Mordomo Pessoal

mordomo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Ciência Política Direito Economia Filosofia História História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Português

O mordomo pessoal é um profissional que faz a gestão de uma casa (geralmente em casas de famílias ricas, políticos de importância, artistas, ou outras pessoas de classe social alta).

Apesar de parecer uma figura saída de um livro de História, a verdade é que esta profissão ganhou um novo fôlego nos últimos anos e pode, sim, ser uma oportunidade de carreira extraordinária.

Quando vemos filmes de época ou telenovelas, por exemplo, costumamos ver a figura de um homem, vestido com um fato sempre limpo e arrumado, de luvas brancas e um lenço ou laço no pescoço.

Geralmente uma pessoa eloquente, de notável trato com os outros e uma educação exímia, o mordomo é o grande responsável por manter o funcionamento da casa dos seus patrões sempre impecável.

Se sempre te sentiste atraído pela imagem do mordomo e se é uma profissão que te desperta interesse, então continua a ler este artigo.

Aqui, vamos mostrar-te o que faz este profissional, as funções que ele desempenha no seu dia a dia, quais as possibilidades no mercado de trabalho, assim como informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Mordomo Pessoal?

O mordomo pessoal é o responsável pela gestão de uma casa na sua totalidade. Ou seja, é ele que gere toda a equipa de funcionários que presta serviços na casa dos seus patrões, como jardineiros, empregadas de limpeza, motoristas, chefs de cozinha, entre outros.

Assim, é ele que lidera a equipa e, portanto, tem de ter um perfil de liderança forte, além de perceber um pouco de todas as tarefas que precisam ser feitas diariamente.

Como é ele que coordena todos os funcionários e administra as casas da família, é fundamental que seja uma pessoa de confiança.

No que diz respeito a tarefas específicas, estas podem variar muito de família para família, dependendo sempre das necessidades do contratante. Os horários de trabalho também variam de acordo com as necessidades, podendo trabalhar todos os dias, morar na casa dos patrões, ou trabalhar apenas algumas vezes por semana e em eventos mais importantes.

Quais as suas funções

A principal função de um mordomo pessoal é gerir a equipa de funcionários que trabalham numa casa particular, casa de personalidades (como políticos, por exemplo) ou embaixadas.

De entre as diferentes tarefas que lhe estão atribuídas no dia a dia, podemos referir, aqui, por exemplo:

  • Decidir o cardápio da família a ser feito pelo chef (quando não há um chef ou cozinheiro, o mordomo pessoal pode ficar encarregue desta função)
  • Orientar as empregadas de limpeza nas tarefas a serem feitas todos os dias
  • Ajudar a cuidar e educar as crianças da família (e supervisionar o trabalho de baby-sitters, amas, entre outros profissionais responsáveis pela educação dos mais novos)
  • Supervisionar o trabalho dos jardineiros (caso o imóvel tenha um jardim)
  • Fazer um plano de gastos
  • Fazer as compras para a casa (produtos de limpeza, comida, entre outras)
  • Garantir que todos os eletrodomésticos estão em bom funcionamento
  • Providenciar o conserto ou troca de eletrodomésticos, móveis, louças, entre outros equipamentos da casa
  • Atender telefonemas
  • Receber, direcionar e servir convidados
  • Organizar a agenda dos patrões (quando lhe atribuída essa tarefa)
  • Organizar eventos seguindo as orientações dos patrões (inclui a contratação de decoração, animação, buffet, envio de convites, entre outros)
  • Cuidar de outros bens da família, como iates particulares, por exemplo

Saídas no Mercado de Trabalho

Um mordomo pessoal trabalha em casas particulares (geralmente de famílias da classe alta, artistas, grandes empresários e similares). Pode trabalhar também em embaixadas, casas de políticos importantes (como o Presidente da República, por exemplo), ou pode trabalhar em alguns eventos (como freelancer), como eventos oficiais.

Poderás ainda encontrar trabalho em hotéis e outros estabelecimentos similares. Neste caso, exerces a profissão de mordomo de hotel, o qual tem atribuições um pouco diferentes.

Apesar de não vermos muitas vagas de trabalho para mordomos pessoais, a verdade é que existem mais oportunidades de emprego do que aquelas que imaginamos. A verdade é que tem crescido nos últimos anos a procura por estes profissionais, muito pela vida demasiado atarefada que temos tido.

O problema, muitas vezes, é que estes serviços geralmente são contratados por meio de referências. Por isso é que não vemos assim tantos anúncios de emprego para mordomos pessoais.

Quanto ganha um Mordomo Pessoal?

O mordomo pessoal pode ganhar por hora, por serviços, ou até pelo tamanho da casa (ou quantidade de imóveis a cuidar). No entanto, de acordo com a International Butler Academy, um mordomo ganha entre 50 mil e 150 mil dólares por ano (acrescendo aqui outros benefícios, como carro, alimentação, férias, hospedagem, entre outros).

Como é óbvio, o salário vai aumentando de acordo com a tua experiência como mordomo e consoante os serviços que prestas.

Como entrar na carreira de Mordomo Pessoal?

Não existem exigências definidas e claras na contratação de um mordomo pessoal. A verdade é que cada família tem as suas próprias necessidades e podem procurar perfis de mordomos muito distintos.

No entanto, algumas qualidades são imprescindíveis para quem quer seguir esta profissão e é fundamental que estejam preparadas para assumir qualquer função e tarefa que possa estar referente ao trabalho.

Desta forma, se queres seguir esta carreira, deves procurar cursos profissionais que te capacites para um cargo de liderança, mas também deves procurar cursos que te formem na área de hotelaria, eventos e similares, por serem funções, muitas vezes, atribuídas a um mordomo pessoal.

Se quiseres fazer parte da “elite” dos mordomos, podes fazer uma formação internacional. O British Butler Institute (Inglaterra) é um dos mais renomados no que diz respeito à formação destes profissionais.

A vantagem destas escolas internacionais é que têm cursos específicos para mordomos, além de terem parcerias com empresários, empresas e milionários. Ou seja, se eles gostarem de ti e perceberem que tens potencial, podem indicar-te para trabalhos muito bem remunerados e importantes para o teu currículo.

Como irás trabalhar com pessoas da classe alta, é fundamental que, além de teres conhecimentos aprofundados da gestão de uma cassa de família, tenhas ainda conhecimentos de:

  • Organização e gestão de eventos
  • Direito
  • Línguas estrangeiras (inglês, francês, alemão, entre outras)
  • Primeiros socorros
  • Comércio

Onde estudar para Mordomo Pessoal?

Em Portugal, assim como no Brasil, não existe uma escola específica para quem deseja tornar-se um mordomo pessoal (como acontece noutros países, como Inglaterra, Alemanha, Espanha, entre outros), embora surjam alguns cursos intensivos que podes aproveitar.

No entanto, se não tens oportunidade (ou possibilidades) para estudar fora, aconselhamos-te a que procures formações nas áreas da hotelaria e eventos, assim como formações em liderança e línguas estrangeiras.

Aqui deixamos-te alguns cursos que te podem interessar. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

  • Escola de Hotelaria do Sinthoresp
  • Curso de Organizador de Eventos – SENAC

Gostavas de te tornar mordomo pessoal? Então não deixes de investir muito na tua formação, pois vai ser ela que te vai abrir portas no mercado de trabalho. Não desistas e segue sempre os teus sonhos. O Guia das Profissões deseja-te muito sucesso em toda a tua carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top