Urbanista

urbanista

O urbanista, ou arquiteto urbanista, é o profissional responsável por fazer o planeamento urbano, no que diz respeito à orientação do crescimento das cidades, como, por exemplo, projetos de saneamento.

Outros nomes para esta profissão: Arquiteto Urbanista

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 2000€ - Máximo
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Geometria Descritiva, Matemática, Multimédia, Sociologia
  • Idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Português

Antes da expansão urbana, esta era uma função de arquitetos em geral. No entanto, com a grande ocupação destas áreas, e com o crescimento populacional urbano, fez-se necessária a profissionalização do urbanismo.

O Profissional de urbanismo conduz todo o processo de expansão urbana, com particular atenção na ocupação de áreas periféricas dos grandes centros urbanos, os quais causam, muitas vezes, problemas sociais.

Sendo assim, este é um trabalho que, além dos conhecimentos técnicos, necessita de uma grande sensibilidade por parte do profissional, de forma a perceber quais as necessidades da sociedade atual, assim como das populações inseridas no local que está a projetar.

Trata-se, assim, de um processo de crítica e reflexão durante toda a elaboração de todo o projeto.

Vejamos agora o que faz o urbanista no seu dia a dia, quais as suas funções, quais as saídas para o mercado de trabalho e como poderá iniciar a sua carreira.

O que faz um Urbanista?

O urbanista é especializado em crescimento de cidades e é ele que projeta e organiza a sua expansão. Além disso, o profissional também é responsável por propor uma utilização mais racional dos espaços públicos.

Na prática, o profissional de urbanismo faz todo o planeamento de uma cidade, de uma região, e depois cria um plano de expansão e aproveitamento dos espaços.

Ele procura entender qual o impacto social da ação do Homem no ambiente da cidade, de forma a poder melhorá-lo e torná-lo mais eficiente.

Um dos maiores desafios é fazer o planeamento de espaços que já foram construídos. Sem dúvida, as idades não são imutáveis e sofrem constantes mudanças. É como se fossem organismos vivos e dinâmicos que se vão moldando aos diferentes ciclos económicos.

Por isso, é um trabalho que exige conhecimento da atualidade do país, mas também requer uma grande adaptação à região em que está a trabalhar.

É muito comum urbanismo trabalhar em conjunto com um arquiteto e um paisagista.

Quais as suas funções

A principal função do urbanista é garantir a qualidade de vida e a segurança de todos os moradores de uma região, especialmente cidades, elaborando de forma cuidada:

  • Ruas,
  • Estacionamentos,
  • Entradas,
  • Praças,
  • Jardins,
  • Entre outros.

Para que o espaço urbano seja devidamente estruturado, o profissional de urbanismo precisa de analisar diferentes questões burocráticas, técnicas, humanas, e, nos dias de hoje, deve ter em conta também as questões ambientais.

Sendo assim, ele executa as seguintes funções:

  • Recolhe informações e desenvolve projetos
  • Elaborar orçamentos
  • Dirige e controla a qualidade das construções
  • Regula o projeto
  • Faz um estudo aprofundado da viabilidade ambiental e técnica do projeto

Este profissional garante um melhor aproveitamento do espaço, assim como o melhor aproveitamento de todas as condições naturais, como a luz solar.

É ele também que garante que a cidade, ou região em que está a trabalhar, tenha áreas de lazer e socialização suficientes e bem estruturadas para a população usufruir.

Deve, igualmente, garantir todas as funcionalidades das áreas, assim como a facilidade de acesso a todos os pontos.

Saídas no Mercado de Trabalho

Tendo em conta o crescimento populacional e a migração de população para o centros urbanos, o trabalho do urbanista é cada vez mais importante.

Sem dúvida, este é um mercado de trabalho que se está a expandir, tanto em Portugal, como no Brasil.

É cada vez mais notório, ao nível do governo e da sociedade em geral, que é urgente pensar as cidades, assim como as regiões próximas, do ponto de vista estrutural, mas também social.

Por isso, é importante garantir que temos profissionais qualificados e especializados na área.

A maior parte dos urbanistas formados são contratados para instituições e organismos públicos, como Câmaras Municipais (Portugal), Prefeituras (Brasil), instituições de ensino e pesquisa. São também procurados para trabalhar em organizações não governamentais.

No entanto, os urbanistas também desenvolvem projetos privados, como, por exemplo, arquitetura de interiores, consultadoria, assessoria em obras, avaliação e pareceres técnicos.

Tanto o arquiteto, como o profissional de urbanismo, pode exercer a sua função como um profissional liberal. É também comum a sua contratação para empresas de engenharia e arquitetura.

Sendo assim, o urbanista tem à sua disposição um amplo leque de oportunidades profissionais, garantindo, assim, a sua contratação e também o seu crescimento profissional.

Como entrar na carreira de Urbanista

Portugal:

Para entrar na carreira de urbanista, precisa ter o curso superior de Arquitetura, com especialização em Urbanismo. Assim, inicialmente tem de concluir o primeiro ciclo em arquitetura, seguindo-se a especialização.

Para se tornar um arquiteto urbanista, precisa concluir os 5 anos (3+2), assim como apresentar um Projeto Final de Mestrado.

Brasil:

No Brasil, para se tornar urbanista, precisa ser graduado em arquitetura e urbanismo, além de fazer uma especialização no desenvolvimento de projetos urbanos.

O curso tem duração de 5 anos.

Onde estudar Urbanismo

Portugal:

Brasil:

Se quer seguir a carreira de Urbanista, saiba, desde já, que é uma profissão de grande importância e que faz toda a diferença para a vida da sociedade como um todo. Além disso, tem grande empregabilidade, podendo atuar em várias áreas. Ótima escolha!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima