O auxiliar de saúde ajuda os médicos e enfermeiros a prestarem cuidados de saúde aos doentes. Eles ajudam a recolher e transportar amostras, limpam e higienizam os espaços, e ajudam na administração e logística dos serviços de saúde.
Embora não seja uma pessoa com qualificações superiores, a verdade é que este técnico é muito importante na prestação de serviços de saúde de excelência.
Se gostas da área da saúde, esta pode ser uma boa escolha para o teu futuro. Além de poderes trabalhar numa área que gostas, tem bastante saída no mercado de trabalho.
Queres saber mais sobre a profissão de técnico auxiliar de saúde? Então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber! Vem connosco!
O que faz um Auxiliar de Saúde?
Enquanto auxiliar de saúde, vais ajudar os profissionais de saúde qualificados na prestação de cuidados aos doentes. Normalmente vais trabalhar com enfermeiros, e eles vão dar-te todas as orientações.
Também vais ajudar nos cuidados post-mortem, seguindo todas as orientações dos profissionais de saúde.
Além disso, vais tratar da limpeza e da higienização dos espaços, roupas, e de todos os equipamentos e materiais médicos.
Também vais ajudar nas atividades de apoio nos diferentes serviços e unidades de saúde, e ajudar os profissionais de saúde a recolher e a transportar amostras biológicas.
Podemos dizer que os auxiliares de saúde são o braço direito dos profissionais de saúde, porque estão sempre lá para tudo o que é preciso e garantem que os serviços de saúde são feitos com o máximo de perfeição.
Quais as suas funções
O auxiliar de saúde desempenha muitas funções ao longo do seu dia de trabalho. Podemos falar, aqui:
- Ajudar os doentes na higiene
- Garantir o conforto dos utentes de acordo com as orientações do enfermeiro
- Ajudar os enfermeiros a tratar feridas e úlceras
- Apoiar os enfermeiros a preparar os pacientes para cirurgias e ajudar no pós-operatório
- Ajudar os doentes, sempre que for preciso, a comerem e beberem
- Transferir e reposicionar os doentes quando eles não conseguirem fazê-lo sozinhos
- Limpar e higienizar espaços, roupas, equipamentos e materiais
- Recolher e fazer a triagem da roupa dos utentes
- Limpar as superfícies e o espaço onde estão os utentes
- Lavar e desinfetar o material clínico e hoteleiro
- Conservar e guardar o material clínico e hoteleiro
- Lavar e desinfetar equipamentos
- Recolher e fazer a triagem de resíduos hospitalares de acordo com as normas de higiene e segurança
- Transportar informações dos utentes entre serviços de prestação de saúde
- Tratar e encaminhar contactos telefónicos
- Encaminhar os utentes, familiares e cuidadores
- Ajudar os profissionais de saúde a recolher as amostras biológicas
- Transportar amostras biológicas para o serviço correspondente
Pode parecer uma profissão como outra qualquer, mas a verdade é que exige muita dedicação e vocação. Não é um trabalho fácil. Vais ter de lidar com pessoas doentes, muitas incapacitadas, e vais ter de ajudá-las a levantar, ir à casa de banho, vestir, comer…
Por isso, é preciso amares aquilo fazes! Saber que podes fazer a diferença na vida destas pessoas é, sem dúvida, uma grande motivação. Mas é preciso mais do que isso!
É preciso ter esse desejo de ajudar o próximo e fazer de tudo para que as pessoas que precisam de ajuda possam ter mais qualidade de vida enquanto estão hospitalizadas.
Saídas no Mercado de Trabalho
A área da saúde tem vindo a crescer muito nos últimos anos, depois de um período de estagnação que o país viveu e afetou seriamente este setor, especialmente a saúde pública.
O envelhecimento da população e procura por maior qualidade de vida veio trazer novos desafios para a saúde. Existe maior procura dos utentes por serviços de saúde de qualidade, não só com objetivos curativos, como preventivos.
Sendo assim, é preciso um número maior de profissionais da área e, de preferência, qualificados. Quando falamos em profissionais qualificados, não estamos a falar só de pessoas com curso superior. Falamos também de pessoas com formação para fazer tarefas em meio hospitalar, como é o caso do auxiliar de saúde, por exemplo.
Além de poderes trabalhar em hospitais públicos, também encontras vagas de trabalho em clínicas privadas, centros de saúde, lares e centros de dia.
Assim como se verificou um aumento da procura dos auxiliares de saúde em hospitais e clínicas, também se verificou o mesmo aumento em lares e centros de dia. Sem dúvida, o país tem cada vez mais instituições de cuidados a idosos (integrais ou parciais), e os técnicos auxiliares são peças fundamentais para o bom funcionamento destas.
Como entrar na carreira de Auxiliar de Saúde
Como já dissemos, esta não é uma profissão fácil e requer muito amor àquilo que se faz. Sendo assim, o auxiliar de saúde é um profissional que merece todo o nosso respeito e admiração.
Sem dúvida, os técnicos auxiliares de saúde garantem o bom funcionamento e a logística dos hospitais, clínicas e centros de saúde. Sem eles era impossível garantirmos a limpeza e a desinfeção dos espaços, materiais e equipamentos, e seria impossível dar atenção a todos os doentes.
As funções que desempenham exigem muito, tanto física, assim como psicologicamente. Por isso, é fundamental estar preparado para isso!
Sendo assim, se quiseres ser auxiliar de saúde, o melhor é optares por fazer uma formação. Existem cursos presenciais, semi-presenciais (b-learning) e à distância (e-learning).
Independentemente da modalidade do curso, é importante fazer sessões práticas complementares para entrares em contacto com a realidade do trabalho e, assim, conheceres a realidade do dia a dia.
Onde estudar para ser Auxiliar de Saúde
Portugal:
Brasil:
Se queres ser auxiliar de saúde, então está na hora de arregaçar as mangas e seguir os teus sonhos! Encontra um curso bom perto de ti e faz a tua inscrição ainda hoje! Ao sucesso!
4 comentários em “Auxiliar de Saúde”
Tenho o curso de auxiliar de enfermagem e quero concluir o tec de enfermagem. Posso arrumar um serviço de auxiliar de saúde
auxiliar de saúde e a mesma coisa de auxiliar de enfermagem
Gostaria de saber quais vão ser os critérios para ter direito a ser reconhecido como (TAS) a alguém que trabalha há 16 anos no SNS entre internamento (medicinas ) e cuidados continuados na comunidade ? Obrigada!!
Olá Maria Judite.
Não estamos em condições de responder a essa pergunta. Sugerimos que contactes a Associação Portuguesa dos Técnicos Auxiliares de Saúde para uma resposta devidamente informada.
Esperamos ter ajudado e desejamos-te o maior dos sucessos!