Desenhador Audiovisual

Desenhador Audiovisual

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O desenhador audiovisual é um profissional da área artística que atua tanto na imagem, mas também atua como técnico na área do som e do vídeo, principalmente no que diz respeito à produção de conteúdos audiovisuais.

Esta é uma profissão da área dos audiovisuais que requer muita criatividade e pensamento “fora da caixa”. Portanto, se tens estas qualidades, esta pode ser a profissão que tanto estavas à procura. Além de trabalhares com imagem e som, vais poder estar dentro do mundo do espetáculo. Isso inclui todo o glamour deste meio, que tanto nos entusiasma.

Se achas que esta pode ser uma profissão que te agrada, então estás no sítio certo!

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um desenhador audiovisual, quais as suas funções no dia a dia do trabalho, como está o mercado, e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Curioso? Então continua connosco!

O que faz um desenhador audiovisual?

O desenhador audiovisual trabalha artisticamente a imagem, mas também trabalha de forma técnica na área do som ou vídeo. O foco deste profissional é a produção de conteúdos audiovisuais, para diferentes áreas.

A vantagem das produções audiovisuais é que permitem expressar a mensagem visualmente, mas também permite trabalhar com imagens em movimento e com sonorização.

O desenhador audiovisual tem um olhar artístico que permite fazer projetos audiovisuais incríveis. O mundo do espetáculo tem sido um dos que mais tem ganho com a presença deste profissional.

Desde música com projeção de imagens e vídeos, até projetos de imagem complexos como cenários, o desenhador consegue colocar no palco mais vida, mais realismo, e mais magia também.

Para perceberes um pouco melhor, vamos dar uma olhadela às funções que terás se seguires esta carreira.

Quais as suas funções

O desenhador audiovisual é o artista da imagem. Por isso, é ele que trabalha a edição de vídeo, cria o roteiro, mas também trabalha com a cenografia, figurino, fotografia, sonorização e, em alguns casos, com direção.

Um espetáculo é a soma de várias partes. São muitos os profissionais que trabalham para um mesmo fim. Sendo assim, a soma do desenhador na equipa só podia fazer com que o patamar a que estávamos acostumados se elevasse.

Os desenhos audiovisuais nos espetáculos são cada vez mais comuns, não só na área da música, como no teatro, desfiles de moda, entre outros. Exposições de arte também têm apostado bastante nessas produções, até para cativar mais público, e um público diferente.

Portanto, é importante conhecer bem o projeto, o público que queremos atingir, e o objetivo da produção para conseguirmos ter um bom resultado.

Agora que já sabes mais sobre esta profissão, vamos ver como está o mercado de trabalho.

Saídas no mercado de trabalho

O mercado de trabalho na área do audiovisual é bastante bom. Espetáculos incluem, cada vez mais, projetos audiovisuais para se conseguirem grandes performances. Falamos de espetáculos de teatro, óperas, música, entre muitos outros.

Além disso, o desenhador pode atuar com outros meios, como publicidade, por exemplo, e com a internet. As produções audiovisuais na internet têm evoluído muito, e a necessidade de contratar um desenhador audiovisual é cada vez maior.

É claro que existem muitas pessoas a quererem trabalhar na área, mas a verdade é que as oportunidades são muitas. Então, não terás grande dificuldade em conseguir um trabalho.

Está na hora de saberes, agora, o que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Como entrar na carreira de desenhador audiovisual?

Se queres entrar na carreira de desenhador audiovisual, tens de ter um curso de Design audiovisual. Esta profissão implica conhecimentos técnicos e teóricos mais profundos e, por isso, é preciso uma formação universitária.

O curso superior oferece competências tanto ao nível da pesquisa e teoria, como ao nível da criação artística. Ao concluíres este curso, vais ser capaz de trabalhar com design audiovisual, mas também vais poder trabalhar com investigação em fotografia, ficção e cinema documental. Além disso, vais ser capaz de trabalhar com som, realização, produção e direção de fotografia.

Vê agora onde podes estudar.

Onde estudar para desenhador audiovisual?

Portugal:

Brasil:

Ser desenhador audiovisual pode ser uma profissão fantástica para quem quer trabalhar com audiovisuais. As saídas profissionais são muitas, o que te coloca em mãos várias oportunidades de trabalho.

Sendo assim, se ainda estavas na dúvida, está na hora de agarrares o teu sonho e seguires em frente com toda a garra e dedicação. Com toda a certeza, o sucesso é garantido.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top