Professor de Francês

Professor de Francês

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Línguas Literatura

Idiomas:

Francês, Português

O Professor de Francês ensina a Língua francesa aos estudantes que escolham aprender este idioma, podendo ser eles crianças, jovens ou adultos. Em tempos foi o idioma universal e não havia nobre que não soubesse o Francês. Hoje é olhada ainda como uma das principais Línguas do mundo, mas é o Inglês que é considerado o idioma universal.

Embora tenha perdido para o inglês, e venha a perder espaço para outras Línguas, como o Espanhol, Alemão e até Mandarim, o Francês continua a ser um idioma riquíssimo, que transborda glamour! Quem não fica apaixonado ao ouvir alguém com um sotaque francês perfeito?

Pois é! Se esse é o teu caso e se adoravas ensinar e transmitir essa tua paixão aos outros, a profissão de Professor de Francês é a mais indicada.

Neste artigo nós vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira com o pé direito.

Vais descobrir o que faz um Professor de Francês, quais as funções que desempenha no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como o percurso que deves fazer para seguir esta profissão.

Vem connosco!

O que faz um Professor de Francês?

O Professor de Francês dá aulas em grupo ou particulares de Língua francesa, a crianças, adolescentes e adultos que escolham aprender este idioma. Embora existam cada vez mais alunos a escolher outros idiomas, como o Espanhol e Alemão, o Francês continua a ser a segunda Língua mais escolhida nas escolas portuguesas (perdendo apenas para o inglês que é obrigatório).

Isto mostra bem que a Língua francesa não está decadente e ainda existem muitos jovens a optarem por aprender o idioma e a cultura de França.

Talvez a escolha por outros idiomas, principalmente o Espanhol, se deva ao facto de o Francês ser uma Língua difícil de aprender. São várias regras gramaticais, quase tantas como as nossas, o que dificulta na aprendizagem e nos bons resultados finais. Isso faz com que os alunos escolham um idioma que achem mais fácil.

No entanto, o que podemos dizer é que o Francês se torna até muito fácil de aprender, principalmente para as pessoas que falam Português. O vocabulário é muito similar e as regras gramaticais são idênticas.

Facilita bastante, principalmente no início da aprendizagem, porque mais facilmente compreendemos o que é dito e escrito.

O maior desfio deste idioma é que não ouvimos com tanta regularidade. As músicas e filmes são maioritariamente ingleses, o que faz com que estejamos muito mais familiarizados com o Inglês do que com o Francês.

Em Portugal, poderás ensinar o francês nas escolas públicas a partir do 2º ciclo do ensino básico (7º ano). É possível ensinares a crianças mais novas em escolas de francês, como o Colégio Luso Francês, por exemplo.

Quais as suas funções

O Professor de Francês tem como função principal ensinar a Língua francesa aos alunos (podendo ser turmas de crianças, adolescentes ou adultos).

Os Professores de Francês devem adaptar os materiais didáticos, assim como a dificuldade dos conteúdos, à idade e capacidade dos seus alunos. Como deves calcular, um aluno de 13 anos não tem a mesma capacidade de aprendizagem de um aluno de 16.

Por isso, muito do trabalho dos professores, sejam eles de Francês, História, Português ou Matemática, passa pela preparação das aulas. Tudo deve ser ponderado para que os alunos consigam ter os melhores resultados.

No caso das escolas francesas, ou seja, escolas onde, desde sempre, se ensina em Francês, com exceção das Línguas Portuguesa e Inglesa, o Professor de Francês tem como objetivo fazer com que os seus alunos se tornem fluentes em Francês.

Saídas no Mercado de Trabalho

Os Professores de Francês podem dar aulas em diferentes níveis de ensino, assim como em instituições distintas. Se quiseres seguir esta profissão, podes trabalhar em:

  • Escola pública
  • Escolas Privadas (Colégios)
  • Escolas Francesas, como o o Colégio Luso Francês, por exemplo
  • Institutos de Francês
  • Centros de formação de jovens e adultos
  • Centros de estudos e explicações

podes também dar aulas particulares a pessoas que queiram aprender a Língua ou melhorar as notas na escola. Podes ainda dar cursos de formação.

Como entrar na carreira de Professor de Francês?

Se queres seguir a carreira de Professor de Inglês, sabe desde já que vais ter muitos anos de estudo e dedicação. Portugal e Brasil têm exigências diferentes para quem quer ser Professor de Inglês. Por isso, vamos olhar para os dois países de forma separada.

Como ser Professor de Francês em Portugal?

Para seres Professor de Francês em Portugal, terás de ter o Mestrado em Ensino de português e Língua Estrangeira (Francês). É importante escolheres este mestrado pois para seres Professor precisas de ter esta vertente ensino. Vais aprender uma série de coisas relacionadas à educação, como, por exemplo:

  • Pedagogia
  • Psicologia da Adolescência
  • Métodos de Avaliação

Como ser Professor de Francês no Brasil?

Para ser Professor de Francês no Brasil, poderá concluir a licenciatura em Português-Francês ou apenas Francês. O bacharelado em Francês não é o indicado para quem quer ser Professor, sendo mais destinado para aqueles que querem seguir uma carreira como tradutor, trabalhar em editoras ou empresas.

Portanto, quem quer seguir esta carreira, deve optar pela graduação em Letras, com habilitação em Francês ou Português/Francês.

Poderá ainda fazer uma especialização numa área da Língua francesa, como, por exemplo, Estudos Literários Neolatinos ou Estudos Linguísticos Neolatinos da Língua Francesa.

Onde estudar para ser Professor de Francês?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Francês? Não vês a hora de ensinar os outros? Então investe na tua formação, pois é essencial para seres bem sucedido. Acredita que todo o teu esforço vai dar belos frutos. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top