Supervisor de Agência de Turismo

Supervisor de Agência de Turismo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Geografia História História da Cultura e das Artes Línguas Matemática Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O supervisor de agência de turismo, ou supervisor de operações turísticas, coordena o trabalho de uma agência de viagens, assim como supervisiona outros trabalhadores. Ele é o responsável por tudo o que acontece na agência e, em última instância, é ele que responde perante os gestores da agência.

Para aqueles que adoram turismo e gostam particularmente de gestão de recursos humanos, esta é a profissão perfeita, pois vão conseguir aliar a gestão de uma equipa com a organização de roteiros turísticos e pacotes de viagens interessantes.

Se te identificaste com o que descrevemos, então estás no sítio certo. Neste artigo, vamos dar-te a conhecer a profissão de supervisor de agência de turismo.

Vais descobrir, por exemplo, o que ele faz no dia a dia de trabalho, as funções que tem, as possibilidades no mercado de trabalho, entre outras informações úteis.

Vamos?

O que faz um Supervisor de Agência de Turismo?

O supervisor de agência de turismo coordena e supervisiona outros profissionais de uma agência de viagens, como, por exemplo, o assistente de agência de turismo, o agente de viagens e o analista de agência de turismo.

Em agências maiores, ele é responsável por fazer a seleção e contratação de novos funcionários. No entanto, em agências de viagens mais pequenas, essa responsabilidade é, regra geral, do gerente de agência de turismo.

Faz sempre parte das suas responsabilidades formar os profissionais recém-contratados. É fundamental que os novos funcionários estejam alinhados com a cultura da empresa e é o supervisor que tem de assegurar que todos estão no rumo certo.

O supervisor também responde ao gerente da agência, entregando relatórios de produtividade, por exemplo. Este é um trabalho que desenvolve com o analista. Os dois também trabalham juntos na hora de contratar fornecedores e estabelecer parcerias com empresas prestadoras de serviços.

É ele, também, que define um plano de objetivos e metas a serem alcançados. Além disso, ele determina a estratégia para que essas metas sejam atingidas.

O supervisor de agência de turismo tem de ser uma pessoa organizada, comunicativa, com perfil de liderança, proativa e com uma grande capacidade de resolver imprevistos.

Conhece também a carreira de Gestão de Turismo

Quais as suas funções

O supervisor de agência de turismo tem como principais funções coordenar e supervisionar os funcionários de uma agência de viagens. No entanto, ele também pode ajudar em tarefas do dia a dia de uma agência, como atender clientes, vender pacotes de viagens ou reservar hotéis e passagens de avião.

Como supervisor, ele está responsável, também, por:

  • Montar os pacotes de viagens
  • Contratar fornecedores
  • Estabelecer parcerias com empresas prestadoras de serviços turísticos
  • Resolver reclamações de clientes
  • “Fechar a venda” de clientes considerados “difíceis”
  • Distribuir tarefas por todos os funcionários
  • Comunicar novos procedimentos, assim como acompanhar a equipa na implementação dos mesmos
  • Verificar possíveis erros dos trabalhadores e corrigi-los (assim como alertar e ajudar os funcionários para que esses erros não voltem a acontecer)
  • Dar formação a novos funcionários
  • Fazer a monitorização do email da agência de viagens

Como podemos perceber, o supervisor tem um cargo de muita responsabilidade dentro de uma agência de turismo. Por isso, é fundamental que seja alguém com muito conhecimento sobre turismo e sobre o funcionamento da empresa.

Além disso, é importante que seja alguém capaz de liderar uma equipa. A motivação é parte central do sucesso de uma equipa. Assim, ele tem de ser capaz de manter todos com vontade de alcançar as metas e com vontade de superar limites.

Saídas no Mercado de Trabalho

O supervisor de agência de turismo atua em agências de viagens. Além de contrato de trabalho e um ordenado fixo, regra geral, recebe comissões pelas vendas geradas.

O mercado de trabalho na área do turismo está em alta. Existe cada vez mais procura por profissionais qualificados. No entanto, a acompanhar essa procura, temos também cada vez mais jovens a seguirem uma carreira nesta área. Portanto, da mesma forma que existem muitas vagas de trabalho, a concorrência é igualmente elevada.

Além de poder trabalhar para uma empresa, o supervisor também pode atuar como profissional autónomo. No entanto, neste caso, ele acumula as funções de supervisor, agente de viagens e analista de agência de viagens.

Existe também a possibilidade de abrir uma empresa e contratar outros funcionários. Neste caso, tornar-se-á gerente de agência de viagem.

Como entrar na carreira de Supervisor de Agência de Turismo?

Para seguires a profissão de supervisor de agência de turismo, então tens de ter uma boa formação académica na área do turismo. Como dissemos, a concorrência é forte e só os melhores conseguem alcançar o posto de supervisor.

Além disso, como este é um cargo superior, o nosso conselho é que faças um mestrado, pós-graduação, ou até um doutoramento em turismo.

Este é um cargo que se consegue por meio de progressão na carreira. O primeiro passo é começares como assistente de agência de viagem, depois passas a agente de viagens, depois para analista de agência de turismo e só depois passas para o cargo de supervisor.

Embora possas ser contratado diretamente para supervisor, tens de demonstrar experiência anterior relevante.

Onde estudar para Supervisor de Agência de Turismo?

Como vimos, ter um curso universitário em turismo é indispensável para te tornares supervisor de agência de turismo. Por isso, deixamos-te aqui algumas opções que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é ser supervisor de agência de turismo? Então investe na tua formação e dedica-te ao longo de toda a tua carreira. Lembra-te que só os melhores dos melhores conseguem alcançar este posto. Não desistas e foca sempre naquilo que queres. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top