Guia Turístico

guia turístico

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Antropologia Geografia História História da Cultura e das Artes Línguas

Idiomas:

Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Português

Alguma vez quiseste tornar-te num Guia Turístico profissional? Então este artigo é para ti! Um Guia Turístico, ou Guia de Turismo, é uma pessoa que acompanha os turistas em excursões, fornecendo-lhes informação sobre os locais que visitam.

Como Guia Turístico, serás responsável por garantir que o teu grupo turístico tenha uma experiência agradável e segura.

Para amantes de viagens, de história e de arte, esta é uma profissão mais do que aliciante, mas, ao mesmo tempo, desafiadora. Não basta conhecer bem os pontos turísticos, é preciso saber comunicar em várias línguas, além do gosto em lidar com pessoas.

Se esta é uma profissão que te interessa, então continua connosco e descobre o que faz um Guia Turístico, quais as tarefas que ele tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Guia Turístico?

O trabalho de um Guia Turístico envolve liderar grupos de pessoas em atividades turísticas. A sua principal responsabilidade é passar informação sobre os locais que está a visitar e assegurar que todos no grupo se estão a divertir e a tirar proveito do passeio.

Se seguires esta carreira, vais ser responsável por ajudar o grupo a descobrir lugares desconhecidos, garantindo a sua segurança em ambientes estrangeiros, assim como dar indicações quando necessário.

Também podes ter de tratar de questões logísticas, tais como transportar grupos de pessoas de um lugar para outro, arranjar alojamento e organizar viagens, coordenar atividades durante as visitas, encontrar restaurantes ou cafés perto de atrações ou locais visitados, entre outras tarefas logísticas (muito embora estas tarefas geralmente sejam entregues a um agente de turismo).

A sua principal responsabilidade é garantir que os turistas têm uma experiência excecional, fornecendo informações sobre os diferentes locais de interesse, eventos e atrações. É possível que tenhas de fazer também apresentações sobre geografia, história, cultura e costumes do local/país.

É importante lembrar que não há duas excursões iguais! Cada uma exigirá abordagens diferentes, dependendo do público.

Quais as suas funções

A principal função do Guia Turístico é garantir que os turistas que tem a seu cargo têm uma experiência enriquecedora durante a visita à cidade/país. Nesse sentido, ele pode ter diversas responsabilidades a seu cargo, entre as quais se destacam:

  • Acompanhar e orientar grupos de turistas em excursões, visitas a locais de interesse histórico, natural, artístico ou social
  • Montar roteiro de viagens
  • Organizar atividades
  • Apresentar informações sobre os locais, incluindo histórias engraçadas e lendas do local
  • Transportar as pessoas
  • Reservar alojamento, restaurantes, entre outras tarefas logísticas

Para este trabalho, além de muita comunicatividade, é importante que sejas uma pessoas responsável e organizada, mas também flexível ao ponto de perceberes quais as expectativas de cada grupo que estás a orientar.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como Guia Turístico, existem muitas oportunidades de carreira disponíveis para ti. Dependendo de onde vives e de onde decides trabalhar, poderás encontrar-te a trabalhar como planeador de itinerários ou a liderar visitas guiadas em locais como, por exemplo, parques nacionais, cidades históricas ou museus.

Também podes trabalhar em navios de cruzeiro ou fornecer os teus serviços como guia privado para pessoas ou pequenos grupos de viajantes que queiram que alguém lhes mostre a cidade ou o país que estão a visitar.

Podes também atuar como Guia Turístico independente, realizando passeios e excursões por conta própria.

Como entrar na carreira de Guia Turístico?

Se estás interessado em tornar-te um Guia Turístico profissional, há vários passos que tens de dar antes de entrares nesta profissão. O domínio de, pelo menos, dois idiomas é fundamental. Além disso, tens de ser uma pessoa com excelentes capacidades de comunicação e com conhecimentos na área do turismo.

Ter uma formação na área do turismo é, portanto, um fator indispensável para teres sucesso nesta carreira. Podes optar por uma formação académica (curso superior) ou por uma formação profissional técnica.

Para seres Guia de Turismo no Brasil tens de ser um profissional qualificado e tens de estar cadastrado no Ministério do Turismo pelo Cadastur.

Onde estudar para Guia Turístico Profissional?

Como dissemos, para seguires a profissão de Guia Turístico podes optar por fazer uma formação académica ou profissionalizante. Deixamos-te aqui alguns cursos que podem ser interessantes para ti.

Portugal:

Brasil:

Ser um guia turístico profissional pode ser uma opção de carreira incrivelmente gratificante – tanto financeiramente como pessoalmente. Se esse é o teu sonho, investe em boas formações e dedica-te bastante. Com toda a certeza conquistarás tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *