Diretor Financeiro (CFO)

Diretor Financeiro CFO

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Economia História Informática Línguas Matemática

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O diretor financeiro, também conhecido como chefe do setor financeiro (CFO) é o profissional responsável por administrar os riscos financeiros de uma empresa. Ele é uma das peças mais importantes dentro de uma organização.

Este profissional é o grande responsável por fazer o planeamento financeiro de uma empresa, o que demonstra a importância que ele tem numa organização. Embora tenha de “prestar contas” ao CEO (gestor executivo), ele tem autonomia para aprovar ou rejeitar projetos.

Sendo assim, ele tem poder de decisão e, com esse poder, vem o dever de apresentar bons resultados.

Se és um amante de finanças e negócios e se és apaixonado por gestão, esta é a profissão certa para ti. No entanto, há um longo caminho a percorrer. Aqui, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para te tornares um diretor financeiro.

Vens connosco?

O que faz um Diretor Financeiro (CFO)?

O diretor financeiro, também chamado de chefe do setor financeiro ou CFO (sigla mais usada em inglês) faz a administração e planeamento financeiro de uma empresa. Ele é que administra os riscos de um negócio e, como tal, é o grande responsável pela saúde financeira de uma organização.

Este profissional tem de responder ao gestor executivo (também chamado de diretor executivo ou CEO) e os dois estão em contacto direto para decidirem o rumo que a empresa vai tomar.

No entanto, o CFO tem autonomia para aprovar ou rejeitar projetos, tendo em conta a análise financeira da empresa. O chefe do setor financeiro é que sabe os riscos que a empresa pode tomar e, por conseguinte, determina quais os projetos podem, ou não, ser viabilizados.

Além de traçar e desenvolver o plano financeiro para a empresa, o diretor financeiro também faz a gestão do capital de giro, dos investimentos e avalia o progresso financeiro da empresa (acompanhando desvios dos orçamentos iniciais, alocando recursos financeiros em departamentos estratégicos, entre outras ações importantes).

Estando à frente do departamento financeiro, o CFO trabalha com o processo de financiamento interno, mas também trabalha com fatores externos, os quais podem ser determinantes para os rumos da empresa.

Além disso, ele desempenha um papel central junto de investidores, acionistas e mercados financeiros, pois o seu trabalho (assim como o desempenho de todo o departamento financeiro) pode influenciar os comportamentos destes atores. Por isso, dizemos que os diretores financeiros atuam como reguladores de financiamento.

Quais as suas funções

O diretor financeiro tem como principais funções planear e dirigir as atividades financeiras da empresa na qual trabalha. Para tal, ele desempenha uma série de tarefas na sua rotina de trabalho, entre elas:

  • Definir as políticas de gestão de recursos
  • Desenvolver e implementar processos financeiros na empresa
  • Desenvolver e colocar em prática processos de contabilidade, fiscais, de fiscalização e escrituração
  • Fazer o plano financeiro, organizá-lo e colocá-lo em prática (esse plano deve incluir o curto, médio e longo prazos)
  • Analisar os resultados obtidos e fazer relatórios de gestão para apresentar ao CEO (o objetivo é provar que a aplicação dos recursos trouxe benefícios financeiros e demonstrar o desempenho da empresa como um todo)

Assim, ele ocupa os papeis de tesoureiro e auditor financeiro, ao passo que acompanha toda a gestão financeira da organização.

Além de ele ser um grande contributo para o negócio como um todo, é um impulsionador da inovação e transformação da empresa.

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor financeiro encontra um mercado de trabalho favorável. Sem dúvida, estes profissionais são muito requisitados e valorizados pelas empresas, as quais reconhecem a sua importância para o desenvolvimento do negócio.

Hoje, eles são vistos como os grandes responsáveis na criação de valor para a empresa e, assim, adotam um papel central no mercado.

Embora estes profissionais sejam, cada vez mais, procurados e valorizados, devemos dizer que só os melhores conseguem alcançar este cargo.

Como falamos de um cargo de direção, e de grande responsabilidade, as empresas têm de garantir que a pessoa que eles colocam nessa posição tem as competências e habilidades necessárias para fazer uma boa gestão do negócio.

Para teres uma ideia do quão valorizado é o diretor financeiro nos dias de hoje, os salários podem ir dos 28 mil euros e os 80 mil euros por ano em Portugal. Esta variação depende da experiência demonstrada, assim como das competências do profissional e a dimensão da empresa.

Embora este profissional possa atuar em qualquer empresa, o setor que oferece melhores oportunidades e melhores salários é do financeiro e bancário. O mercado de seguros e farmacêutico também tem oferecido excelentes oportunidades aos diretores financeiros.

Como entrar na carreira de Diretor Financeiro?

Se queres ser diretor financeiro, então deves estar bem preparado para assumir este cargo. Ter um mestrado ou doutoramento em Economia, Gestão Comercial, Finanças, Contabilidade ou similar é essencial para conseguires uma oportunidade de trabalho. Lembramos que só os melhores dos melhores conseguem chegar a este posto.

Além dos conhecimentos em gestão e economia, é fundamental que saibas trabalhar bem com softwares de gestão de TI. Falar inglês fluente é também valorizado, principalmente porque terás de contactar com investidores, acionistas e mercados financeiros.

Para conseguires alcançar este posto, tens de demonstrar muita experiência na área financeira. Por isso, não desanimes se tiveres de começar “por baixo”. A carreira é construída ao longo do tempo e todas as funções que desempenhares vão agregar valor ao teu currículo, assim como são essenciais para desenvolver o profissional que és.

Onde estudar para Diretor Financeiro?

Como vimos, a formação universitária é indispensável para quem quer seguir a profissão de diretor financeiro. Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Espreita!

Portugal:

Brasil:

Queres ser diretor financeiro? Então não desistas e esforça-te sempre ao longo de toda a tua carreira. Com toda a certeza, com foco e determinação, vais conseguir a oportunidade que tanto procuras. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top