Dramaturgista

Dramaturgista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Oficina de Artes

Idiomas:

Francês, Inglês, Português

O dramaturgista é a pessoa que cria as hipóteses de leitura, a qual vai servir de base para a encenação do espetáculo. Ele analisa o texto, podendo ser dramático, ou não, e depois cria uma forma de leitura, ou dramaturgia, se assim quisermos chamar.

Ele está por trás de tudo o que acontece no espetáculo. Todas as escolhas passam por ele, desde o texto às pessoas que vão fazer a representação da peça. Portanto, ele é uma peça central em qualquer espetáculo. Dele depende todas as escolhas que vão determinar, com toda a certeza, o sucesso do projeto. 

Apesar da sua importância, este é um trabalho que geralmente não é reconhecido e passa quase que despercebido aos olhos do público, assim como outros profissionais que ficam “por trás das cortinas”.

No entanto, se este não é um problema para ti, se o teu foco não é o reconhecimento do público, mas sim o sucesso de toda a equipa, esta pode ser a profissão com que sempre sonhaste. 

Queres saber mais um pouco sobre a carreira de dramaturgista? Então continua connosco porque vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguires esta profissão. 

Vamos?

O que faz um Dramaturgista?

O dramaturgista analisa o texto a ser representado e cria uma hipótese de leitura para a obra. Além disso, está à frente de escolhas importantes para o espetáculo, como, por exemplo, a escolha do texto (ou partes dele) e da equipa de atores

Podemos dizer que o dramaturgista é uma espécie de guardião da sala de ensaios. Este estatuto mostra bem a importância dos dramaturgistas em qualquer produção teatral. Ele é um conselheiro experiente, tanto no que diz respeito à literatura, quanto ao teatro.

Ele é o braço direito do encenador, assim como do responsável pela montagem do espetáculo.

Quais as suas funções

O dramaturgista tem várias funções no seu dia a dia de trabalho. Existe uma conformidade quanto a elas a nível internacional. Portanto, podemos dizer, aqui, que as funções deste profissional incluem: 

  • Ler e estudar textos a serem interpretados
  • Escolher as partes do texto a serem representados
  • Criar uma hipótese de leitura da dramaturgia
  • Escolher a equipa que irá trabalhar durante a época

Os dramaturgistas podem atuar em diferentes áreas:

  • Programação
  • Produção
  • Dramaturgista-chefe
  • Relações com autores, jornalistas e público

Como podemos perceber, os dramaturgistas podem trabalhar em diferentes contextos. Se as produções mais pequenas podem ter apenas um dramaturgista a tratar de todos estes assuntos, quando falamos de grandes produções, é importante termos um profissional para cada área.

Saídas no Mercado de Trabalho

Na Europa, incluindo Portugal, a figura do dramaturgista já é comum e é frequente nos teatros nacionais. Sendo assim, existem mais oportunidades de trabalho nesta área do que em outras partes do mundo.

No Brasil, pelo contrário, como esta profissão é recente, ainda não existem muitas vagas de trabalho, até porque ainda existem dúvidas quando às funções que os dramaturgistas desempenham. Neste caso, as produções teatrais vão procurando profissionais de acordo com as necessidades que vão surgindo, e não propriamente um dramaturgista.

Como entrar na carreira de Dramaturgista?

Se queres entrar na carreira de dramaturgista, o mais importante é gostares de ler, assim como de teatro. O gosto pela literatura é essencial para qualquer pessoa que queira seguir esta área profissional. Por isso, um curso de Literatura pode ser um bom ponto de partida. 

Poderás também tirar um curso de Dramaturgia e Argumento. Este é um curso mais direcionado e focado na profissão de dramaturgista e, por isso, pode ter mais vantagens do que um curso de Literatura.

Como é óbvio, quanto mais conhecimentos tiveres, melhores são as oportunidades de trabalho. Tendo em conta que as artes são um mercado difícil, com poucos apoios, é importante investires muito na tua formação.

Além disso, quando estudas numa faculdade ou participas de eventos, congressos e seminários na área, vais conhecer pessoas influentes na área do teatro, assim como pessoas que te podem abrir muitas portas.

Afinal de contas, nunca sabemos quando alguém vai olhar para nós e descobrir o grande talento que temos escondido. Por isso, o nosso conselho é que te dediques com todas as tuas forças ao longo dos teus estudos, mas também no mercado de trabalho.

Onde estudar para Dramaturgista?

Portugal:

Brasil:

Queres ser um grande dramaturgista? O teu sonho é trabalhar com teatro e com arte toda a tua vida? Então nunca desistas dos teus sonhos e investe muito na tua formação e carreira. Nós desejamos que o teu futuro seja brilhante e que conquistes tudo aquilo a que te propuseste.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top