Técnico em Efeitos Especiais Físicos

técnico em efeitos especiais físicos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Desenho Física História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico em efeitos especiais físicos (ou mecânicos) é o profissional que utiliza técnicas diferentes para fazer este tipo de efeitos especiais. É, portanto, um trabalhador da área do audiovisual, com foco no cinema.

Muitas produções cinematográficas na indústria da televisão, cinema e entretenimento usam efeitos especiais para se conseguirem cenas que não se conseguem fazer ao vivo e por meios normais.

Portanto, os técnicos em efeitos especiais são profissionais muito importantes nestas indústrias. Sem dúvida, são eles que permitem trazer a ilusão e o sonho para o grande e pequeno ecrã.

Se esta é uma área que te fascina, então estás no sítio certo. Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de técnico em efeitos especiais físicos.

Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, quais as suas funções no quotidiano do trabalho, as saídas no mercado de trabalho, entre tantas outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Técnico em Efeitos Especiais Físicos?

O técnico em efeitos especiais físicos ou mecânicos é o responsável por fazer os efeitos especiais durante as gravações ao vivo, ao contrário dos efeitos especiais óticos ou visuais (podes ver mais sobre estes no nosso artigo sobre o técnico em efeitos especiais óticos).

No caso dos efeitos especiais físicos, também chamados de efeitos práticos, estes incluem uma série de elementos, como, por exemplo:

Embora em algumas produções o técnico em efeitos especiais fique responsável por todo o tipo de efeitos (visuais, mecânicos e pirotécnicos), em produções maiores, é comum termos profissionais especializados em cada um dos efeitos.

Alguns exemplos de efeitos especiais físicos são:

  • Explosões
  • Fazer “neve”
  • Criar monstros (a partir da caracterização)

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

Quais as suas funções

Os técnicos em efeitos especiais físicos são responsáveis por todos os efeitos visuais criados durante as gravações. O objetivo é criar ambientes realistas, assim como inserir personagens fantásticas durante as gravações.

Este profissional faz truques mecânicos, recorrendo a elementos elétricos, eletrónicos, hidráulicos e pneumáticos. Um exemplo simples de um efeito especial físico é a criação de um “tsunami”.

No caso dos efeitos especiais pirotécnicos, os quais podem ser realizados pelo técnico em efeitos especiais físicos, estes precisam ter um cuidado redobrado para garantir a segurança de todos no set de filmagens (até porque lidamos com explosivos e outros elementos perigosos).

O trabalho em efeitos especiais envolve uma série de profissionais. Por isso, o gosto pelo trabalho em equipa é essencial. Além disso, tens de estar à vontade para trabalhar sob a direção e orientação de outros profissionais, como técnicos seniores ou supervisores.

Como o trabalho em efeitos especiais físicos pode acarretar riscos, é essencial que sigas todas as normas de segurança.

Ainda tens dúvidas sobre a carreira ideal para ti? Então conhece outras profissões que se encaixam na tua personalidade ao fazer os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico em efeitos especiais físicos trabalha em produções audiovisuais, principalmente no cinema e na televisão (embora o foco seja maior no cinema). Como sabemos, a 7ª arte em Portugal, assim como no Brasil, não tem apoios suficientes, o que se traduz em pouco trabalho e em produções com baixo orçamento.

Portanto, o mercado de trabalho para estes profissionais não se mostra muito animador. No entanto, a boa notícia é que não existem assim tantas pessoas a procurarem trabalho nesta área, o que te dá alguma vantagem.

Talvez te interesse conhecer também a profissão de Montador (Editor)

Como entrar na carreira de Técnico em Efeitos Especiais Físicos?

Para seguires a profissão de técnico em efeitos especiais físicos, é importante teres uma formação na área. Embora sejam mais valorizados os talentos e habilidades, com uma formação vais conseguir entrar na carreira com mais facilidade.

Como começas a trabalhar como estagiário, também terás a oportunidade de aprender os “meandros” da profissão com outros técnicos que já atuam na área há mais tempo.

Sem dúvida, aprendemos imenso ao ver os outros. Por isso, enquanto estagiário, aproveita para absorver toda a informação que conseguires.

Existem algumas habilidades que são muito valorizadas nestes profissionais, entre as quais destacamos, por exemplo:

  • Criatividade
  • Proatividade
  • Engenhosidade
  • Segurança
  • Flexibilidade
  • Resolução de problemas

Tens, ainda, de saber trabalhar sob pressão e stress. Vais enfrentar prazos muito curtos e terás de resolver muitos problemas durante as gravações que têm se ser resolvidos em pouco tempo.

Onde estudar para Técnico em Efeitos Especiais Físicos?

O trabalho com efeitos especiais físicos envolve caracterização, cenografia, pirotecnia, entre outros elementos. Por isso, se tiveres oportunidade, deves procurar formações e workshops nestas áreas.

Para te ajudarmos, reunimos aqui algumas opções de cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Internacionais (online):

Se queres trabalhar com efeitos especiais e ficaste interessado na profissão de técnico em efeitos especiais físicos, então não deixes de procurar formações que te podem agregar mais valor ao longo da tua carreira. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top