Estampador Têxtil

estampador têxtil

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O estampador têxtil, também conhecido como estampador de tecido, ou auxiliar de estamparia em tecidos, é o profissional que faz a aplicação das estampas em peças de roupa. Ele atua na área do acabamento das peças.

As estampas estão em alta, e há muitas pessoas que agora procuram profissionais que possam colocar nas suas roupas desenhos e frases personalizadas. Esta tendência de vestir peças únicas, que nos identifiquem e transmitam quem somos, é cada vez maior.

Se gostas de estampas, quem sabe esta não pode ser uma boa profissão para ti?! Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre esta carreira.

Vais descobrir o que faz um estampador têxtil, quais as funções que desempenha no seu quotidiano, quais as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Estampador Têxtil?

O estampador têxtil é a pessoa que aplica as estampas nas peças de tecido, trabalhando no acabamento das mesmas. Além disso, é ele que faz a monitorização das máquinas de estamparia.

Este trabalhador deve ajudar em todo o processo de estamparia, incluindo na preparação das pastas usadas para as estampas, assim como na monitorização das máquinas e equipamentos usados neste processo.

É essencial que este profissional cumpra com as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho, mas também é imprescindível, nos dias de hoje, seguir procedimentos ambientais. Como o meio ambiente é uma preocupação constante, o trabalho deve ser sempre feito de forma a prejudicar, o menos possível, o meio ambiente.

Hoje, também vale a pena aqui referir a estamparia digital. São muitas as vantagens desta estamparia, mas principalmente a abertura aos mercados de todo o mundo, permitindo uma produção à escala mundial.

Se quiseres atuar com estamparia digital, deverás conhecer os seus componentes principais (tintas, substrato têxtil, software e hardware), assim como as principais fibras usadas. Além disso, deves saber fazer o tratamento prévio das peças e adaptar os formatos dos desenhos para a estamparia digital.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais, pois podem ser de grande ajuda!

Quais as suas funções

A função principal do estampador de tecido é estampar peças com desenhos, formas, frases, assim como outros elementos. Ele trabalha, portanto, na fase do acabamento das peças. O seu trabalho envolve saber trabalhar com diversos equipamentos, assim como com a máquina de estamparia, a qual deve ser monitorizada sempre.

Além disso, ele desempenha outras funções ao longo do dia, como, por exemplo:

  • Organizar e limpar a sua área de trabalho
  • Montar os cilindros e os quadros para poder estampar tecidos e malhas
  • Monitorizar a tensão do tecido, níveis de pastas e banhos
  • Identificar os tipos de tecidos e produtos
  • Preparar as pastas usadas na estamparia
  • Fazer a separação de resíduos para uma correta reciclagem
  • Fazer a comparação entre cores e desenhos
  • Lavar quadros e cilindros
  • Fixar os pigmentos nos tecidos que foram estampados
  • Montar e lavar varetas e facas usadas na estamparia
  • Identificar possíveis defeitos na máquina e equipamentos de estamparia
  • Abastecer os cilindros da máquina com as pastas

Como podemos perceber, são muitas as tarefas do estampador de tecido. Olhando para estas, é possível afirmar que este trabalhador precisa trabalhar com foco e atenção, mas também deve mostrar iniciativa própria.

Conhece também a profissão de Engenharia Têxtil

Saídas no Mercado de Trabalho

O estampador têxtil, ou estampador de tecidos, pode trabalhar em várias empresas, desde a indústria, ao comércio e serviços. Sendo assim, as saídas profissionais são variadas. Podes trabalhar, por exemplo, em:

  • Indústrias de confeção de vestuário
  • Empresas que trabalhem em desenvolvimento de produtos
  • Lojas de estampas

Além de poderes trabalhar para outras empresas, podes, ainda, trabalhar por conta própria, como trabalhador autónomo. Neste caso, precisas investir numa máquina de estampas, entre outros equipamentos e matérias-primas. Apesar do investimento inicial, pode ser bastante lucrativo, até porque a procura por este serviço é crescente.

Como entrar na carreira de Estampador Têxtil?

Se queres começar uma carreira como estampador têxtil com o pé direito, então aconselhamos-te a procurar um curso que te ensine, pelo menos, as bases da estamparia em tecido.

Existem, atualmente, vários cursos, tanto presenciais, assim como online. A escolha do curso certo depende muito das tuas necessidades e dos teus objetivos.

Por exemplo, se fores trabalhar para uma empresa, não precisas de um curso tão abrangente, até porque a maior parte das empresas oferece uma formação inicial.

No entanto, se quiseres atuar como profissional autónomo, é importante teres bons conhecimentos, até porque não terás ninguém que te ensine a arte e ofício da estamparia têxtil.

Apesar de não ser obrigatório teres uma formação, é sempre uma vantagem. Com um bom curso na mão, serás mais competitivo no mercado de trabalho, abrindo-te mais portas e oferecendo-te melhores vagas de trabalho.

Onde estudar para Estampador Têxtil?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de estampador têxtil, ou estampador de tecido? Então não deixes de investir numa formação, pois pode fazer toda a diferença. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top