Secretário de Frente (Circo)

Secretário de Frente (Circo)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Economia Matemática Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O secretário de frente é um profissional do circo que trata do aluguer de espaços, licenciamentos, publicidades, entre outras atividades de gestão e administração. Esta é uma profissão de grande responsabilidade e exige grande capacidade de organização.

Gostavas de trabalhar no mundo circense, mas o teu talento é para a gestão e administração? Gostas do ambiente do circo, mas o teu sonho é trabalhar nos bastidores?

Então podes pensar seriamente em seguir a carreira de secretário de frente! Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir esta profissão.

Vem connosco!

O que faz um Secretário de Frente (Circo)?

O secretário de frente, como o nome indica, trabalha na linha da frente do circo. Ele não é um artista, nem aparece ao grande público, mas é ele que trata de tudo o que diz respeito à organização e administração do espetáculo.

Ele vai localizar os possíveis terrenos onde o circo se pode instalar, aluga os terrenos e trata de todas as licenças para que o espetáculo possa acontecer. Além disso, ele também trata da publicidade dos espetáculos.

O secretário de frente tem ainda um trabalho de administração puro, como fazer pagamentos de salários, impostos, licenças, entre outras despesas.

Quais as suas funções

A função do secretário de frente é tratar da administração e gestão do circo. Ele não tem influência direta na gestão de recursos humanos, mas sim de recursos materiais. Portanto, ele trata de regularizar todo o tipo de pagamentos, trata de assuntos legais e fiscais, entre outras burocracias que estão inerentes ao negócio.

Também é ele que está responsável por:

  • Localizar espaços onde o circo possa ser montado
  • Alugar terrenos para apresentações do circo
  • Tratar de todas as licenças
  • Fazer a promoção de publicidade

Para exercer estas tarefas, é importante que os secretários de frente sejam pessoas muito organizadas e regradas.

Afinal de contas, não se pode correr o risco de esquecer uma licença ou de não se fazer um pagamento porque se perdeu uma conta no meio de tanta papelada.

Saídas no Mercado de Trabalho

O secretário de frente trabalha em circos (companhias circenses). O mercado de trabalho no mundo do circo não é muito favorável. Existem poucas companhias circenses, o que dificulta na hora de encontrar uma vaga de trabalho.

Apesar das poucas vagas, se quiseres seguir uma profissão na área administrativa ou de gestão, existe sempre a possibilidade de procurares trabalho noutras áreas, pois podes atuar em empresas públicas, privadas e em ONG’s, dependendo da formação que tirares.

Como entrar na carreira de Secretário de Frente (Circo)?

Para entrares na carreira de secretário de frente, embora não precises ter uma formação superior, convém teres um curso na área da gestão ou administração, até porque vais ter de trabalhar com vários aspetos dessas áreas.

Uma formação, mesmo que pequena, em marketing é também uma vantagem, pois vais ter de trabalhar com publicidade também.

Além de conseguires um currículo melhor com uma formação nestas áreas, vais ter mais oportunidades de trabalho com uma formação em mãos.

A melhor forma de encontrares uma vaga de trabalho no circo é indo diretamente às companhias circenses. Raramente vais encontrar um anúncio de emprego para o circo. Por isso, se não te deres a conhecer, as companhias nunca vão saber da tua existência.

Como tal, não te acanhes e “bate à porta” para oferecer os teus serviços. Não deixes que os teus receios te impeçam. Lembra-te que o não é sempre garantido. Tudo o que vier além disso é lucro!

Onde estudar para Secretário de Frente (Circo)?

Portugal:

Brasil:

Se ficaste interessado em seguir a profissão de secretário de frente, então não hesites em “lançar-te de cabeça”. O mais importante é fazermos aquilo que gostamos e nunca desistir de conquistar o nosso mundo!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top