Contabilista

contabilista

O Contabilista é o profissional que faz análises e classificações financeiras e contabilísticas (contábeis). Ele é formado em contabilidade, fazendo parte de uma ciência com base económica, tendo como principal objetivo estudar o património das empresas ou pessoas singulares (pessoas físicas), assim como fenómenos e variações económicas e financeiras.

Outros nomes para esta profissão: Contabilidade, Contador, Técnico de Contabilidade

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Matemática
  • Idiomas: Inglês, Português

A contabilidade permite um controlo e um planeamento adequado, por isso é tão importante para a saúde financeira das empresas, mas também importante para as pessoas singulares.

Se está a pensar seguir esta carreira, então continue a ler este artigo e saiba o que faz este profissional no seu dia a dia, quais as funções que desempenha, como pode entrar na carreira de contabilista e quais as saídas no mercado de trabalho. Confira!

O que faz um contabilista?

Este profissional é responsável por fazer análises contabilísticas e financeiras, assim como classificações das mesmas. Além disso, é ele que faz a administração de tributos, faz o controlo dos ativos, tendo como base a apuração de resultados e a análise de custos. 

O contabilista elabora também demonstrações contabilísticas, balanços e balancetes, e é ele também que faz a análise financeira e patrimonial das empresas e pessoas singulares.

Este profissional também fica responsável por fazer a supervisão de todas as atividades que decorrem no departamento de contabilidade, para que todos os relatórios e registos estejam de acordo com as normas e legislação.

No seu dia a dia, ele estuda a planificação de circuitos contabilísticos, tendo como base a análise de vários setores da empresa ou instituição. 

Assim sendo, ele recolhe todos os elementos necessários para determinar custos e também consegue determinar os resultados do investimento. 

O trabalho do contabilista é essencial para os gestores e administradores das empresas, tendo em conta que é partir dos relatórios contabilísticos que podem tomar decisões concretas que possibilitem o crescimento e a evolução da empresa.

Este profissional deve ter um talento inato com os números, visto que terá de lidar com eles o dia todo. Além disso, é imprescindível que tenha uma boa capacidade de análise, e interpretação de números. Conhecimentos em recursos humanos, gestão financeira e gestão comercial são uma mais-valia para aqueles que querem destacar-se no mercado de trabalho.

Quais as suas funções

O profissional da área da contabilidade poderá exercer diversas funções de acordo com a sua área de atuação. Sendo assim, é importante olharmos para cada uma dessas áreas em particular, de forma a conseguirmos determinar as funções específicas destes profissionais. Vejamos!

Contabilidade financeira

O profissional que atua na contabilidade financeira fica responsável por fazer o relato financeiro da empresa ou organização em que atua, tendo como base a análise de documentos contabilísticos.

Além disso, é ele que elabora a demonstração do Balanço, lucros de caixa e os resultados líquidos do negócio. Este relatório financeiro permite que as empresas possam ter acesso a estas informações imprescindíveis para o bom funcionamento do negócio.

Contabilidade de gestão

O profissional que trabalha nesta área tem de ter conhecimentos de gestão interna das empresas, além dos óbvios conhecimentos em contabilidade. Ele fica responsável por desenvolver o relato onde encontra as diferenças entre os orçamentos da empresa e a realidade da mesma.

Saídas no mercado de trabalho

O trabalho dos contabilistas é essencial para as empresas, garantindo a sua saúde financeira, mas também é importante para garantir que elas estão em conformidade com as regras e a legislação vigente no país.

Pela sua importância, o mercado de trabalho é bastante favorável, encontrando facilmente emprego para pequenas, médias e grandes empresas. 

Além de poder exercer a sua atividade para uma determinada empresa, para o departamento de contabilidade, é possível também ser contratado para empresas de contabilidade, as quais oferecem este serviço a empresas de outros setores.

O contabilista também pode optar por exercer a sua profissão por conta própria, prestando serviços como freelancer, ou pode abrir o seu próprio escritório de contabilidade. 

Como entrar na carreira de contabilista

Se quer seguir a carreira de contabilista, ou se quer evoluir na sua carreira, é necessário ter o curso superior de Contabilidade. 

Em Portugal, tem à sua disposição a licenciatura de contabilidade, a qual tem duração de três anos, e o mestrado, o qual tem a duração de mais dois anos. Depois do processo de Bolonha, o mestrado tornou-se essencial para aqueles que queiram evoluir na carreira, e tornarem-se profissionais especializados. Por isso, se quer ter uma carreira sólida, opte por fazer a licenciatura e mestrado.

No Brasil, o contabilista deve concluir o curso superior de ciências contábeis, ficando com o diploma de bacharel. Este diploma confere-lhe o título de contador, depois de ter sido aprovado no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

Se fez uma formação de nível técnico, e se conseguiu obter o seu registro até dia 1 de julho de 2015, receberá o título de técnico de contabilidade.

Onde estudar Contabilidade

Portugal:

Brasil:

Ser contabilista implica uma grande responsabilidade, assim como senso ético e rigor. Estas são características essenciais para o exercício da profissão, assim como os conhecimentos específicos e técnicos da contabilidade. Sendo uma profissão de futuro, é uma boa escolha para aqueles que querem iniciar uma carreira sólida, mas também para todos os profissionais da área administrativa que queiram melhorar a sua condição. Sem dúvida, é uma ótima escolha!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima