Técnico em Transferência Sonora

técnico em transferência sonora

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O técnico em transferência sonora é um profissional da área do cinema e audiovisuais que é responsável por fazer a transferência dos sons gravados em fitas, negativos óticos ou discos.

A área do cinema desperta o interesse de muitos jovens, mas existem profissões que nem sonhamos que existem. É o caso deste técnico!

Se és um apaixonado por cinema e adoravas trabalhar na área, então vem conhecer esta profissão. Aqui, vamos mostrar-te, por exemplo, o que faz um técnico em transferência sonora, as funções que tem no dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações.

Vens connosco?

O que faz um Técnico em Transferência Sonora?

O técnico em transferência sonora é o profissional responsável por transferir os sons que foram gravados em discos, negativos óticos e fitas magnéticas.

Além disso, ele também faz testes de ajuste de equipamentos e testes para assegurar a qualidade do negativo ótico revelado.

O registo ótico no cinema foi introduzido em 1927. Nessa época, tanto a imagem como o som eram registados pela mesma câmara.

Sem dúvida, este era um sistema difícil de trabalhar, até porque a trilha sonora e a imagem não podem estar no mesmo local. A edição dos filmes era, portanto, uma tarefa árdua e bastante difícil.

Foi desta dificuldade de edição que nasceu a necessidade de criar um sistema duplo. Com este sistema, passamos a gravar a imagem com uma câmara e o áudio num sistema ótimo através do microfone.

A partir daqui, já conseguimos editar e cortar o negativo de som sem problemas, pois não interfere na imagem gravada. Este é o sistema que usamos atualmente. Temos, então, a edição do som independente da montagem da imagem.

Além da gravação em discos óticos, também é possível fazê-lo em discos e fitas magnéticas. Independentemente do método de gravação, o técnico em transferência sonora é sempre o responsável por fazer a transferência do som.

Conhece também a profissão de Técnico de Audiovisuais

Quais as suas funções

O técnico em transferência sonora tem como principal função transferir os sons gravados em negativo ótico, disco ou fita magnética. Como vimos, este foi um processo que mudou ao longo da história do cinema e continua a mudar, principalmente por causa da digitalização.

Além disso, este profissional também faz testes para ajustar o equipamento e a qualidade do negativo ótico revelado.

Ainda tens dúvidas se esta é a melhor profissão para ti? Então não deixes de fazer os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O setor da cultura não é aquele que oferece melhores oportunidades de trabalho e carreira. Sem dúvida, este é um dos setores mais precários e passa por sérias dificuldades para “sobreviver”.

Com a falta de apoios, não só por parte do Estado, como também da sociedade como um todo, cinema, teatro, música, entre outras áreas, trabalham sempre com um limite de orçamento baixo, o que faz com que as pessoas que trabalham em cultura recebam baixos salários e, na maior parte das vezes, sem contrato de trabalho (carteira assinada).

O técnico em transferência sonora não é uma exceção. Sendo um trabalhador da área cinematográfica, passa pelas dificuldades do setor, como a instabilidade e insegurança no trabalho, por exemplo.

Sendo assim, se quiseres seguir esta profissão, deves ter em conta todos estes aspetos. Além disso, não são muitas as produções de cinema em Portugal, o que dificulta ainda mais a procura de trabalho.

No Brasil, embora haja mais produções cinematográficas, também não é um mercado de trabalho fácil, até porque encontras mais concorrência na área.

Como entrar na carreira de Técnico em Transferência Sonora?

Para seguires a profissão de técnico em transferência sonora, é bom teres alguns conhecimentos prévios na área. No entanto, não existe um curso que te ensine esta profissão.

Sendo assim, o melhor é procurares uma formação na área técnica do cinema e televisão e depois procures aprender com outros profissionais mais experientes.

Antes de ires, não deixes de conhecer a profissão de Produtor Audiovisual

Onde estudar para Técnico em Transferência Sonora?

Como dissemos, não existe um curso específico para a profissão de técnico em transferência sonora. No entanto, um curso na área do cinema e televisão pode ajudar-te a entrar no mercado de trabalho com mais confiança e habilidades.

Além de ser bom para o teu currículo e começo de carreira, abre-te outras portas profissionais. Quem sabe não descobres outras profissões na área que te agradem?!

Aqui vamos deixar-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar na área do audiovisual como técnico em transferência sonora? Então não deixes de procurar uma oportunidade de trabalho que te deixe mostrar todo o teu valor. Com toda a certeza vais conseguir ser bem-sucedido.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top