Fotógrafo (a)

Fotógrafo - Fotografia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O Fotógrafo ou Fotógrafa dedica-se a tirar fotografias, tanto artísticas como documentais. Assim, pode atuar em universos tão distintos como a Moda e o Jornalismo, bem como noutros âmbitos.

A Fotografia é uma das grandes Artes Visuais, sendo uma paixão para várias pessoas. Mas, mais do que um hobby, também é uma profissão para muitos e pode ser bem rentável.

O Fotógrafo ou Fotógrafa pode atuar em diversas áreas. Assim, pode tirar fotos em casamentos, batizados e outras festas, mas também trabalhar em Publicidade, no mundo do Marketing e da Moda, ou ainda no Jornalismo.

Na atualidade, a profissão está muito facilitada pelo avanço das novas tecnologias. Portanto, os Fotógrafos trabalham com equipamentos digitais muito avançados que permitem resultados finais cada vez melhores.

Mas fica connosco para descobrir tudo sobre a profissão!

O que faz um Fotógrafo

O trabalho de um Fotógrafo é tirar fotografias, está claro. Mas não passa apenas por isso. Há uma série de tarefas acessórias e de rotinas que é preciso desempenhar.

Repara que um Fotógrafo pode trabalhar de formas muito distintas, seja como freelancer, seja para uma empresa ou até para uma agência de Modelos, por exemplo.

Portanto, a sua rotina diária depende muito do tipo de trabalho que tiver. No seu dia-a-dia, pode ter de trabalhar com profissionais como o Produtor de Moda ou o Produtor Publicitário, mas também pode ter funções como repórter fotográfico no âmbito do Jornalismo.

Assim, exige-se também ao profissional uma boa capacidade de comunicação e de adaptação a diferentes cenários e realidades.

Pelo meio, o Fotógrafo poderá ter que captar imagens de pessoas ou de paisagens, mas também de animais ou de eventos, como, por exemplo, manifestações ou guerras. Todas essas circunstâncias diferentes exigem um conhecimento muito bom das melhores condições para fazer fotografia.

Vê que, na hora, o profissional não pode pensar muito no que está a fazer. Assim, precisa de ter um instinto e muita prática para conseguir os melhores registos, sobretudo em fotografias fora de estúdio.

Quando as imagens são captadas no interior de um estúdio, há toda uma preparação, em termos de iluminação e de adereços, que também pode ter de passar pelas mãos do Fotógrafo.

Portanto, é um trabalho mais abrangente do que poderias estar a pensar.

Quais as suas funções

A atividade de um Fotógrafo vai muito para lá do mero clique da câmara, como já assinalamos. Mas as funções dependem muito do tipo de trabalho fotográfico a realizar.

De qualquer modo, em termos gerais, algumas das principais funções são as seguintes:

  • Reunir com clientes para perceber o que querem
  • Sugerir opções e cenários aos clientes
  • Analisar e estudar ideias e situações
  • Rever todo o material a utilizar
  • Fazer testes e experiências para que tudo saia bem na hora H
  • Preparar a câmara e equipamentos de iluminação
  • Orientar pessoas a fotografar quanto a poses ou o que devem fazer
  • Editar as imagens
  • Fazer retoques nas imagens conforme pedidos do cliente
  • Imprimir fotografias
  • Passar imagens para formatos digitais.

Mas continua a ler para saber mais da profissão.

Quanto ganha um Fotógrafo

O mundo da Fotografia pode ser um pouco incerto, pois muitos profissionais acabam por trabalhar como freelancers. Assim, têm de ser muito dinâmicos, o que lhes garante uma boa liberdade, mas também lhes coloca mais desafios.

No início da profissão, os ganhos podem ser mais baixos. Mas tudo depende da forma como se trabalha e para quem. Quando se consegue ficar ligado a uma empresa, os rendimentos são mais certos. Contudo, trabalhar como independente até pode ser mais rentável, desde que se consigam bons clientes.

Além disso, grandes campanhas publicitárias ou de Marketing podem render a um Fotógrafo ganhos bem interessantes.

Portanto, é persistir no trabalho e esperar que a qualidade e a paixão se paguem.

Saídas no Mercado de Trabalho

Há várias saídas profissionais para os Fotógrafos, a começar por estúdios de fotografia. Mas, em muitos casos, ter um estúdio próprio pode ser uma boa alternativa.

Porém, estes profissionais também podem trabalhar com agências de modelos, de publicidade e de Marketing. Contudo, ainda podem ter contratos com empresas de comunicação e/ou de media, como jornais, revistas e plataformas online.

Além de tudo isso, o Fotógrafo pode abraçar caminhos muito específicos, por exemplo, especializando-se em Fotografia de desporto ou Fotografia subaquática. Mas, neste caso, terá também de ter competências como Mergulhador.

Contudo, ainda pode trabalhar no Cinema, por exemplo, como Diretor de Fotografia.

Como vês, as opções são várias e para diversas áreas. Só tens de encontrar o teu caminho!

Como entrar na carreira de Fotógrafo

A criatividade e o “olho clínico” para Fotografia são critérios essenciais para entrar nesta profissão. Repara que não dá para ser Fotógrafo sem estas características, mesmo que tenhas muita formação na área, pois o ofício exige um talento inato.

Mas, para lá disso, há aspetos que a formação pode treinar. E se não é obrigatório ter diploma ou curso superior em Fotografia para entrar na área, é sempre importante ter os conhecimentos técnicos necessários.

Assim, tirar um curso especializado é sempre uma boa ideia, mas também é importante praticar muito. Portanto, investe num bom equipamento e começa já hoje a tirar fotografias. Experimenta várias funcionalidades e ângulos de câmara, pois assim conseguirás aperfeiçoar a tua técnica.

Contudo, tens de estar sempre a estudar e a ter atenção às novidades do setor, por exemplo, em termos de equipamentos.

Além disso, podes apostar nas redes sociais para divulgar o teu trabalho. Quem sabe se não te tornas num Influenciador Digital na área da Fotografia! E só isso, por si, pode ajudar-te a conseguir trabalho.

Mas também é importante que consigas reunir um bom portefólio com as tuas imagens, para poderes apresentar a possíveis clientes, ou até para mostrar numa potencial entrevista de emprego. Esse será o teu cartão de visita para agarrares novas oportunidades.

Todavia, é preciso entender que não há um caminho certo para entrar nesta área.

Apesar disso, deixamos-te as seguintes dicas de como deves agir para entrar na carreira de Fotógrafo:

  • Ter muita paixão por Fotografia
  • Estar sempre atualizado
  • Investir num bom equipamento fotográfico
  • Conhecer todos os truques da câmara
  • Perceber muito de edição de imagem
  • Apostar numa área específica (por exemplo, animais, desporto…)
  • Fotografar muito!

Onde estudar Fotografia

Há vários cursos de Fotografia em diferentes entidades, desde o ensino profissional ao superior, passando por cursos livres. O problema pode ser escolher a melhor opção!

Assim, é importante que comeces por analisar o tempo e o dinheiro que queres investir nesse processo. Queres ir para a Universidade? Ou preferes um curso profissional? Ou achas que te basta um workshop mais básico?

A resposta a estas perguntas vai determinar a escolha que farás. Mas é importante que invistas numa formação bastante prática que te permita experimentar e treinar várias técnicas como Fotógrafo.

Mas para te ajudar, deixamos-te algumas opções…

Portugal:

Brasil:

A Fotografia é uma área fascinante e, portanto, ser Fotógrafo é o sonho de muita gente. É também o teu? Então, trata de capacitar-te para a profissão, seguindo as nossas dicas e informações, e vai à aventura. Ficamos a torcer pelo teu sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top