Trabalhador de Corte a Oxi-gás

trabalhador de corte a oxi-gás

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Português

O trabalhador de corte a oxi-gás, ou trabalhador de oxicorte, como é chamado no Brasil, é um profissional que trabalha com aço e outros metais usando um maçarico oxiacetilénico.

O processo de oxicorte é muito usado na indústria térmica e é capaz de cortar espessuras entre 0.5mm e 250 mm. Uma das grandes vantagens deste processo é que os equipamentos usados são de baixo custo, podendo ser usado de forma manual ou mecânica.

Se este é um trabalho que te pode interessar, então continua connosco. Vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir esta profissão. Vais descobrir o que faz este trabalhador, as funções que tem no seu dia a dia, as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Trabalhador de Corte a Oxi-gás?

O trabalhador de corte a oxi-gás é responsável por cortar metais usando o processo de oxicorte, assim como realizar soldaduras pelo mesmo processo. Este trabalho é sempre feito usando um maçarico oxiacetilénico.

Este processo tem como base uma mistura de oxigénio e gás combustível. Esta mistura é usada para pré-aquecer os metais até que estes atinjam a sua temperatura de ignição, mas sem atingirem uma temperatura de fusão.

Quando os metais atingem a temperatura certa, dirige-se um jato de oxigénio puro para que se forme a escória, ou óxido de ferro. O jato de oxigénio depois afasta a escória e perfura o metal, cortando-o.

Este processo começou a usar-se na soldadura e em corte de metais, principalmente em corte de aço, até porque este processo de corte consegue temperaturas mais elevadas. Como este processo tem baixos custos e é flexível (permite trabalhar em qualquer lugar, por se poder transportar os equipamentos de corte), o corte a oxi-gás é usado, hoje, numa grande diversidade de aplicações de corte.

Ainda não tens certeza se esta profissão é a certa para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O trabalhador de corte a oxi-gás tem como principais funções cortar e fundir metais através do processo de oxicorte. Para realizar estas funções, ele tem de fazer uma série de tarefas. Vejamos!

  • Preparar o maçarico oxiacetilénico
  • Acender o maçarico e regular a chama
  • Orientar o maçarico pela linha de corte (pode fazê-lo à mão livre, ou então com acessórios)
  • Cortar os metais pelo processo de oxicorte, com um maçarico oxiacetilénico, ou similar
  • Aplicar metal fundido nas peças que vão ser soldadas
  • Limpar as peças soldadas
  • Polir peças soldadas

O equipamento usado inclui cilindros de oxigénio e acetileno. As válvulas corta-chamas devem ser sempre usadas, até porque estas são uma segurança e previnem vários acidentes.

Este é um trabalho que envolve um grau de risco, assim como outras profissões, como a de soldador, por exemplo. Como tal, é essencial que se cumpram todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.

O uso do equipamento de proteção individual não deve ser descurado. Por isso, deve usar ao longo de todo o trabalho os óculos de proteção, assim como luvas, mangotes, perneiras e aventais.

Saídas no Mercado de Trabalho

O trabalhador de corte a oxi-gás trabalha, maioritariamente, em metalurgias. No entanto, sempre que seja necessário realizar corte de metais através do processo de oxicorte, este é o trabalhador preferencial.

Portanto, além de metalurgias, pode trabalhar na indústria automóvel, indústria aeronáutica, entre outras.

Existem muitas oportunidades de trabalho para quem quer seguir esta profissão. As empresas procuram profissionais cada vez mais qualificados, ao mesmo passo que existem cada vez menos jovens que querem seguir esta carreira.

Por isso, esta é uma profissão que te permite “escolher” a empresa na qual queres trabalhar, e não vai ser difícil conseguires um emprego.

Ainda não te sentes confiante quanto à profissão a seguir? Então descobre também a profissão de Operador de Fundição

Como entrar na carreira de Trabalhador de Corte a Oxi-gás?

Se queres seguir a profissão de trabalhador de corte a oxi-gás, então precisas ter uma formação profissional na área. Como esta carreira envolve uma série de conhecimentos técnicos, assim como conhecimentos sobre higiene, saúde e segurança no trabalho, é fundamental que tenhas uma formação prévia.

Em Portugal, assim como no Brasil, já encontras diferentes cursos que te podem interessar e que vão ser muito úteis para seguires a profissão de trabalhador de corte a oxi-gás.

A seguir vamos passar-te algumas instituições que podem oferecer estes cursos.

Onde estudar para Trabalhador de Corte a Oxi-gás?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir uma profissão com a de trabalhador de corte a oxi-gás? Então não deixes de investir numa boa formação. Vai valer a pena todo o esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top