Estatística

Estatística

A Estatística é a ciência que estuda e explica a frequência da ocorrência de eventos, usando a probabilidade. O estatístico usa das teorias da probabilidade para estimar ou prever fenómenos que ocorrerão futuramente.

Outros nomes para esta profissão: Estatístico

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Economia, Geometria Descritiva, Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia
  • Idiomas: Inglês, Português

O profissional que se dedica à estatística faz a recolha de dados, analisando-os interpretando-os. Atualmente, existem já programas de computador dedicados a este trabalho de análise dos dados. No entanto, o profissional fica responsável por recolher os dados e inseri-los no programa, e ele também que faz a interpretação da análise disponibilizada.

É a partir dessa interpretação de dados que o profissional consegue tirar conclusões, estimando ou prevendo fenómenos que possam vir a ocorrer. Além disso, a estatística permite-nos perceber o que acontece na sociedade, desde que os dados recolhidos sejam quantitativos, os únicos que permitem uma análise estatística.

Apesar de ser usada em todas as áreas e setores da economia e da sociedade, existe ainda uma carência forte de profissionais qualificados na área. Isto quer dizer que se quer uma profissão que lhe garanta emprego, boa remuneração e prestígio, esta é uma boa solução!

Neste artigo poderá saber tudo o que faz este profissional, quais as suas funções, as saídas no mercado de trabalho que tem disponíveis e o que precisa fazer para entrar nesta carreira!

O que faz um profissional de Estatística?

A rotina de um Estatístico é, sem dúvida, marcada por números. No entanto, esta é uma área distinta da matemática. O profissional ficará encarregue de fazer a recolha de todos os dados necessários para o estudo que pretende, e depois fará a análise desses dados, atualmente usando um software de Estatística, como o caso do SPSS, e posteriormente faz a interpretação desses dados para chegar a uma conclusão final. 

Ao contrário do que a maioria pensa, estes estudos não têm somente um carácter económico, podendo atuar também em estudos sociais, por exemplo.

Normalmente, é o profissional que faz o planeamento e a coordenação de todo o levantamento de dados, geralmente feito por meio de inquéritos por questionário, ou entrevistas que possam ser revertidas para dados quantitativos. Estes dados são depois usados para construir um banco de dados, o qual nos permite fazer análises distintas.

Este especialista tem um papel fundamental para o processo de tomada de decisão. As suas análises são imprescindíveis para que todas as decisões sejam tomadas conscientemente e de acordo com a realidade da amostra.

Para poder exercer esta profissão, deverá ter uma excelente capacidade de análise, assim como boa capacidade de interpretação de dados. O estatístico deve também ser uma pessoa extremamente organizada, atenta, concentrada e focada naquilo que está a fazer.

Atualmente, é muito importante que o estatístico tenha facilidade com computadores e programação, visto que a maior parte do seu trabalho é feito agora em softwares de estatística.

Quais as suas funções

As funções do estatístico variam conforme a sua área de atuação. No entanto, o seu trabalho será sempre pautado pela recolha, análise e interpretação de dados quantitativos, relativos a uma amostra.

Para podermos saber exatamente o que ele faz, é fundamental olharmos para cada uma das áreas de atuação. Vejamos!

Bioestatística

O profissional que se especializa em bioestatística fica responsável por recolher e analisar os dados necessários para estudos e pesquisas na área da Biologia. A maior parte dos profissionais trabalha para as indústrias farmacêuticas, ficando responsável por analisar os dados clínicos, com o intuito de criar medicamentos.

Indústria

O especialista em estatística poderá atuar nas indústrias, com o intuito de fazer estudos de processos, de forma a ajudar a administração na melhoria desses e, consequentemente, aumentando a produtividade e o lucro.

É ele que fica responsável por fazer previsões de demanda de produtos, mas também pode atuar no controlo da qualidade.

Internet

A internet veio alterar muitos dos setores económicos e sociais, tornando-se de extrema importância o trabalho do estatístico nesta área.

Empresas e organizações tiveram de reorganizar todo o seu trabalho para terem uma presença na internet, tendo em conta que o mercado dos consumidores mudou nesse sentido, e por isso a contratação do estatístico mostrou-se indispensável.

É ele que cria e faz a administração de programas online, faz recolha de dados da amostra, público-alvo, assim como a análise dos vários dados e métricas de sites e redes sociais.

Computação

Uma das áreas com mais enfoque durante o curso de estatística é a computação. Sendo assim, o estatístico poderá atuar na área, criando programas que ajudem na recolha e na análise de dados. Nos dias de hoje, esta é, sem dúvida, a área mais procurada no mercado de trabalho.

Área financeira

O estatístico pode também trabalhar na área financeira, em bancos, ou ainda em departamentos financeiros de empresas, tendo em conta a sua ampla formação em números.

Educação e pesquisa

O profissional que se dedique à pesquisa deverá fazer a recolha e análise de dados sobre o mercado, sobre o público-alvo, sobre o perfil de consumidor, entre outras questões que possam estar implicadas no estudo a levar a cabo.

Este profissional pode também dar aulas na universidade, tendo uma pós-graduação, ou então no ensino secundário (médio), na área da matemática.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os profissionais de estatística é amplo, o que leva a uma grande procura por parte das diversas empresas. Além disso, existe uma carência de estatísticos, o que significa que é um curso com muita empregabilidade.

Encontra vagas em bioestatística, engenharia química, contabilometria, na área comercial, na área económica e financeira, na área das ciências sociais, na educação e ensino, e até no desporto.

Como entrar na carreira de Estatística

Para poder exercer como estatístico em Portugal, deverá concluir a licenciatura em Estatística aplicada ou o mestrado em diferentes especializações da área, como é o caso da bioestatística ou estatística médica.

No Brasil, deverá tirar o bacharelado em Estatística, o qual tem duração de 4 a 5 anos.

Onde estudar Estatística

Portugal:

Brasil:

Gosta de números e quer seguir uma carreira que lhe proporcione emprego garantido e remuneração acima da média? A estatística é uma excelente escolha! Parabéns!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima