Técnico de Mecatrónica Automóvel

Técnico de Mecatrónica Automóvel

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Física Geometria Descritiva Informática Materiais e Tecnologias Multimédia

Idiomas:

Inglês, Português

O Técnico de Mecatrónica Automóvel analisa, repara e verifica os sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos dos veículos. Portanto, o profissional precisa de perceber de assuntos como motores a gasolina e Diesel, bem como de sistemas de ignição. Mas vem saber tudo dessa profissão…

A indústria automóvel depende, cada vez mais, da tecnologia. O setor está em constante evolução e, nos últimos anos, surgiram equipamentos e tecnologias inovadores que estão a revolucionar os carros.

Nesse âmbito, muitas profissões vêm ganhando força, pois são necessárias pessoas com altas qualificações para dominarem este universo tecnológico. É, assim, que a profissão de Técnico de Mecatrónica Automóvel se vem afirmando como essencial.

O profissional de Mecatrónica ou Mecatrônica Automóvel é multifacetado, pois precisa de dominar conceitos das áreas da mecânica, eletricidade e eletrónica. Mas é também esse domínio alargado de saberes que lhe abre mais portas no mercado de trabalho.

Vem descobrir tudo sobre essa profissão técnica que é essencial na indústria automóvel.

O que faz um Técnico de Mecatrónica Automóvel

A Mecatrónica junta a Mecânica e a Eletrónica e é, portanto, uma área com grande futuro. O Técnico profissional tem as portas abertas do mundo automóvel para atuações que vão do projeto à instalação, mas que passam também pela reparação.

Desse modo, a Mecatrónica Automóvel faz o diagnóstico e a reparação de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de carros. Mas também trabalha com máquinas e outros equipamentos automáticos ou robóticos.

Portanto, esse Técnico precisa de saber de esquemas elétricos, motores a gasolina e Diesel. Além disso, tem de saber lidar com sistemas de ignição, de alimentação e de lubrificação, entre outros.

O seu trabalho pode, contudo, implicar também funções administrativas, conforme o tipo de projeto onde trabalhe.

Por outro lado, o Técnico de Mecatrónica Automóvel tem de ter boas capacidades sociais, pois precisa também de saber lidar com clientes e outros profissionais do setor.

Quais as suas funções

O Técnico de Mecatrônica Automóvel pode desempenhar uma série de funções diferentes. Estas funções podem variar de acordo com a área onde trabalhe.

Mas uma boa parte do trabalho passa por analisar e reparar os seguintes sistemas:

  • Direção
  • Suspensão
  • Travagem
  • Transmissão
  • Rodas
  • Arrefecimento e lubrificação
  • Carga e arranque
  • Conforto e segurança
  • Comunicação
  • Ignição e alimentação.

Porém, o profissional de Mecatrónica Automóvel também tem de diagnosticar e reparar motores a gasolina e Diesel, bem como esquemas elétricos.

Além disso, precisa de saber analisar documentação técnica de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos. Repara que esse processo é essencial para fazer a manutenção, o diagnóstico e a reparação de veículos.

Portanto, o Técnico dessa área deve ter ótimos conhecimentos técnicos, mas também teóricos, o que requer uma formação adequada.

Fica connosco para entenderes como é o mercado de trabalho nessa área…

Quanto ganha um Técnico de Mecatrónica Automóvel

Não existe uma tabela fixa salarial para o Técnico de Mecatrónica Automóvel. Contudo, se trabalhar em grandes empresas pode estar abrangido pelos Contratos Coletivos de Trabalho.

Nesses casos, há uma tabela aprovada pelos Governos que definem qual é o valor mínimo pagar aos trabalhadores. Essa realidade pode ser interessante, pois significa também que há Sindicatos que protegem os direitos dos trabalhadores.

Contudo, o Técnico de Mecatrónica também pode trabalhar em oficinas menores, onde os salários são definidos pelos proprietários. Aí, o valor vai depender muito da experiência e da formação que o trabalhador tiver, ou da falta dela.

Portanto, deves focar-te em conseguir um bom curso e, logo depois, em ganhares experiência profissional. Os ganhos vêm a seguir, com empenho e paixão pelo que se faz.

Saídas no Mercado de Trabalho

Há várias oportunidades de emprego para o Técnico em Mecatrônica Automóvel. Mas a indústria automóvel é, sem dúvida, a área onde há mais vagas.

A metalomecânica é outro setor de interesse para esses profissionais, tal como a indústria de fabrico de máquinas e equipamentos automatizados.

Além disso, podem trabalhar em oficinas de reparação automóvel, ou ainda em concessionários automóveis.

Todavia, ainda podem estar associados a empresas da área da robótica, das Tecnologias de Informação e das Energias Renováveis.

Como vês, há várias possibilidades em aberto. E ainda não referimos o Ensino, nem a investigação, outras áreas de atuação para esses tecnólogos.

Repara que se trata de uma área em crescimento, onde ainda há falta de profissionais qualificados. Portanto, é um bom investimento de futuro em termos de formação…

Como entrar na Mecatrônica Automóvel

Há muitos Técnicos de Mecatrônica Automóvel que entram nesse setor através de estágios, depois de terem formação na área. Portanto, essa é a melhor via para se iniciar na carreira.

Portanto, basta encontrar um bom curso que aborde conceitos como automatismos industriais, mecânica aplicada e programação. Mas ainda deves aprender de assuntos como eletrónica, química, física, robótica e sistemas mecatrónicos.

Após essa formação, podes iniciar a tua aventura na Mecatrónica Automóvel através de um estágio profissional. Desse modo, abrem-se as portas do mercado de trabalho. Mas, para entrares, tens de mostrar todo o teu valor!

De qualquer modo, mesmo que não consigas ficar na empresa de estágio, esse passo será importante para ganhares experiência.

Além disso, é um ótimo aprendizado para reforçares os teus saberes académicos. E isso deixar-te-á também mais confiante para a entrada definitiva no mercado de trabalho.

Onde estudar Mecatrónica Automóvel

A melhor formação para abraçar essa área é a técnica ou profissional, pois assenta numa forte vertente prática. Desse modo, deves focar-te nesse aspeto na hora de fazeres a escolha certa.

Repara que há escolas que funcionam quase como “oficinas”, permitindo, assim, aos estudantes aprenderem a profissão à séria, ou seja, colocando as mãos na massa.

Mas, para te darmos uma ajuda na escola, segue os links que te deixamos…

Portugal:

Brasil:

Como já deu para perceber, a Mecatrónica Automóvel é uma área bem complexa e exigente. Mas também é muito desafiante. Portanto, se gostas de motores e tens muito jeito para eletrónica e mecânica, talvez tenhas encontrado o teu caminho. Estamos a torcer pelo teu sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top