Mestre Cervejeiro

Mestre Cervejeiro

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Matemática Química

Idiomas:

Português

O Mestre Cervejeiro é o especialista da produção de cerveja. Portanto, é o profissional que cria as receitas de novos sabores, mas também seleciona as matérias-primas a utilizar, comandando todo o processo de fabrico da bebida.

Mas vem saber tudo sobre essa profissão…

As cervejas artesanais estão na moda. O consumo destas bebidas tem crescido de forma significativa nos últimos anos e, portanto, têm aparecido muitas marcas novas. Mas também o consumo das versões comerciais continua em alta.

Afinal, quem não gosta de uma bejeca ou breja bem fresquinha? O setor cervejeiro é um dos que mais tem crescido no Brasil, mas também está em alta em países como Portugal. Assim, há várias oportunidades associados a esta área de atividade.

Neste âmbito, surge a profissão de Mestre Cervejeiro que é o grande responsável por definir o sabor apurado das melhores cervejas. Até se diz que a cerveja é tão boa quanto as pessoas que a criam!

Esta é também uma profissão marcada pela tradição, pois vem de tempos antigos. Mas, atualmente, o setor está munido de tecnologia que facilita em todas as fases da produção. Assim, o Mestre Cervejeiro já não precisa de andar a misturar a tina de mosto à mão!

Contudo, este profissional precisa de ter habilidades pessoais, bem como experiência e uma boa dose de conhecimentos.

Mas continua a ler para conheceres esta área tão saborosa…

Quanto ganha um Mestre Cervejeiro

Os ganhos da profissão estão muito associados à experiência do Mestre Cervejeiro, bem como ao seu local de trabalho.

Assim, há profissionais com vários anos de carreira e que trabalham nas grandes marcas de cerveja com salários bem interessantes. Contudo, também há os que trabalham em empresas menos conceituadas e que, portanto, têm rendimentos inferiores.

Mas também é preciso ver que algumas pessoas enveredam por esta área para criarem a sua própria cerveja. Assim, esses Mestres Cervejeiros podem obter todos os ganhos da sua produção, mas também vão ficar dependentes do potencial da sua marca e da forma como conseguirem afirmar-se no mercado.

Portanto, há vários fatores a ponderar antes de concluir por um valor salarial médio. Mas, na verdade, o mais importante é mesmo abraçar a carreira com paixão e empenho – esse será meio caminho andado para o sucesso.

O que faz um Mestre Cervejeiro

O Mestre Cervejeiro é responsável por criar as cervejas. Assim, ele elabora as receitas, experimentando as diversas matérias-primas e confirmando se o produto final é o desejado. Portanto, é uma espécie de “chef” das cervejas.

Assim, cabe-lhe coordenar e organizar todo o processo de produção da cerveja numa fábrica. Mas tanto pode trabalhar ao nível industrial e, por isso, para grandes marcas, ou em microcervejeiras, em produções de pequena escala.

Na verdade, o papel do Mestre Cervejeiro não muda muito, independentemente da dimensão da fábrica. Ele é sempre o garante da qualidade do produto final. Nesse processo, precisa de certificar que a bebida apresenta sempre as mesmas características no que se refere ao sabor, aroma, cor e espuma.

Mas para produzir boas cervejas, esse profissional precisa de ter amplos conhecimentos sobre as principais componentes da cerveja, por exemplo, o malte, o lúpulo e as leveduras. É importante que seja capaz de combiná-los nas proporções certas e da forma adequada.

Diferença entre Mestre Cervejeiro e Mestre em Estilos

Estes dois conceitos são bastante distintos um do do outro, embora a sua formulação os torne parecidos. Mas repara que um Mestre em Estilos é um Sommelier de Cervejas mais especializado. Na verdade, trata-se do topo da carreira no que se refere aos Sommeliers.

Portanto, o Mestre em Estilos é alguém que sabe identificar os tipos de cervejas (por exemplo, lagers e ales), bem como os seus vários estilos (por exemplo, pilsen, weiss e porter).

Assim, o Mestre Cervejeiro é um profissional bem distinto, pois põe a mão diretamente no fabrico da cerveja. Já o Mestre em Estilos tem especial competência para a provar e para avaliar as suas qualidades.

Como funciona uma fábrica artesanal de cerveja

Quais as suas funções

Uma boa parte do trabalho de um Mestre Cervejeiro passa por criar novas fórmulas e novos estilos de cerveja. Nesse processo, ele precisa de afinar os novos produtos para ficarem perfeitos para lançamento no mercado.

Deste modo, a sua rotina passa por provar o produto em todas as fases da produção, desde o mosto cervejeiro até à cerveja propriamente dita.

Repara que a fabricação de uma cerveja pode demorar, em média, cerca de quatro semanas, pois é preciso passar pelos processos de moagem, de fermentação e de maturação. Portanto, cabe ao Mestre Cervejeiro supervisionar todas essas fases.

Quando o processo corre bem, bastam pequenos ajustes. Mas se houver falhas ou se o produto final não agradar, pode ser necessário recomeçar tudo de novo.

O Mestre Cervejeiro deve seguir as indicações do Beer Judge Certification Program (BJCP) que aponta as características que cada estilo de cerveja deve ter. Contudo, as matéria-primas e as misturas que se podem fazer são tantas que o processo é desafiante.

Uma boa parte do processo é, assim, produto da experiência e do instinto do Mestre Cervejeiro.

Ele tem de combinar os ingredientes na medida certa, doseando o açúcar necessário e escolhendo a levedura e os lúpulos a utilizar. Mas vê que há cerca de 250 variedades de lúpulos que dão à cerveja características distintas!

Todavia, espreita de seguida aquelas que são as funções principais desse profissional:

  • Estudo e investigação de receitas
  • Experimentação de várias fórmulas
  • Criação de novas receitas
  • Preencher folhas da receita
  • Seleção de matérias-primas
  • Supervisão da moagem
  • Gerir fases de fermentação e maturação
  • Controle do sabor, cor, aroma e espuma
  • Acompanhamento do envase da cerveja.

Os testes que o Mestre Cervejeiro faz

No acompanhamento da qualidade da bebida, o Mestre Cervejeiro avalia seis dados essenciais que vamos apresentar de seguida:

  • Cor e textura – É avaliada através do “olhómetro” apurado do Mestre Cervejeiro e do seu instinto.
  • Espuma – É importante avaliar a espessura e a densidade do colarinho, bem como o tempo de formação, sendo que cada marca tem critérios próprios que é preciso alcançar.
  • Gás – O teor de gás carbónico respeita padrões definidos também pela marca.
  • Levedura – O Mestre Cervejeiro tem de avaliar a quantidade de fermento a usar no mosto.
  • Fermentação – É preciso perceber que quantidade de açúcar utilizar para obter os efeitos desejados.
  • Amargura – Há um aparelho próprio para medir as chamadas moléculas amargas da cerveja.

Saídas no Mercado de Trabalho

Há uma tendência interessante no mercado que pode ser uma boa notícia para os Mestres Cervejeiros. Há um crescimento vincado de microcervejeiras e também do setor das cervejas artesanais. Portanto, as oportunidades para os bons profissionais podem estar ao virar da esquina.

Contudo, a área mais comercial continua mantém uma boa toada de expansão e, assim, há igualmente oportunidades neste campo.

Todavia, deves considerar que nos tempos que correm, tudo o que é artesanal é mais valorizado. Portanto, se tens o know how e a resiliência necessárias, podes e deves tentar criar a tua própria marca de cerveja artesanal.

Esse setor é cada vez mais apreciado, mas para vingar, é preciso criar produtos de muito boa qualidade. Pois, só assim, conseguirás afirmar-te no mercado.

Mas qualquer que seja o teu caminho, este é um bom momento para quem quer fazer carreira no mundo da cerveja, uma vez que a bebida continua a ter muita saída.

Como entrar na carreira de Mestre Cervejeiro

Para seres Mestre Cervejeiro, não precisas de uma formação universitária. Contudo, é sempre uma mais-valia ter formação adequada na área, pois isso atesta a tua qualidade e, ao mesmo tempo, abre-te os horizontes.

Portanto, a melhor forma de entrares neste mercado, será através de um curso específico. Assim, poderás conseguir fazer um estágio na fábrica de uma grande empresa, o que te dará um bom traquejo para te lançares no mercado.

Repara que um Mestre Cervejeiro pode precisar de uns 15 anos para alcançar o patamar ideal em termos de aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos. Portanto, é preciso mover-se para encontrar oportunidades, pois ficar parado não serve de nada.

Mas também tens de perceber que para enveredar por essa profissão, tens de estar preparado para ir para o terreno e, portanto, para pôr as mãos na massa. Não podes esperar ser Mestre Cervejeiro apenas no papel: deves saber colocar as tuas receitas em prática.

Para lá disso tudo, é urgente que estejas sempre atualizado sobre o aparecimento de novas matérias-primas e sobre os vários estilos de cervejas, entre outros aspetos. Além disso, tens de fazer muitas provas e investir na inovação constante.

A curiosidade e a intuição são os fatores essenciais nessa profissão, pois precisas de apresentar aos consumidores, de forma regular, produtos inovadores e diferentes de tudo o que já existe – e, claro está, saborosos!

Onde estudar para Mestre Cervejeiro

Não há muitos cursos específicos para Mestre Cervejeiro. Contudo, há várias opções na arte da cervejaria que são uma ótima forma de te preparares para abraçar essa profissão.

Porém, também há pessoas que estudam em áreas como a Química, a Engenharia Alimentar ou até a Agronomia e que, depois, decidem fazer alguma especialização na área da cervejaria. Tudo depende das prioridades e preferências de cada um.

Mas para te ajudar na escolha, deixamos-te algumas opções onde podes procurar a formação certa para seres Mestre Cervejeiro…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que é e o que faz um Mestre Cervejeiro, achas que tens o que é preciso para fazeres sucesso nessa profissão? Se a resposta é sim, estuda e atira-te ao trabalho com paixão e empenho. Mas estamos certos de que terás muito sucesso. E brindamos daqui à tua sorte com uma bejeca ou breja a estalar!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top