Stage Manager

Stage manager

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O stage manager, também chamado de diretor de palco, é a pessoa que planeia e coordena tudo o que acontece em cima do palco, incluindo as equipas de montagem, as equipas técnicas e até as equipas artísticas.

Os stage managers são, na prática, os gestores de palco, pois são eles que coordenam todas as pessoas que estão em cima do palco. Por exemplo, se um músico chega ao palco e ainda não está tudo montado para ele poder fazer o checksound, se subir ao palco vai atrapalhar o trabalho dos técnicos.

É o diretor de palco que vai dizer a cada elemento quando entrar no palco, e para onde se devem direcionar.

Se gostas deste mundo artístico, se gostas de pôr a “mão na massa”, e se tens perfil de liderança, esta profissão é perfeita para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seres um stage manager de sucesso.

Curioso? Então segue connosco.

O que faz um Stage Manager?

O stage manager faz um plano de tudo o que vai acontecer em palco, incluindo horários, elementos das equipas, com funções bem estabelecidas, e coordena os trabalhos para garantir que os riders técnicos são cumpridos e estão de acordo com o que os artistas pediram.

No teatro, este profissional também é chamado de diretor de cena. Ele tem um papel muito importante mesmo durante o espetáculo, até porque é ele que consegue estabelecer uma relação entre os técnicos e o encenador. Só com a presença do diretor de cena é possível garantir que todos os aspetos técnicos são cumpridos, e no momento certo.

Tanto na música, como no teatro, o stage manager tem de saber de tudo um pouco. Não basta saber comandar uma equipa, ou várias equipas.

Ele precisa saber de tudo o que se vai passar durante o espetáculo teatral / musical, tem de conhecer bem a parte técnica, e, no caso do teatro, tem de conhecer bem todos os detalhes da peça, da história, e é essencial que participe dos ensaios.

Além disso, o diretor de palco tem de saber resolver qualquer tipo de problema. Nunca sabemos o que pode acontecer durante um espetáculo, mas o que sabemos é que o show nunca pode parar. Por isso, ele tem de ter os olhos bem abertos, ouvidos alertas, e estar pronto para resolver qualquer coisa.

Quais as suas funções

O stage manager tem várias funções, e estas variam muito do teatro para a música. No entanto, em ambas as áreas, eles têm em comum a organização e o planeamento das equipas de trabalho e de tudo o que acontece em palco.

Então, podemos dizer que ele:

  • Faz a ligação entre as bandas (artistas), companhias de teatro, e a equipa técnica
  • Desenvolve o mapa de trabalhos (inclui horários para cada uma das equipas e suas funções)
  • Assegura que os rider técnicos são totalmente cumpridos
  • Organiza o palco da melhor forma (quem entra, quem sai, quantas pessoas podem estar em cima do palco, entre outras)

No teatro, o diretor de cena, como também é chamado, costuma estar presente desde o primeiro dia dos ensaios. É importante que ele esteja familiarizado com toda a peça. Tem de saber todos os detalhes para poder coordenar corretamente a equipa, e até para resolver qualquer questão que surja durante o espetáculo.

Por exemplo, se há uma improvisação, o stage manager tem de estar preparado para dar as indicações certas aos profissionais técnicos. E isso só consegue se tiver trabalhado muito nos ensaios com os atores.

Saídas no Mercado de Trabalho

O stage manager pode trabalhar tanto no teatro como em espetáculos musicais. A maioria das companhias de teatro contratam um diretor de cena para os acompanharem em todos os trabalhos, pois é um cargo de grande responsabilidade.

Quando se encontra um bom profissional, é hora de agarrá-lo com todas as forças, até para garantir que todas as peças correm bem.

Na área da música acaba por acontecer o mesmo, principalmente em grandes empresas ou em equipas de artistas conceituados. Como é ele que faz a gestão de todas as equipas, é importante que ele seja uma pessoa de confiança. Daí, quando se encontra um bom profissional, seja comum manterem sempre o mesmo.

No entanto, e mesmo acompanhando sempre as mesmas equipas, a maior parte dos stage managers são profissionais autónomos, ou seja, a recibos verdes. Aliás, a maioria dos profissionais que trabalham no meio artístico são recibos verdes.

Como entrar na carreira de Stage Manager?

Se queres seguir a carreira de stage manager tens de ter experiência anterior nas equipas técnicas e de backstage. Não adianta quereres entrar logo para um cargo de liderança se não sabes como tudo o resto funciona.

Vais ter de começar de baixo e ir ganhando experiência e conhecimento com o dia a dia. Por muito que se diga que os estudos são importantes (e são), só vais aprender de verdade com a “mão na massa”.

Então, prepara-te para acartar muitos caixotes, enrolar cabos, ligar microfones, ajudar nos figurinos e adereços, entre tantas outras coisas.

Quando tiveres bastante experiência de palco, o ideal é tirares um curso de stage manager para teres conhecimentos mais técnicos inerentes a essa função.

Ora vê alguns exemplos de cursos que podes tirar.

Onde estudar para Stage Manager?

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de stage manager, não desistas. Ganha experiência e estuda para conseguires vingar neste mercado de trabalho. Tenho a certeza que terás um futuro brilhante!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top