Turismólogo

Turismólogo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Geografia História História da Cultura e das Artes Línguas Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O turismólogo, também chamado de analista de turismo, analisa e estuda o turismo como um todo, em determinada região. Ele é, portanto, um grande conhecedor de turismo e é capaz de desenvolver atividades que promovam este setor.

Portugal, assim como o Brasil, tem no turismo uma grande fonte de receita. Por isso, os turismólogos desempenham um papel central no próprio desenvolvimento do país. Eles são capazes de atrair mais e mais turistas, trazendo muito dinheiro para os “cofres” nacionais.

Para os apaixonados por destinos turísticos em geral, esta é uma profissão aliciante. Se esse é o teu caso, então não podes deixar de ler o que temos aqui para ti.

Neste artigo, vais descobrir, por exemplo, o que faz um turismólogo, quais as funções que pode desempenhar, onde poderá encontrar emprego, entre outras informações úteis sobre a carreira.

Vamos?

O turismólogo analisa e estuda o setor do turismo como um todo numa determinada região com o intuito de desenvolver atividades que promovam o turismo. Ele é capaz de perceber o potencial de uma região e transformá-la num destino de interesse turístico. Por isso, este profissional desempenha um papel central no desenvolvimento regional e nacional.

O analista de turismo, como também é chamado, planeia e gere atividades e produtos que possam trazer mais turistas para uma região. É ele que desenvolve estratégias para que a região tenha uma boa infraestrutura para a realização dessas atividades.

Sendo um grande conhecedor de turismo, ele pode:

  • Fazer a gestão de estabelecimentos de turismo e hotelaria
  • Desenvolver roteiros turísticos, assim como produtos turísticos
  • Organizar atividades e eventos que atraiam turistas
  • Fazer a promoção da região
  • Desenvolver estratégias para atrair empresas para a região, como restaurantes, pousadas, hotéis, entre outras

Conhece a carreira de Gestão de Turismo

Quais as suas funções

O turismólogo, ou analista de turismo, tem como principal função estudar e analisar o turismo de uma determinada região. Ele pode desempenhar diferentes funções e tarefas dependendo do local em que trabalha.

Trabalhando no setor público, este profissional é responsável por:

  • Desenvolver políticas de turismo
  • Planear o espaço turístico
  • Desenvolver estratégias para o desenvolvimento turístico de uma região levando em consideração diferentes fatores (como, por exemplo, fatores culturais, sociais e económicos)
  • Fazer e coordenar estudos, pesquisas e trabalhos técnicos na área do turismo
  • Selecionar e classificar locais de interesse turístico
  • Desenvolver e coordenar atividades turísticas (estas podem ser, por exemplo, atividades de lazer, culturais, entre outras)
  • Planear eventos que potenciem o turismo de uma região
  • Divulgar o património histórico e cultural
  • Atrair novos investimentos para a região

Se estiver a trabalhar no setor privado, pode, por exemplo:

  • Receber turistas em agências, estabelecimentos de hospedagem, entretenimentos e de hotelaria, aeroportos, entre outros
  • Comercializar serviços e produtos turísticos
  • Desenvolver atividades que promovam o turismo e atraiam viajantes
  • Fazer campanhas de marketing que promovam a região como destino turístico

Saídas no Mercado de Trabalho

O turismólogo encontra trabalho no setor público (juntas de freguesia, câmaras municipais, ou até no ministério da economia, em Portugal, ou nas secretarias de turismo em prefeituras e estados no Brasil).

Além disso, pode encontrar boas oportunidades no setor privado, como, por exemplo, em agências de viagens, hotéis, agências de eventos, resorts, parques temáticos, aeroportos, entre tantas outras empresas ligadas ao turismo e hotelaria.

Outra das possibilidades é lecionar em universidades que ofereçam o curso de Turismo.

O setor do turismo tem crescido muito em Portugal nos últimos anos. Por isso, quem investir numa boa formação na área, encontra um mercado de trabalho promissor.

Embora muitas empresas ainda olhem para os turismólogos como desnecessários, a tendência é que se valorize, cada vez mais, o papel deste profissional.

No Brasil, o setor do turismo no Rio de Janeiro tem-se mantido estável. No entanto, assistimos a um crescimento na área do Nordeste, muito pelas paisagens lindíssimas (não só pelas reservas florestais, como pelas praias).

Descobre ainda a profissão de Gestor de Turismo Rural

Em Portugal, para seguires a profissão de turismólogo tens de ter o curso superior em Turismo. A procura por profissionais qualificados tem aumentado muitos nas últimas décadas e hoje seria impensável contratar um profissional sem um curso em turismo para desenvolver estratégias de promoção de uma determinada região ou país.

No Brasil, é possível seguir esta carreira com uma graduação em Turismo, Hotelaria, Gestão de Turismo, Gastronomia, Eventos, Gestão Desportiva e Lazer, assim como outros cursos similares. Para poderes prestar concurso público ou para atuar numa empresa, deves registar-te nos Conselhos Regionais da área.

Para esta carreira, além do curso superior, é fundamental ter fluência em inglês, mas também deves ter conhecimentos de outras línguas, como o francês e o espanhol. Sem dúvida, falar outros idiomas é um diferencial para quem quer ser turismólogo.

Se queres trabalhar como turismólogo, então tens de procurar um curso de turismo numa boa universidade. Esta formação é indispensável para conseguires uma boa colocação como analista de turismo.

Por isso, nós reunimos aqui algumas instituições que oferecem o curso de turismo. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de turismólogo? Então procura um bom curso, dedica-te bastante e não desistas nunca dos teus sonhos. Com foco e determinação vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando