Tatuador

Tatuador

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O tatuador, ou tattoo artist, é um artista que realiza tatuagens (desenhos feitos na pele, utilizando tinta própria e maquinaria capaz de penetrar a tinta na pele).

As tatuagens, em tempos olhadas com desdém pela maior parte das pessoas, são hoje vistas como elementos que embelezam o nosso corpo e que eternizam momentos, sensações e sonhos na nossa pele.

Em Portugal, assim como no Brasil, este é um mercado em ascensão, o que abre muitas portas aos jovens que decidem seguir uma carreira na área.

Se tens talento para o desenho e se és um apaixonado por tatuagens (também chamadas de tattoos), então esta pode ser uma profissão muito aliciante.

Neste artigo, vais descobrir tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Tatuador?

O tatuador é um artista que faz tatuagens. Além de tatuar os desenhos, este profissional também pode criar os seus próprios desenhos. Sem dúvida, o que maior reconhecimento traz aos tatuadores são precisamente as artes próprias. Muitas pessoas procuram determinado profissional por causa do seu portefólio de desenhos.

Além de talento para o desenho, os tatuadores devem ser pessoas muito organizadas e metódicas.

A higiene, saúde e segurança são aspetos centrais nesta profissão. Por isso, os tatuadores têm de estar sempre a limpar e desinfetar a área de trabalho, assim como os materiais que não são descartáveis.

Como a tatuagem é um desenho que fica gravado na pele para sempre (embora já se realizem remoções de tatuagens, esta ainda não é totalmente eficaz e é um processo bastante doloroso), a responsabilidade destes profissionais é alta.

Se quiseres seguir esta carreira, tens de ter consciência de que vais marcar a vida do teu cliente, tanto pela positiva, como pela negativa.

Se fizeres uma tatuagem perfeita, o teu cliente vai lembrar-se de ti como o artista que fez o desenho no seu corpo. No entanto, se a tatuagem não ficar bem, ele vai recordar-se de ti sempre com um sentimento de angústia e arrependimento.

Assim, além de teres de saber desenhar muito bem, tens de dominar perfeitamente a técnica da tatuagem. Embora existam já cursos e workshops de tattoos, o mais comum é que os tatuadores tenham “mestres”, os quais são responsáveis por passar todo o conhecimento sobre a arte de tatuar.

Quais as suas funções

A função de um tatuador é fazer tatuagens. Obviamente que podemos falar na função moral, que é a de realizar uma tatuagem perfeita, com um desenho lindo, um estilo próprio e cores reluzentes, capaz de deixar o cliente apaixonado pela sua tatuagem.

Assim como qualquer prestador de serviços, o tatuador tem de ter como prioridade a satisfação do cliente.

Às vezes, o que o cliente quer não vai ao encontro do nosso estilo ou da nossa visão de arte. Nesse caso, ou o profissional se recusa a fazer a tatuagem e indica outro que se “encaixe” nesse estilo, ou apresenta alternativas ao cliente.

No entanto, depois de determinado o desenho a fazer, o tatuador deve limitar-se a transpô-lo para a pele, para que as expectativas do cliente não saiam “furadas”.

Além disso, este profissional tem de seguir todas as normas de limpeza e desinfeção do local e dos equipamentos usados. Antes de tatuar, todo o espaço é limpo, a marquesa e os equipamentos são desinfetados. O mesmo processo é feito no fim da tatuagem.

Todos os materiais descartáveis têm de ser deitados fora logo após a conclusão do trabalho. Por exemplo, as agulhas usadas para um cliente não serão usadas noutro. Tudo é descartado e idealmente deve ser recolhido por empresas de recolha de resíduos hospitalares.

Outro “trabalho” dos tatuadores é a divulgação dos seus trabalhos. Como a maior parte destes profissionais são autónomos, é a divulgação e publicidade das suas tatuagens que vai atrair mais clientes.

As redes sociais desempenham um papel muito importante nesse sentido, e hoje assistimos a páginas de tatuadores com milhares de “fãs” e, consequentemente, potenciais clientes.

A participação em eventos e convenções de tatuagens também é muito importante, pois permite que o tatuador seja reconhecido e pode abrir portas até para um trabalho internacional.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como tatuador, podes trabalhar para um estúdio de tatuagens de outra pessoa, ou podes optar por abrir o teu próprio estúdio.

No caso de trabalhares para uma empresa, podes ter contrato de trabalho, ou podes atuar como freelancer. É possível que um estúdio faça parcerias com tatuadores, os quais ficam, por exemplo, encarregues de realizar um determinado tipo de tatuagem.

É claro que o ideal é que te façam um contrato de trabalho, mas se o volume de trabalho é incerto e se não precisam dos teus serviços diariamente, trabalhares como freelancer pode ser uma excelente oportunidade para desenvolveres a tua arte e criares o teu portefólio e carteira de clientes.

Se quiseres abrir o teu próprio estúdio de tatuagens, tens de ter em conta que terás todas as responsabilidades a teu cargo (e não são assim tão poucas).

Comparando a atividade de tatuador no Brasil e Portugal, o país europeu oferece materiais e equipamentos de alta qualidade a um preço bem mais acessível. No entanto, em Portugal, para teres clientes, é importante que o trabalho comece a ser reconhecido (o que pode demorar um pouco).

No Brasil, a procura por tatuagem grandes e complexas é muito maior (o que significa preços mais altos cobrados aos clientes). Em Portugal, a maior parte das pessoas faz tatoos pequenas e discretas (as quais têm um preço mais modesto).

A boa notícia é que esta profissão tem vindo a crescer muito no mercado de trabalho, até porque o preconceito em relação às tatuagens tem vindo a diminuir drasticamente. Por isso, além de uma profissão, pode ser uma oportunidade de negócio única.

Como entrar na carreira de Tatuador?

Para seguires a profissão de tatuador, podes optar por fazer uma formação em artes visuais e depois um curso de tatuagem, ou então podes fazer apenas a formação de tatuagem. Como esta é uma profissão que requer talento para o desenho, a formação em artes pode ser uma excelente forma de entrares no mercado de trabalho.

A formação de tatuador é muito marcada pela higiene e limpeza no local de trabalho. Se já visitaste um estúdio de tattoos, deves ter percebido que o cheiro é muito similar ao de um hospital ou clínica dentária. Isso porque a limpeza e desinfeção de objetos e espaço é constante durante o dia de trabalho.

Como tal, antes mesmo de pegares numa máquina de fazer tatuagens, vais aprender tudo o que diz respeito à higiene e limpeza do local de trabalho (até para que possas garantir a tua segurança e a dos clientes), como, por exemplo:

  • Esterilização
  • Limpeza do estúdio, marquesas e materiais que possam ter sido contaminados
  • Preparação dos espaços de trabalho

Para teres um estúdio de tatuagens próprio, tens de seguir certos padrões e estar em conformidade com a legislação em vigor.

Embora não exista uma legislação própria para tatuadores em Portugal, os estúdios procuram contornar essa questão com certificados de Higiene e Segurança passados pela Ambimed (uma empresa de Gestão Integrada de Resíduos Hospitalares), os quais podem oferecer maior confiança aos clientes, comprovando que o local segue as normas vigentes.

Como ser Tatuador no Brasil?

No Brasil, a prática da profissão de tatuador não tem uma legislação própria, o que acaba por “inundar” o mercado de tatuadores amadores, sem preparo e usando equipamentos e materiais de baixa qualidade.

Apesar de essa ser uma realidade no país, o Guia das Profissões não deixa de aconselhar todos os seus leitores a terem extremo zelo pelo seu trabalho e negócio.

Quando o teu trabalho tem qualidade, ele será reconhecido (mais tarde, ou mais cedo). Esse reconhecimento fará de ti um profissional de sucesso e, assim, terás uma carteira de clientes fixa.

Além disso, quando trabalhas seguindo todas as normas de higiene, saúde, segurança, e quando optas por trabalhar com equipamentos e materiais de boa qualidade, vais ter uma carreira longa e promissora, ao contrário dos tatuadores amadores (pois os clientes não vão ficar satisfeitos e o trabalho acaba por escassear em algum momento).

Onde estudar para Tatuador?

Como vimos, não é obrigatório teres uma formação para seres tatuador. No entanto, o talento para o desenho e o domínio da arte de tatuar são essenciais para seres bem-sucedido. Por isso, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar bastante.

Dá uma olhadela!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é seres um tatuador reconhecido, então não deixes de fazer uma boa formação e aprender com aqueles que têm experiência na área. Dedica-te bastante, procura aprender sempre mais, evoluir no teu trabalho, pois é isso que fará de ti um profissional de sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top