Professor de Oficina Multimédia

Professor de Oficina Multimédia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Oficina Multimédia dá aulas aos alunos do 12º ano do curso de Artes Visuais. O objetivo desta disciplina é dar aos alunos conhecimentos e ferramentas para a produção multimédia.

Esta é uma aula tipicamente prática, o que envolve os alunos e estimula a sua aprendizagem. Sem dúvida, o curso de Artes Visuais é muito mais prático do que os restantes, muito pelo seu caráter criativo.

Se gostas da área das artes, em particular da produção multimédia, e tens vocação para ensinar os outros, então está na hora de conheceres esta profissão.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um Professor de Oficina Multimédia, assim como as funções que ele tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, e o que tens de fazer para seguir esta carreira.

Estás curioso para saber mais sobre esta profissão, não é verdade?

Então vem connosco!

O que faz um Professor de Oficina Multimédia?

O Professor de Oficina Multimédia dá aulas aos alunos do curso de Artes Visuais no 12º ano. O seu papel é dar aos alunos os conhecimentos para serem capazes de fazer produções multimédia.

Tendo em conta que existe uma tendência mundial para a conversão dos trabalhos para o mundo digital, então esta disciplina é essencial.

Apesar de ter uma componente prática muito forte, também é importante dar aos alunos os conceitos teóricos como um suporte e uma base de conhecimentos sólidos.

Sendo assim, as aulas de Oficina Multimédia permitem que os alunos apliquem os conhecimentos na prática multimédia.

Sabemos que as mudanças tecnológicas estão aí, e com muita rapidez. Por isso, dotar os alunos de conhecimentos sólidos na área do multimédia é essencial para que estes estejam preparados para enfrentar futuras mudanças no mercado de trabalho.

Por isso, a teoria é também muito importante, pois os alunos conseguem entender como as coisas funcionam e, desta forma, saberão usar qualquer software futuro. Sendo assim, o Professor de Oficina de Multimédia prepara os alunos para que sejam autónomos no seu futuro.

É importante que os Professores usem material didático que consiga cativar os alunos, mas que também sejam fáceis de atualizar, pois as mudanças na área são bem rápidas.

Para entenderes melhor a profissão de Professor de Oficina Multimédia, vamos dar uma olhadela às funções que ele desempenha no seu dia a dia.

Quais as suas funções

O Professor de Oficina Multimédia tem como função formar os alunos da área das Artes Visuais no que diz respeito à produção multimédia. Esta formação inclui o conhecimento de conceitos de base técnica, mas também a prática da multimédia integrada aos conteúdos das Artes Visuais, como, por exemplo:

  • Aguarelas
  • Fotografia
  • Desenhos a carvão
  • Pintura a óleo

Com estas aulas, os alunos devem ser capazes de usar os conceitos de forma correta, assim como integrar os seus conhecimentos em Artes no contexto digital.

Os Professores de Oficina Multimédia dão a conhecer aos alunos ferramentas de geração e tratamento de material digital, como, por exemplo:

  • Imagens
  • Animações
  • Sons
  • Vídeos
  • Gráficos

Para tal, durante o ano, o Professor de Oficina Multimédia aborda diferentes temas, entre os quais destacamos aqui, por exemplo:

  • Noções base da multimédia
  • Multimédia digital
  • Escrita em multimédia digital
  • Imagem, Som e Vídeo digital
  • Animação
  • Integração multimédia

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Oficina Multimédia pode trabalhar em escolas do secundário, tanto no ensino público, como no ensino privado. As vagas de trabalho não são muitas, até porque o número de turmas de Artes Visuais não é grande.

No entanto, com o mestrado em ensino de Artes Visuais, também vais podes dar aulas de outras disciplinas na área das Artes, o que torna o teu percurso profissionais mais rico, mas também vai ser mais fácil iniciares a tua carreira e conseguires uma boa colocação.

Podes também dar aulas do ensino artístico especializados na área das Artes Visuais e Audiovisuais.

Também podes dar aulas na universidade, mas precisas antes ter um doutoramento. A colocação em universidades é ainda mais difícil, até porque só os melhores conseguem.

Podes ainda trabalhar como investigador na área da Pedagogia e Didática das Artes Visuais, ou então em Museus e Câmaras, com vista ao desenvolvimento de práticas pedagógicas com escolas.

Como entrar na carreira de Professor de Oficina Multimédia?

Para seguires a profissão de Professor de Oficina Multimédia precisas ter o mestrado em ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Com este mestrado estás habilitado a concorrer ao grupo 600. Ou seja, poderás atuar como Professor de:

No ensino artístico especializado, estás apto a ensinar:

  • Teoria do Design
  • História e Cultura das Artes
  • Gestão das Artes
  • Projeto e Tecnologias
  • Oficina de Projetos de Construção
  • Oficina de Produtos Multimédia

Se quiseres seguir a carreira de Professor universitário, tens de concluir antes o doutoramento na área das Artes Visuais. É importante que te empenhes muito no doutoramento, pois só os alunos que se destacam dos outros conseguem uma colocação.

Onde estudar para Professor de Oficina Multimédia?

Portugal:

Queres ser professor de Oficina Multimédia? Então não desanimes e vai à luta. Estuda, conclui o teu mestrado e concorre às escolas. Com toda a certeza, vais conseguir ter sucesso na tua profissão!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top