalhar como técnico operador de caracteres, então pondera tirar um curso na área da televisão e/ou edição. Com toda a certeza, vai fazer a diferença ao longo da tua carreira. Sabemos que não vai ser um caminho fácil, mas acredita em ti e no teu potencial. Lembra-te que a tua felicidade só depende de ti. Luta por aquilo que queres e não baixes os braços. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top