Técnico de Comunicação e Marketing

Técnico de Comunicação e Marketing

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Línguas Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O técnico de comunicação e marketing é a pessoa que trabalha no desenvolvimento de várias ações em publicidade, estudos de mercado, relações públicas, marketing digital, assim como em promoção. É uma profissão nada rotineira, muito movimentada, mas que nos dá aquele “friozinho na barriga” e uma satisfação enorme quando vemos os bons resultados.

Gostas de comunicar? A área do marketing e publicidade sempre te atraíram? Então esta pode ser a profissão certa para ti! Com bons índices de empregabilidade, esta é uma carreira que te abre muitas portas para o futuro.

Queres conhecer mais sobre esta carreira? Então continua a ler este artigo porque vamos explicar-te tudo. Vais descobrir o que faz um técnico de comunicação e marketing, quais as funções que este profissional tem no seu dia a dia, as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um técnico de comunicação e marketing?

O técnico de comunicação e marketing é o principal responsável por desenvolver ações de gestão de marca, relações públicas, estudos de mercado, marketing, marketing digital, promoção de eventos e carreiras, publicidade, entre outras técnicas ligadas à comunicação de marketing. Além de ser um criativo, pode trabalhar como assessor de comunicação.

Também chamado de técnico de comunicação marketing, relações públicas e publicidade, este profissional trabalha com todas estas áreas, até porque todas elas estão interligadas. Não existe marketing sem publicidade, assim como não existe comunicação sem relações públicas.

Por isso, este técnico é uma das peças mais importantes quando falamos de marketing e comunicação dentro de qualquer empresa.

Na área artística, os técnicos de comunicação e marketing são responsáveis por fazer a transcrição e a transmissão dos conteúdos, sejam eles culturais ou artísticos, mas estes têm de ser adaptados ao público-alvo.

A forma de comunicarmos varia de acordo com as pessoas que temos à nossa frente. Estes técnicos são experts em adaptar a comunicação aos diferentes públicos. O objetivo é fazer uma boa divulgação do evento, artista ou empresa.

Além disso, ele tem de manter o público informado e fazer a promoção da imagem do artista / empresa.

Em alguns casos, o técnico de comunicação, marketing, relações públicas e publicidade angaria financiamentos para espetáculos, exposições, entre outros eventos culturais. O objetivo é sempre chegar ao máximo de pessoas possíveis, por isso os financiamentos são parte importante do trabalho.

Quais as suas funções

A função do técnico de comunicação e marketing é fazer a promoção e divulgação da marca. Isso inclui uma série de tarefas no seu dia a dia, dependendo, é claro, da sua área de atuação.

De entre essas tarefas, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Desenvolver estudos de mercado
  • Fazer campanhas de publicidade
  • Elaborar planos de marketing
  • Implementar planos de marketing
  • Fazer campanhas de marketing digital
  • Organizar eventos
  • Angariar financiamentos
  • Desenvolver planos de relações públicas

Em algumas situações, e quando não existe um produtor audiovisual ou um técnico de audiovisuais, é possível que os técnicos de comunicação e marketing produzam conteúdos audiovisuais também. Como costumamos dizer: “é pau para toda a obra”.

Para desenvolveres um bom trabalho, é preciso saberes mais do que teorias e estratégias. É muito importante dominares alguns softwares, como, por exemplo:

  • Photoshop
  • Adobe Audition;
  • MindMups
  • Microsoft Office
  • Adobe Illustrator
  • After Effects
  • Adobe InDesign

Saídas no mercado de trabalho

Embora a maioria dos técnicos de comunicação e marketing pensem em trabalhar em agências de publicidade e comunicação, existem muitas outras saídas profissionais que podem ser uma boa ideia para entrar no mercado de trabalho com o pé direito.

Qualquer empresa que tenha um departamento de marketing, relações públicas ou publicidade pode contratar os teus serviços. Mesmo que não seja óbvio, a maioria das grandes empresas têm profissionais altamente qualificados para trabalhar na divulgação e promoção da marca.

Além disso, podes trabalhar com:

  • Pesquisas de mercado
  • Assessorias de imprensa
  • Departamentos de marketing digital e social media
  • Departamentos de relações públicas
  • Instituições públicas
  • Empresas de eventos
  • Empresas culturais e artísticas
  • Personalidades / Artistas

Como esta é uma profissão com muitas saídas profissionais, a empregabilidade é alta. Sem dúvida, esta é uma área que está em crescimento e as empresas têm apostado forte na contratação de profissionais altamente qualificados para fazer a divulgação e promoção das marcas.

Como entrar na carreira de técnico de comunicação e marketing?

Para trabalhares na área, é importante teres um curso de comunicação e marketing, ou então um curso de marketing e relações públicas. Além dos cursos superiores, existem já opções profissionalizantes, como o curso profissional de marketing, por exemplo, que te permite trabalhar na área com bons resultados e boas oportunidades de emprego.

É claro que um curso superior te abre mais portas. Quanto maior a tua formação, mais oportunidades de emprego podes agarrar. Mas como sabemos, nem sempre temos oportunidade de estudar numa faculdade, e nem sempre é isso que queremos.

Sendo assim, os cursos profissionais são boas escolhas para poderes especializar-te numa área de conhecimento.

Dá uma olhadela às diferentes alternativas!

Onde estudar comunicação, marketing, relações públicas e publicidade?

Tendo em conta que poderás escolher um curso universitário ou um curso profissional de comunicação, marketing, relações públicas e publicidade, aqui damos-te alternativas para as duas opções.

Analisa e faz a escolha que melhor se adequa ao teu perfil e àquilo que realmente queres fazer no teu futuro, porque é essa escolha que vai determinar a tua carreira.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar na área do marketing e publicidade? Sempre sentiste uma vontade de trabalhar com muitas pessoas mas ainda estavas na dúvida sobre que rumo seguir? Se leste este artigo todo, com toda a certeza ficaste encantado com tudo o que esta carreira te pode dar.

Se gostaste da ideia de trabalhar com comunicação, então a profissão de técnico de comunicação e marketing pode ser, com toda a certeza, a escolha mais acertada! Escolhe o melhor curso para ti, estuda bastante e dedica-te, porque vai valer a pena. Nós desejamos-te muito sucesso na carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top