Ama

Ama

A ama é a pessoa que cuida de crianças até aos 3 anos (ou até entrar na pré-escola) na sua própria casa, diariamente. Ela vem “ocupar” o espaço da creche, não só pela falta de estabelecimentos, como pelo valor mais baixo, permitindo que as famílias consigam ter os seus filhos entregues a alguém responsável, mas por um preço mais baixo.

Outros nomes para esta profissão: Babá

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Desenho, Educação Física, Literatura, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes, Psicologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Normalmente, os pais contratam os serviços das amas para ficarem com os seus filhos enquanto estão a trabalhar, mas também podem deixar os seus filhos aos seus cuidados durante algum compromisso que surja, mediante acordo prévio.

Se gostas de crianças e estás à procura de uma profissão, esta pode ser a escolha certa! Continua connosco porque vamos mostrar-te tudo o que precisas de saber para entrar nesta carreira!

O que faz uma Ama?

A ama toma conta de bebés e crianças pequenas, até aos 3 anos, ou até à entrada na pré-escola. O objetivo é que as crianças possam ter um lugar seguro para estar enquanto os pais trabalham. Uma das vantagens das amas é que as crianças ficam num ambiente familiar, com poucas crianças, e num ambiente que lhes é conhecido.

Se quiseres seguir esta profissão, tens de ter todas as condições em casa para tomar conta dos mais pequenos, mas também tens de fornecer as ferramentas adequadas para o desenvolvimento delas.

É importante que tenhas conhecimentos básicos sobre o desenvolvimento infantil, porque é preciso agir de acordo com a idade e as etapas de crescimento.

Embora seja uma profissão mais procurada por mulheres, a verdade é que existem cada vez mais homens a tomarem conta das crianças. Sem dúvida, homens e mulheres podem fazer este trabalho. E, diga-se, fazem bem da mesma forma!

No entanto, como esta é uma profissão tradicionalmente feminina, ainda existe um certo estigma em relação aos homens que tomam conta de crianças. Mas este é um preconceito que tende a acabar em breve! Então, se és homem e gostas de crianças, porque não?

Ama vs Nanny vs Baby-Sitter

Antes de passarmos para as coisas mais práticas desta profissão, é importante deixarmos claras, aqui, as diferenças entre uma ama, uma nanny e uma baby-sitter.

A ama toma conta de crianças durante o horário de trabalho dos pais. Ela tem um contrato com eles, pois é um trabalho contínuo.

Ao contrário, a baby-sitter só toma conta de crianças esporadicamente, como quando os pais precisam ir a uma reunião de trabalho fora de horas, por exemplo.

A nanny é uma ama exclusiva da família, que vive com eles. Então, mais do que uma ama, é um acompanhante das crianças da família, e podem até ter uma influência grande na educação e formação delas. Até porque é uma presença constante na vida das crianças.

Agora que já sabes a diferença entre estas três profissões, vamos dar uma olhadela às funções da ama!

Quais as suas funções

A principal função da ama é garantir o bem-estar e a segurança das crianças enquanto estão sob a sua responsabilidade. Por isso, tem de:

  • Garantir uma alimentação saudável, equilibrada, e a horas
  • Manter a higiene e segurança alimentar
  • Manter o espaço limpo e organizado
  • Avisar a família quando a criança fica doente, ou tem um acidente
  • Alertar a família sempre que tenha uma criança com doença contagiosa

As amas não podem ter mais do que quatro crianças ao mesmo tempo. No entanto, este é um número que é determinado pelas autoridades competentes, de acordo com as condições da habitação, assim como condições pessoais e familiares da ama.

Independentemente do número de crianças, ou das condições da habitação, não pode ter mais do que uma criança com deficiência.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para as pessoas que cuidam de crianças é bom. Não porque existam poucas pessoas a oferecer esses serviços, mas pela falta de espaços públicos (IPSS’s) que permitam que as famílias deixem os seus filhos ao cuidado de profissionais, a um preço acessível.

A maior parte das creches e infantários cobram muito mais caro do que as amas, além de serem dezenas de crianças no mesmo local. Ou seja, não só fica caro, como não transmite aquele ambiente familiar que elas estavam habituadas.

Por isso, recorrer ao serviço de uma ama acaba por ser a opção válida para muitas famílias.

Como entrar na carreira de Ama

Para seres ama, precisas, antes de mais nada, ter, pelo menos 21 anos e a escolaridade mínima obrigatória. Além disso, precisas frequentar ações de formação inicial, e depois formação contínua, garantindo que tens as competências precisas para exercer esta profissão.

Também tens de estar de boa saúde, assim como todas as pessoas que vivem contigo, comprovando com uma declaração médica.

Além disso, precisas de:

  • Ser afetivo
  • Ter equilíbrio emocional
  • Ter estabilidade familiar
  • Cumprir com as condições de higiene e segurança
  • Ter espaços autónomos para as crianças dormirem, brincarem, e comerem

Também tens de ter qualificação de dupla certificação (educação e formação do sistema nacional de qualificações). Se tiveres um curso superior em puericultura ou educação de infância, não precisas destas certificações.

Todos os que comprovem ter experiência com crianças ao trabalhar em creche durante um mínimo de 1 ano, nos últimos 2 anos, também não precisam ter essa certificação.

Para poderes ser ama, precisas também de apresentar o requerimento Mod. AS 77-DGSS no Instituto da Segurança Social.

Onde estudar para ser Ama

Portugal:

Brasil:

Queres ser ama? Então vai ainda hoje à Segurança Social e trata de toda a burocracia! O futuro está à tua espera!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima