Auxiliar de Saúde

Auxiliar de Saúde

O auxiliar de saúde ajuda os médicos e enfermeiros a prestarem cuidados de saúde aos doentes. Eles ajudam a recolher e transportar amostras, limpam e higienizam os espaços, e ajudam na administração e logística dos serviços de saúde.

Outros nomes para esta profissão: Técnico Auxiliar de Saúde

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Educação Física, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Embora não seja uma pessoa com qualificações superiores, a verdade é que este técnico é muito importante na prestação de serviços de saúde de excelência.

Se gostas da área da saúde, esta pode ser uma boa escolha para o teu futuro. Além de poderes trabalhar numa área que gostas, tem bastante saída no mercado de trabalho.

Queres saber mais sobre a profissão de técnico auxiliar de saúde? Então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber! Vem connosco!

O que faz um Auxiliar de Saúde?

Enquanto auxiliar de saúde, vais ajudar os profissionais de saúde qualificados na prestação de cuidados aos doentes. Normalmente vais trabalhar com enfermeiros, e eles vão dar-te todas as orientações.

Também vais ajudar nos cuidados post-mortem, seguindo todas as orientações dos profissionais de saúde.

Além disso, vais tratar da limpeza e da higienização dos espaços, roupas, e de todos os equipamentos e materiais médicos.

Também vais ajudar nas atividades de apoio nos diferentes serviços e unidades de saúde, e ajudar os profissionais de saúde a recolher e a transportar amostras biológicas.

Podemos dizer que os auxiliares de saúde são o braço direito dos profissionais de saúde, porque estão sempre lá para tudo o que é preciso e garantem que os serviços de saúde são feitos com o máximo de perfeição.

Quais as suas funções

O auxiliar de saúde desempenha muitas funções ao longo do seu dia de trabalho. Podemos falar, aqui:

  • Ajudar os doentes na higiene
  • Garantir o conforto dos utentes de acordo com as orientações do enfermeiro
  • Ajudar os enfermeiros a tratar feridas e úlceras
  • Apoiar os enfermeiros a preparar os pacientes para cirurgias e ajudar no pós-operatório
  • Ajudar os doentes, sempre que for preciso, a comerem e beberem
  • Transferir e reposicionar os doentes quando eles não conseguirem fazê-lo sozinhos
  • Limpar e higienizar espaços, roupas, equipamentos e materiais
  • Recolher e fazer a triagem da roupa dos utentes
  • Limpar as superfícies e o espaço onde estão os utentes
  • Lavar e desinfetar o material clínico e hoteleiro
  • Conservar e guardar o material clínico e hoteleiro
  • Lavar e desinfetar equipamentos
  • Recolher e fazer a triagem de resíduos hospitalares de acordo com as normas de higiene e segurança
  • Transportar informações dos utentes entre serviços de prestação de saúde
  • Tratar e encaminhar contactos telefónicos
  • Encaminhar os utentes, familiares e cuidadores
  • Ajudar os profissionais de saúde a recolher as amostras biológicas
  • Transportar amostras biológicas para o serviço correspondente

Pode parecer uma profissão como outra qualquer, mas a verdade é que exige muita dedicação e vocação. Não é um trabalho fácil. Vais ter de lidar com pessoas doentes, muitas incapacitadas, e vais ter de ajudá-las a levantar, ir à casa de banho, vestir, comer…

Por isso, é preciso amares aquilo fazes! Saber que podes fazer a diferença na vida destas pessoas é, sem dúvida, uma grande motivação. Mas é preciso mais do que isso!

É preciso ter esse desejo de ajudar o próximo e fazer de tudo para que as pessoas que precisam de ajuda possam ter mais qualidade de vida enquanto estão hospitalizadas.

Saídas no Mercado de Trabalho

A área da saúde tem vindo a crescer muito nos últimos anos, depois de um período de estagnação que o país viveu e afetou seriamente este setor, especialmente a saúde pública.

O envelhecimento da população e procura por maior qualidade de vida veio trazer novos desafios para a saúde. Existe maior procura dos utentes por serviços de saúde de qualidade, não só com objetivos curativos, como preventivos.

Sendo assim, é preciso um número maior de profissionais da área e, de preferência, qualificados. Quando falamos em profissionais qualificados, não estamos a falar só de pessoas com curso superior. Falamos também de pessoas com formação para fazer tarefas em meio hospitalar, como é o caso do auxiliar de saúde, por exemplo.

Além de poderes trabalhar em hospitais públicos, também encontras vagas de trabalho em clínicas privadas, centros de saúde, lares e centros de dia.

Assim como se verificou um aumento da procura dos auxiliares de saúde em hospitais e clínicas, também se verificou o mesmo aumento em lares e centros de dia. Sem dúvida, o país tem cada vez mais instituições de cuidados a idosos (integrais ou parciais), e os técnicos auxiliares são peças fundamentais para o bom funcionamento destas.

 

Como entrar na carreira de Auxiliar de Saúde

Como já dissemos, esta não é uma profissão fácil e requer muito amor àquilo que se faz. Sendo assim, o auxiliar de saúde é um profissional que merece todo o nosso respeito e admiração.

Sem dúvida, os técnicos auxiliares de saúde garantem o bom funcionamento e a logística dos hospitais, clínicas e centros de saúde. Sem eles era impossível garantirmos a limpeza e a desinfeção dos espaços, materiais e equipamentos, e seria impossível dar atenção a todos os doentes.

As funções que desempenham exigem muito, tanto física, assim como psicologicamente. Por isso, é fundamental estar preparado para isso!

Sendo assim, se quiseres ser auxiliar de saúde, o melhor é optares por fazer uma formação. Existem cursos presenciais, semi-presenciais (b-learning) e à distância (e-learning).

Independentemente da modalidade do curso, é importante fazer sessões práticas complementares para entrares em contacto com a realidade do trabalho e, assim, conheceres a realidade do dia a dia.

Onde estudar para ser Auxiliar de Saúde

Portugal:

Brasil:

Se queres ser auxiliar de saúde, então está na hora de arregaçar as mangas e seguir os teus sonhos! Encontra um curso bom perto de ti e faz a tua inscrição ainda hoje! Ao sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima