Roteirista de Animação (Guionista)

roteirista de animação (guionista)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O guionista, ou roteirista de animação, é o profissional que cria um argumento/ guião/ roteiro de animação a partir de uma obra, texto ou ideia. Este pode ter diálogos, ou não, e é a partir do guião que se vai criar o filme de animação.

É o roteirista que cria e assina a história de animação. Poderá criar a história a partir do zero, ou então a partir de um texto ou de uma obra literária.

Se és uma pessoa criativa, se gostas de escrever e tens uma paixão por animação, então esta pode ser uma excelente escolha profissional.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre a profissão de roteirista de animação. Vais descobrir, por exemplo, o que este profissional faz, as saídas no mercado de trabalho, o que precisas fazer para entrar nesta carreira, entre outras informações úteis.

Vens connosco?

O que faz um Roteirista de Animação (Guionista)?

O roteirista de animação cria o argumento ou roteiro de animação. Este roteiro pode ser desenvolvido do zero, ou a partir de uma obra já existente. Nele, estão incluídos diálogos, sequências de ação, assim como outros detalhes importantes para contar a história.

Primeiro ele tem de pensar na trama, nas personagens que estarão envolvidas, e depois criar o desenrolar da história. Sendo assim, o primeiro passo é criar um documento com os dados mais importantes para a história.

Cada personagem deve ter definida a personalidade e história de vida, antes mesmo de desenvolver a trama do argumento. Além disso, deve definir o espaço e o tempo da história. Depois segue-se uma linha temporal da história, onde se definem as sequências das ações/acontecimentos.

Depois deste “rascunho” criado, o roteirista desenvolve o guião ou argumento com base no que foi determinado nele.

É claro que existem algumas coisas que podem ser alteradas à medida que vamos criando a história. No entanto, regra geral, os guionistas costumam manter-se fiéis à estrutura criada.

Quais as suas funções

O roteirista de animação cria roteiros / guiões para animação. Ou seja, ele cria a história a ser contada. Além da criação do zero, ele também pode adaptar uma história, ideia, ou obra literária para animação, desenvolvendo o roteiro a partir destas.

O desenvolvimento do roteiro deve ser feito a pensar numa trama que instigue o público, que o deixe curioso para saber o que vai acontecer e como vai terminar. Em alguns casos, deverá pensar em como deixar a história em aberto para filmes / séries seguintes.

Embora seja o criador da história, ele tem de trabalhar sob a aprovação do produtor e/ou realizador.

Ainda não sabes se esta é a profissão ideal para ti? Então usa o nosso simulador e faz os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

Se queres trabalhar como roteirista de animação, ou guionista de animação, poderás encontrar um trabalho seguro em estúdios de animação. No entanto, esse cenário é incomum. A maior parte dos roteiristas trabalha por conta própria.

Como o mercado em animação tem crescido muito nos últimos anos, tens hoje mais oportunidades de trabalho do que há uns anos. Além de roteiros para filmes de animação, também podes criar roteiros para anúncios publicitários, videojogos, e até para vídeos na internet.

Se gostas de escrever, então conhece a profissão de Escritor

Como entrar na carreira de Roteirista de Animação (Guionista)?

Embora não seja obrigatório teres um curso para seguires a profissão de roteirista de animação, o ideal é que desenvolvas as tuas habilidades de escrita.

É verdade que não existe um curso que te ensine a ser criativo, mas algumas formações podem ser úteis, como, por exemplo, Literatura, se falarmos de um curso superior, ou um curso de escrita criativa, se optares por algo mais prático.

Como falamos de roteiros, é importante que estejas a par das técnicas usadas no desenvolvimento deste tipo de obra. Como não é apenas um livro, devendo incluir vários detalhes da ação, é bom se conseguires fazer uma formação em roteiros / guiões.

Para encontrares trabalho, além de ofereceres os teus serviços em estúdios de animação, também podes oferecê-los a estúdios de videojogos, agências de publicidade e produtores de internet. Também podes procurar em emissoras de televisão (embora seja bem mais difícil entrar neste mercado).

Outra possibilidade é procurares trabalho na internet. Hoje, existem várias plataformas nas quais as pessoas procuram por pessoas com habilidades criativas, incluindo roteiristas. Portanto, não te deixes ficar pela entrega de currículos e investe também no mundo digital.

Onde estudar para Roteirista de Animação (Guionista)?

Como dissemos, não existe uma formação exigida aos roteiristas. Mas se tiveres um curso na área da literatura ou escrita, vais ganhar muitos pontos na hora de conseguires uma oportunidade de trabalho.

Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora dá uma vista de olhos.

Portugal:

Brasil:

Internacionais (online):

Queres tornar-te roteirista de animação? Então não deixes de investir numa boa formação. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Nós desejamos que tenhas muito sucesso na tua carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top