Sound Designer

Sound Designer

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Árabe, Português

O Sound Designer de Cinema é a pessoa que cria sons para os filmes. Embora seja confundido muitas vezes com o sonoplasta, estes dois profissionais fazem coisas diferentes. Ficaste curioso para saber mais sobre esta profissão? Então continua connosco!

Conhecido, também, como designer do som, este profissional é uma das peças mais importantes na conceção sonora de filmes e outras produções audiovisuais.

É uma profissão que exige que tenhas criatividade, bom “ouvido” e muita atenção aos detalhes. O perfecionismo também é uma característica que pode fazer a diferença no dia a dia.

Se tens todas estas habilidades e capacidades e gostavas de trabalhar na 7ª arte, então esta pode, sim, ser a carreira que tanto procuras!

Estás curioso para saber como é o trabalho do Sound Designer, não é verdade?

Então não vamos perder mais tempo! Continua a ler este artigo porque vamos contar-te o que o Designer de Som faz, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, e todos os passos que precisas dar para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Sound Designer?

O Sound Designer cria e produz sons, efeitos sonoros e ruídos para as produções audiovisuais. Estes sons vão dar movimento às cenas, transmitem sentimentos e sensações, e são eles que conferem dramatismo às cenas. Resumindo, ele cria sons que dão vida musical às cenas.

Quando falamos de produções audiovisuais, sejam elas filmes, novelas, documentários, séries, ou até pequenos vídeos para a internet, não podemos deixar de lado o som! As músicas, os ruídos e os efeitos sonoros são capazes de trazer para as produções sensações únicas, além de serem capazes de dar ritmo e movimento às cenas.

Se a parte visual é muito importante, não podemos negar que são os sons que fazem com que os sentimentos cheguem até nós mais intensamente. Por isso, imagens e sons não podem viver separados.

Apesar de já existirem bancos de sons armazenados que os designers de som podem usar para as suas criações artísticas, a criação de novos sons é realmente o mais fascinante. E não há ninguém melhor para isso do que o Sound Designer!

Quais as suas funções

A principal função do Sound Designer é trabalhar na conceção sonora dos filmes, documentários, novelas, entre outras produções audiovisuais. Todos os sons que ouves num filme, é o designer de som que faz. Então, podemos dizer que ele é o artista que cria sons para dar ênfase à trama.

É comum trabalharem com o Diretor de Som no cinema, que é o responsável pela criação sonora do filme (incluindo diálogos, ruídos, entre outros).

O Designer de som trabalha maioritariamente na fase da pós-produção, quando se incluem as bandas sonoras e os efeitos sonoros.

Resumindo, este profissional é a pessoa que dá vida musical ao filme, ou outra produção audiovisual.

Se és um amante de cinema, vais concordar connosco que o som é uma das partes mais fascinantes da obra. Os sons são capazes de dar uma cor diferente às cenas e, sem eles, perderia toda a graça.

Desde um trecho de música na hora certa, a um som que dá movimento à cena, o som nas produções audiovisuais é capaz de transformar por completo o resultado final.

Quais as características necessárias para ser Sound Designer?

O Sound designer precisa ser uma pessoa com um “talento” para a música. Não é preciso saber tocar nenhum instrumento, mas é preciso ter um ouvido musical, treinado para os sons. Então, o mais importante é teres gosto pela música e uma boa capacidade auditiva.

Além disso, tens de ter conhecimentos avançados sobre sons e, pelo menos, conhecimentos básicos de música. É importante, também teres alguns conhecimentos na área do audiovisual (até porque vais trabalhar com isso) e em multimédia.

Como este é um trabalho que envolve muitas pessoas, é essencial que gostes de trabalhar em equipa, e que sejas capaz de distribuir tarefas pelos teus colegas de trabalho. Receber ordens, ou orientações, não pode ser um problema. O teu trabalho será muito influenciado pelo realizador, e tens de trabalhar para “servir” o seu propósito.

Apesar de parecer um trabalho empolgante, tens de saber que vais passar muitas horas seguidas em frente a um ecrã de computador e com as mãos numa mesa de mistura. Por isso, tens de ter muita paciência, perseverança e muita atenção aos detalhes.

Como sabes, os créditos das produções audiovisuais nunca são dadas ao Sound Designer. Embora tenhas um papel essencial no resultado final, vais ficar sempre do lado de trás das câmaras e dos holofotes. Sendo assim, é importante manteres a tua humildade, mas também tens de ter maturidade para aceitar a “invisibilidade” do teu trabalho.

Saídas no Mercado de Trabalho

Enquanto Sound Designer, podes trabalhar em cinema, televisão, produtoras, agências de publicidade, empresas de espetáculos, entre outras empresas que precisem de usar elementos audiovisuais.

Embora o Sound Design seja ainda uma área um tanto desconhecida, tem havido uma maior procura por estes profissionais no mercado de trabalho fora da sétima arte. Hoje em dia, já encontras algumas propostas de emprego para agências e empresas que façam produções audiovisuais.

Como entrar na carreira de Sound Designer?

Se queres entrar na carreira de sound designer, então tens de ter conhecimentos técnicos e teóricos na criação e produção sonora para produções audiovisuais. Sendo assim, podes tirar um curso mais técnico de Sound Design, ou podes optar por uma licenciatura na área do cinema e multimédia.

Onde estudar para Sound Designer?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como Sound Designer? Então não desistas dos teus sonhos e segue em frente! Estuda, treina muito, e vai à luta! Nós desejamos-te o maior sucesso do mundo!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top