Gestor de Inovação

Gestor de Inovação

Já ouviste falar na profissão de gestor de inovação? Considerada a profissão do futuro, já existem muitos jovens interessados em seguir esta carreira. Sem dúvida, num mundo competitivo e em que o desemprego é uma realidade, quando uma profissão se mostra tão boa, o interesse aumenta, e muito!

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, História, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Mas o que é a gestão de inovação? Não se trata apenas de fazer uma avaliação do mercado, mas de uma antecipação de tendências de consumo e da criação de necessidades de consumo. Neste sentido, percebemos que esta área de atuação é fundamental para o sucesso financeiro de uma empresa!

Nos dias de hoje, se as empresas querem sobreviver num mundo de concorrência feroz, a inovação não pode ficar para trás! Por isso, se quisermos ter bons resultados, precisamos criar um departamento para a inovação.

O gestor de inovação faz parte desse departamento e tem conhecimentos que permitem fazer mudanças e transformações rápidas, mesmo antes do próprio mercado. E o segredo está aí mesmo! Quando estamos um passo à frente do mercado, as oportunidades de negócio multiplicam-se!

Se esta é uma área que te interessa, então estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito!

Vem connosco!

O que faz um Gestor de Inovação?

O gestor de inovação é a pessoa que inova os processos dentro da empresa, mas também os produtos e serviços que a organização tem para oferecer. Ele conhece bem a gestão empresarial e sabe aplicar todos os conceitos que estão associados.

Este gestor analisa todos os processos, produtos e serviços da empresa, assim que entra na organização. O objetivo é encontrar possíveis lacunas que possam ser corrigidas e aperfeiçoadas. Só depois ele cria estratégias de inovação, tanto para os processos, como para os produtos e serviços.

Como o próprio nome indica, ele trabalha com inovação, com novidades. O foco está na criação de novos processos, de novos produtos e serviços, os quais vão de encontro às tendências do mercado.

Para isso, ele tem de estar atento às tendências do mercado, assim como às novas tecnologias, as quais são determinantes nos padrões de consumo das pessoas.

Quais as suas funções

O gestor de inovação é responsável por inovar, por trazer novas ideias para as empresas, sempre com o intuito de antecipar e criar tendências no público.

Todas as ações que ele promove são íntegras, de forma a promover confiança nos consumidores e potenciais clientes. Ele também promove novas estratégias dentro da empresa, as quais se distinguem das estratégias convencionais de mercado.

De entre as várias tarefas deste gestor, podemos falar aqui, por exemplo, de:

  • Construir projetos de inovação
  • Criar estratégias de acordo com tendências e mudanças no mercado
  • Definir projetos de desenvolvimento tecnológico
  • Acompanhar o desenvolvimento científico
  • Antecipar tendências

Saídas no Mercado de Trabalho

Sem dúvida, o mundo dos negócios está em constante mudança. Os avanços tecnológicos apressam as mudanças e transformações no mundo. Por isso, as empresas têm de se adaptar a este novo mundo, onde tudo acontece num abrir e fechar de olhos.

As transformações são tão rápidas que as empresas tiveram de criar estratégias para antecipar as tendências do mercado, e têm de agir rápido.

E é por isso que o gestor de inovação é um dos profissionais mais procurados nos dias de hoje, e vai ser ainda mais nos próximos anos. À medida que o mercado vai ficando mais evoluído e os consumidores mais exigentes, mais são precisos os gestores de inovação nos negócios.

Se quiseres seguir esta carreira, podes trabalhar em vários tipos de empresas públicas, assim como privadas. Alguns tipos de empresas têm procurado bastante estes gestores, como, por exemplo:

  • Empresas que estão a entrar na transformação digital
  • Startups
  • Empresas que têm um grande potencial de crescimento
  • Organizações que têm uma cultura de inovação
  • Companhias que precisem reformular os processos internos

Como entrar na carreira de Gestor de Inovação?

Para entrar na carreira de gestor de inovação é preciso ter uma formação na área de gestão de inovação. Se antes esta era uma área do conhecimento pouco valorizada, hoje existem cursos superiores excelentes que formam os profissionais com conhecimentos de, por exemplo:

Qualquer empresa analisa os currículos dos candidatos atentamente, e um curso superior é, sem dúvida, o diferencial neste caso. Se tiveres uma formação em gestão de inovação, então vais “passar à frente” de todos os outros concorrentes com formação em administração ou gestão, por exemplo.

A questão é que a gestão de inovação tem muitas diferenças da gestão tradicional. Por isso, uma formação específica em inovação dá-te as ferramentas que precisas para criar novos processos, produtos e serviços. E é precisamente isso que as empresas estão à procura.

Onde estudar Gestão de Inovação?

Portugal:

Brasil:

O mundo moderno está em constante mudança e transformação, e o mercado de trabalho tem de acompanhar essas mudanças, ou corre o risco de se tornar obsoleto. Sem dúvida, as empresas que não se adaptam acabam por ficar para trás e correm o risco sério de deixarem de existir.

Sendo assim, a aposta em profissionais capazes de mudar a uma velocidade maior que a do mercado é essencial para uma empresa se manter competitiva.

É por isso que o gestor de inovação é tão procurado nos dias de hoje, e se tu queres uma profissão que te ofereça boas oportunidades de trabalho e uma boa remuneração, esta é, sim, uma ótima escolha! Investe na tua formação e luta pelos teus sonhos!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima