Professor de Português L2 para Surdos

Professor de Português L2 para surdos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

História Línguas Literatura Psicologia

Idiomas:

Português

O Professor de Português L2 para Surdos dá aulas de Português como segunda Língua para surdos em todo o ensino básico e secundário. Esta profissão garante uma igualdade de oportunidades escolares para os alunos com deficiência auditiva, os quais não conseguiriam aprender em aulas de Português comuns.

Esta profissão, além de necessária, é, sem dúvida, de grande valor ético e moral. Sem estes Professores, os alunos surdos não teriam uma boa formação em Português e dificilmente se integrariam na nossa sociedade.

Sendo assim, podemos dizer que este profissional é uma peça essencial para a igualdade de todos os cidadãos, tenham eles, ou não, deficiências ou limitações.

Se esta é uma área que te atrai e se sentes que tens vocação para o ensino, então esta pode ser aquela carreira que procuravas. Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um Professor de Português L2 para surdos, assim como as suas funções no dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o percurso que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de Português L2 para Surdos?

O Professor de Português L2 para surdos (Português Língua segunda para surdos) ensina a Língua Portuguesa a alunos surdos. Este Professor tem como base um modelo bilingue com base na Língua Gestual Portuguesa, mas também na Língua Portuguesa.

Quando falamos em língua segunda, não nos referimos a alunos que sejam de outras nacionalidades. Referindo-nos aos surdos, a sua primeira língua é a Língua Gestual Portuguesa. Assim sendo, a Língua Portuguesa escrita e, em alguns casos, falada, é tida como a sua segunda Língua.

Por isso, os Professores não devem olhar para esta disciplina como o ensino de uma Língua estrangeira, ou Língua não materna, antes uma Língua específica para os alunos que apresentam surdez.

Sem dúvida, o ensino e a educação em alunos surdos mudou bastante nos últimos anos, muito pelo grande investimento em investigação científica em diferentes áreas (médicas, ciências da linguagem, educação).

Hoje olhamos para estes alunos como uma minoria cultural e linguística, e não mais como pessoas com patologias clínicas. Tendo eles exatamente a mesma capacidade cognitiva que os restantes, assim como a mesma capacidade de comunicação, a única diferença é que estes têm uma forma de comunicação por sinais (gestos).

Por muito que pensemos que a Língua Gestual é menor, a verdade é que esta tem uma estrutura muito parecida com a Língua falada. Os surdos conseguem uma combinação de sinais enorme e, por isso, são capazes de dizer todos os nomes, ações, ideias, pensamentos, conceitos…

O Professor de Português L2 para surdos vai ensinar a Língua Portuguesa aos alunos surdos tendo como base a Língua Gestual Portuguesa.

Quais as suas funções

A função do Professor de Português L2 para surdos ensina a Língua Portuguesa a alunos que têm surdez. Este Professor apresenta o mundo dos ouvintes aos surdos, o que os torna mais capazes de se integrarem na nossa sociedade.

Sendo assim, o principal objetivo destas aulas é fazer com que os surdos se tornem bilingues (Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa). E é isso que faz com que as crianças e jovens surdos se tornem ativos na sociedade, pois entendem e fazem-se entender no mundo dos ouvintes.

Como a Língua Gestual não tem um registo escrito, o ensino do Português L2 para surdos vai capacitar estes alunos a escreverem e lerem em Português.

No 1º ciclo, os alunos serão capazes de ler e escrever textos e frases simples, os quais estão relacionados com os domínios temáticos dados nas aulas.

No 2º ciclo do ensino básico, os alunos surdos que frequentam estas aulas vão estar aptos a ler com autonomia e interpretar criticamente os textos. São, ainda, capazes de traduzir para Língua Gestual Portuguesa os textos. Escrevem corretamente textos de diversos temas e respondem a questões.

Já no 3º ciclo do ensino básico, os Professores de Português L2 para surdos capacitam os seus alunos para lerem continuadamente textos em diferentes suportes, incluindo textos longos e complexos. Nesta altura, os alunos já serão capazes de ler legendas de um filme, por exemplo.

Também já conseguem escrever textos diversos, com boa articulação de ideias e com um campo lexical alargado.

No ensino secundário, os alunos são capazes de interpretar diferentes tipos de textos e escrever de modo fluente.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Português L2 para surdos em Portugal pode dar aulas em escolas públicas e privadas do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos), assim como do ensino secundário. Embora não sejam muitas as vagas de trabalho, a concorrência também não é grande, o que torna fácil uma colocação nas escolas.

É possível, ainda, dar aulas na universidade, embora seja muito difícil conseguirmos ficar colocados numa faculdade.

Outra opção é dar aulas individuais ou trabalhar em centros de estudo para alunos surdos. Muitos pais não olham a meios para dar todas as oportunidades aos seus filhos.

Por isso, se as aulas individuais, ou um acompanhamento em centros de estudo, traz vantagens educativas, os pais não hesitam em contratar estes serviços.

Como entrar na carreira de Professor de Português L2 para surdos?

Se queres seguir a profissão de Professor de Português L2 para surdos em Portugal, tens de concluir o Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos.

No Brasil, os Professores de Português L2 para surdos brasileiros têm uma graduação em Letras-Libras.

Em ambos os países, no caso de quereres seguir como Professor universitário, é necessário seguires os estudos e concluíres um doutoramento em Portugal, ou uma pós-graduação no Brasil.

Lembramos, mais uma vez, que as colocações em universidades são muito poucas e as vagas estão reservadas para os melhores dos melhores.

Onde estudar para Professor de Português L2 para surdos?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Português L2 para surdos? Sentes que essa é a tua missão? Então não desanimes e investe na tua formação. Vai valer a pena todo o esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top