Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica

Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Educação Física Física Geometria Descritiva Informática Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica faz a manutenção e a inspeção dos equipamentos e instalações industriais. Este é um profissional muito procurado no setor industrial e pode ser uma excelente escolha de carreira para quem gosta de trabalhos mais ativos e manuais.

Se és um amante de máquinas e equipamentos, se adoras desmontar e montar eletrónicos e se procuras uma carreira bem longe da rotina de um escritório, então estás no sítio certo!

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de técnico de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica.

Vais descobrir aqui, por exemplo, o que faz este profissional, quais as suas responsabilidades, como é o seu dia a dia de trabalho, quais as possibilidades no mercado de trabalho, entre outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica?

O técnico de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica faz a manutenção e inspeção de equipamentos e instalações elétricas industriais (incluímos aqui as áreas da eletrónica, eletricidade, robótica, mecânica, assim como do controlo automático).

Este profissional assegura que todos os equipamentos e instalações elétricas estão em perfeitas condições. Além disso, ele é o responsável por tratar das intervenções de manutenção (tanto corretivas, como preventivas ou condicionadas).

Apesar de ser um cargo técnico, esta é uma profissão de grande responsabilidade. Afinal, a inspeção dos equipamentos é essencial para assegurar que estes seguem as normas e especificações técnicas e garantem a segurança da sua utilização.

Atualmente, estando a preservação do meio ambiente no centro dos esforços a nível mundial, este técnico tem de assegurar que máquinas e equipamentos seguem as normas de proteção do ambiente.

O seu dia a dia envolve uma série de tarefas, como analisar documentos técnicos (podem ser de sistemas elétricos, mecânicos e/ou eletrónicos), desenvolver atividades de manutenção das máquinas e equipamentos industriais, fazer reparações de instalações (desde que de baixa tensão) e de equipamentos (fazendo a reparação e substituição de elementos), entre outras.

Para saberes um pouco mais sobre a rotina de trabalho deste profissional, vê agora quais as suas funções.

Quais as suas funções

A principal função do técnico de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica tem como principal função inspecionar e fazer a manutenção dos equipamentos industriais, assim como das instalações elétricas.

No entanto, existem outras funções e tarefas que são da responsabilidade deste técnico. Entre elas, destacamos aqui, por exemplo:

  • Fazer a interpretação de desenhos e esquemas
  • Interpretar normas técnicas para conseguir determinar funcionalidades, dimensões, materiais, formas, entre outras informações importantes sobre os equipamentos industriais
  • Preparar e instalar equipamentos industriais, bem como os componentes desses equipamentos
  • Realizar ensaios de equipamentos industriais
  • Organizar e controlar a manutenção dos equipamentos, sempre seguindo as normas de segurança e qualidade
  • Analisar metodologias de manutenção de equipamentos, assim como desenvolver metodologias e atividades de manutenção, para que esta seja implementada na empresa (tem como objetivo diminuir ou evitar avarias e promover uma melhoria nos equipamentos e processos de manutenção).

Ainda não sabes se esta é a melhor carreira para ti? Então experimenta o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica, assim como o próprio nome indica, trabalha maioritariamente no setor da indústria. Assim, podes encontram trabalho em indústrias:

  • Metalúrgicas
  • Metalomecânicas
  • Automóvel
  • Papel /Celulose
  • Naval
  • Petrolífera
  • Petroquímica
  • Eletrónica / Automação
  • Ferroviária
  • Elevadores / Plataformas
  • Entre outras

Como técnico, poderás atuar na área da manutenção dos equipamentos industriais, mas também na montagem e na reparação das máquinas e nas linhas de produção. Podes ainda trabalhar na assistência de vendas e pós-vendas de equipamentos e máquinas industriais.

Como entrar na carreira de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica?

Se queres seguir a profissão de técnico de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica, então deves fazer o curso técnico de manutenção industrial. Este curso envolve vários conhecimentos técnicos, entre os quais destacamos, por exemplo:

  • Eletricidade
  • Eletrónica
  • Circuitos eletromecânicos
  • Desenho técnico / CAD
  • Máquinas elétricas e automatismos industriais
  • Motores elétricos

Esta formação é indispensável para quem quer seguir esta carreira, até porque te dá conhecimentos teóricos e práticos para atuares na manutenção dos equipamentos industriais. Sem estes conhecimentos, seria muito difícil teres uma base de decisão sólida e fundamentada (essencial para realizar e controlar o processo de manutenção destes equipamentos).

A vantagem deste curso técnico é que te permite atuar como técnico de manutenção industrial, mas também como serralheiro mecânico e técnico de manutenção de equipamentos eletromecânicos.

Embora seja um curso técnico, voltado para a inserção no mercado de trabalho, também permite que prossigas os teus estudos no ensino superior ou num curso de especialização tecnológica.

Onde estudar para Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica?

Como dissemos, para seguires a carreira de técnico de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica tens de fazer o curso de manutenção industrial. Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas instituições que oferecem esta formação com certificado válido.

Espreita!

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é seguir a carreira de técnico de manutenção industrial de metalurgia e metalomecânica? Sentes que esta é a profissão que te vai fazer feliz? Então aposta numa boa formação e nunca desistas daquilo que queres. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top