Técnico de Iluminação

técnico de iluminação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de iluminação, ou técnico de luzes, é a pessoa que fica responsável por montar e operar os equipamentos de iluminação em eventos ao vivo (música e teatro) e outros locais de arte, como televisão ou cinema, por exemplo.

Os técnicos de iluminação fazem parte de qualquer espetáculo ou produção audiovisual, e sem eles nada seria igual. Já imaginaste como seria um espetáculo de música ao vivo se não houve luz no palco? Pois é!

Todas as pessoas que estão por trás dos artistas são essenciais para que eles brilhem. Todos são parte integrante do espetáculo, por muito que o público não tenha noção da sua importância.

A bem da verdade, este é um trabalho que passa despercebido, é tido como “inferior” pela maioria das pessoas. No entanto, é tão fundamental como qualquer outro profissional que esteja a trabalhar no mundo das artes, incluindo o do artista.

Se os técnicos de luzes não vivem sem os artistas, também podemos dizer que os artistas não seriam os mesmos sem os técnicos que os acompanham e fazem com que tudo esteja perfeito na hora do espetáculo.

Esta vida de palcos e grandes produções audiovisuais sempre te atraíram? Então a profissão de técnico de iluminação pode ser aquela que tanto procuravas.

Vem connosco porque vamos contar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira.

O que faz um Técnico de Iluminação?

O técnico de iluminação instala e opera os equipamentos de iluminação em eventos de música, teatro, entre outras produções artísticas, como televisão e cinema. Ele tem sempre que seguir as orientações de um superior, o qual varia de acordo com a área de atuação.

Por exemplo, se estiveres a trabalhar para o teatro, vais ter se seguir as orientações do designer de iluminação e do eletricista mestre. Mas se estiveres a trabalhar em espetáculos de música ao vivo, vais ter de seguir as orientações do diretor de iluminação. Já se estiveres a trabalhar em televisão, cinema, ou vídeo, tem de obedecer às ordens do técnico de iluminação chefe.

É da responsabilidade do técnico em iluminação:

  • Instalar os equipamentos de iluminação
  • Movimentar / operar os equipamentos de iluminação
  • Instalar dispositivos elétricos
  • Passar e instalar cabos elétricos
  • Ajudar a criar sequências de programação
  • Apoiar na criação de efeitos

O técnico de iluminação tem de garantir a segurança de todos os equipamentos de iluminação, para que ninguém corra nenhum risco durante os espetáculos ou gravações.

Os equipamentos de iluminação são muito pesados e ficam muito quentes quando ficam ligados por algum tempo. Por isso tens de ter uma boa forma física, assim como tolerância a altas temperaturas.

No caso particular do cinema, o técnico de luzes é chamado também de técnico de iluminação elétrica, operador de lâmpadas, eletricista ou ainda técnico de aparelhagem de iluminação elétrica.

Quais as suas funções

O técnico de iluminação tem diferentes funções de acordo com a área em que atua. No entanto, podemos dizer que tem como funções principais montar e operar os equipamentos de iluminação durante um espetáculo ou numa gravação de um produto de audiovisual.

O dia a dia é sempre a correr, tanto nos espetáculos ao vivo, como no cinema ou na televisão. Os técnicos de luzes têm de:

  • Discutir quais são as necessidades de equipamentos e produção com o operador de câmara (cinema e tv)
  • Escolher quais são os equipamentos que vão usar
  • Escolher as cores para terem um determinado efeito
  • Operar equipamentos elétricos e luminárias
  • Controlar os equipamentos de iluminação (com sistema manual ou computorizado)
  • Fazer a manutenção dos equipamentos, como, por exemplo, substituir lâmpadas

O técnico de iluminação para espetáculo de música ao vivo também pode chamar-se de técnico em iluminação de palco, ou operador de iluminação. É ele que programa os equipamentos para conseguir os efeitos que pretende e controla os aparelhos durante o espetáculo.

Além de montar os equipamentos e operar durante os espetáculos, também desmonta o equipamento no final do espetáculo. Isso quer dizer que o técnico de luzes é um dos primeiros a chegar ao local do evento, e dos últimos a sair.

Na maioria das vezes, o técnico de iluminação de palco é também o desenhador de luz, até porque não são todos os artistas que têm dinheiro para contratar um desenhador.

Para operar os equipamentos, o técnico de luzes opera a mesa de luz. Tudo tem de ser testado antes do espetáculo começar, assim como é testado o som. É durante o teste que se gravam os efeitos principais que vão ser usados durante o espetáculo.

Saídas no Mercado de Trabalho

Todos os espetáculos de música ao vivo, peças de teatro, filmes e programas de televisão precisam de um técnico de iluminação. Por isso, existem muitas ofertas de trabalho nesta área. De facto, existe uma grande dificuldade em encontrar profissionais qualificados que estejam dispostos a levar a sério a profissão.

Não é um trabalho seguro, até porque depende sempre da “agenda” dos artistas. Por exemplo, se trabalhares com um artista em específico, ou uma companhia de teatro, por exemplo, vais estar sempre dependente do número de peças / concertos que os artistas vão fazer.

Além disso, este não costuma ser um trabalho com contrato. A maioria dos técnicos, sejam eles de iluminação, som, montagem, trabalham como freelancers.

Além disso, principalmente na área da música, que é aquela que mais contrata estes profissionais, este é um trabalho sazonal. Ou seja, durante os meses de verão tens muito trabalho, mas os meses de inverno tens poucos eventos, ou nenhuns, para fazer.

Isso quer dizer que tens de trabalhar entre abril e setembro para garantir o teu ordenado nos restantes meses, que não têm trabalho suficiente para garantir as tuas necessidades.

Apesar destas dificuldades, o salário do técnico de iluminação pode ser muito acima da média. Podemos dizer que, por evento (dia), este profissional ganha entre 60 e 150 euros, dependendo do artista e evento que vão fazer.

Como entrar na carreira de Técnico de Iluminação?

Se queres entrar na carreira de técnico de iluminação tens de aprender a trabalhar com os aparelhos e equipamentos de iluminação. Não podes simplesmente candidatar-te a uma vaga destas se não puderes garantir que as pessoas que estão no palco estão em segurança.

Sendo assim, aconselhamos sempre a teres um curso para técnico de iluminação ou, se puderes, um curso técnico de som e iluminação. Obviamente que este último te abre muito mais portas, até porque te permite trabalhar também como técnico de som.

Não é obrigatório teres conhecimentos de eletricidade, mas tens de perceber o mínimo. Como vais fazer a manutenção dos equipamentos, tens de perceber, pelo menos, como funciona a eletricidade.

Nestes cursos, vais aprender a trabalhar tanto com iluminação convencional, como com robótica, e a ler um rider técnico de iluminação.

A iluminação convencional trabalha apenas com projetores e só vais mexer com a intensidade da luz. Pelo contrário, a robótica é bem mais complexa e vais trabalhar com cor, tipo de iluminação, intensidade, entre tantos outros aspetos.

Durante um espetáculo, é normal usares os dois tipos de iluminação, até porque têm efeitos diferentes.

Se queres entrar com o pé direito nesta indústria, o melhor é veres onde podes tirar o teu curso. Nós deixamos-te aqui um ponto de partida.

Onde estudar para técnico de iluminação?

Portugal:

Brasil:

Não ficaste cheio de vontade em seguir esta profissão? Antes de irmos embora, vale a pena dizer que embora seja uma profissão muito marcada pela presença masculina, existem cada vez mais mulheres a seguir a profissão de técnico de iluminação. Então, se esse é o teu caso, não te deixes amedrontar. Segue em frente e luta sempre pelo teu sonho. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top