Técnico de Emissões de Televisão

Técnico de Emissões de Televisão

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Informática Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de emissões de televisão é o profissional que assegura que todos os equipamentos estão em perfeito funcionamento, assim como opera aparelhagens, garante a qualidade da imagem e faz a montagem de programas gravados.

Sendo assim, podemos dizer que este é um profissional flexível e capaz de atuar em diferentes frentes ao longo das emissões de televisão.

Para os amantes de vídeo, imagem e para os apaixonados pelo mundo da televisão, esta é uma profissão fantástica. Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo.

Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz um técnico de emissões de televisão, quais as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, assim como informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Técnico de Emissões de Televisão?

O técnico de emissões de televisão é um profissional versátil que garante que tudo está em conformidade para a realização de um programa ou emissão de televisão. Além de assegurar que todos os equipamentos estão a funcionar na perfeição, ele coordena as equipas de som, imagem e iluminação.

Ele está presente durante as filmagens e os programas emitidos ao vivo, estando sempre atento a qualquer problema que surja para agir com rapidez para resolver problemas técnicos.

Além de atuar durante as gravações, ele também desempenha um papel importante no tratamento dos programas gravados, participando na montagem e garantindo que o material entregue tem qualidade de imagem e de som.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

A rotina de trabalho de um técnico de emissões de televisão é muito variada. Ele é responsável por uma série de tarefas ao longo do seu dia de trabalho, entre as quais destacamos, por exemplo:

  • Regular a aparelhagem (câmara de TC, projetor, aparelhos de leitura de som), assim como operá-la
  • Assegurar o bom funcionamento da montagem, para que a imagem e o som estejam em perfeitas condições
  • Verificar se o equipamento de registo magnético está a funcionar e proceder à sua reparação/manutenção, quando necessário
  • Fazer montagem de fitas gravadas
  • Gravar imagens eletrónicas e reproduzi-las
  • Verificar se a imagem tem qualidade e quais as suas características (este processo é feito com o osciloscópio), assim como fazer adaptações, caso sejam necessárias
  • Desenvolver ou participar na montagem de programas gravados (este trabalho envolve cortar imagens, incluir sons, músicas e outros elementos de áudio, registar os tempos, entre outras ações)
  • Regular e operar projetor de cinema e dispositivo de reprodução sonora
  • Coordenar as equipas de som, iluminação e imagem

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de emissões de televisão, assim como o nome indica, encontra trabalho em emissoras de televisão (generalistas ou a cabo). Sendo alguém versátil e com um papel crucial na qualidade de imagem e som, todas as emissoras procuram ter nos seus quadros técnicos de qualidade.

Embora a procura por profissionais qualificados para o cargo tenha aumentado, devemos dizer que não existem assim tantas vagas de trabalho para a televisão.

De facto, não é fácil conseguirmos uma chance na televisão, até porque muitos procuram entrar no mundo do pequeno ecrã através de posições consideradas menores, como é o caso destes técnicos.

Por isso, é fundamental que procures ter uma boa formação para te destacares quando enviares um currículo e estiveres frente-a-frente com o entrevistador.

Antes de ires, conhece a profissão de Técnico de Emissões de Rádio

Como entrar na carreira de Técnico de Emissões de Televisão?

Se queres seguir a profissão de técnico de emissões de televisão, é fundamental que tenhas conhecimentos sobre os equipamentos de vídeo, imagem e som que são usados durante as gravações e emissões de programas.

Além disso, se tiveres conhecimentos de montagem e edição, ganharás muitos pontos extras na hora da entrevista.

Como o mundo da televisão tem uma concorrência muito forte, quanto mais habilidades tiveres, melhor! Assim, tens de demonstrar ter espírito de liderança, ser proativo, ágil e com capacidade de resolução de problemas. Estas características são fundamentais para quem quer ter sucesso como técnico.

É comum começares a trabalhar como estagiário. Sem dúvida, essa é uma oportunidade única para aprenderes como funciona o mundo da televisão e é excelente para mostrares o teu valor. Por isso, se conseguires um estágio, agarra-o com todas as tuas forças.

Onde estudar para Técnico de Emissões de Televisão?

Como vimos, ter conhecimentos em vídeo, imagem e áudio é crucial para seguires a profissão de técnico de emissões de televisão. Ter um curso em edição e montagem de vídeo também é importante.

Por isso, aqui deixamos-te alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de técnico de emissões de televisão? Então não deixes de procurar boas formações, as quais possam dar-te ferramentas importantes para realizares um bom trabalho. Nós, do Guia das profissões, desejamos que conquistes todos os teus sonhos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top